A volta da orquídea Potinara Burana


Orquídea Potinara Burana Beauty 'Burana'
Potinara Burana Beauty 'Burana'

Há exatamente um ano, em fevereiro de 2015, eu apresentava esta orquídea pela primeira vez, aqui no blog, a Potinara Burana Beauty 'Burana'. Na época, um único pseudobulbo produziu cinco flores. Cheguei a levar um susto, não estou acostumado com tamanha fartura por aqui. 

Em seu retorno, neste ano, esta orquídea foi mais comedida, mas ainda assim surpreendeu. Cada pseudobulbo presenteou-me com três flores. No entanto, como três frentes floresceram ao mesmo tempo, acabei com um bouquet de nove flores coloridíssimas. Um espanto.

Desta vez, pude acompanhar com um pouco mais de detalhe a abertura dos botões florais. A trajetória deste nascimento foi relatada nos artigos anteriores, aqui e aqui. Hoje, trago a primeira flor completamente aberta. 

Para fazer um suspense, mostrarei o conjunto todo em outro post. Já adianto que não ficou aquela maravilha. As flores nasceram em três conjuntos bem distantes uns dos outros, voltados para direções opostas. Um cultivador experiente teria feito o tutoramento das hastes e botões florais, com varetas e arames, mas eu tenho um misto de medo e preguiça de realizar tal procedimento. Mostro o resultado em breve!

10 comentários:

  1. Ela é maravilhosa! Imagino todas as flores abertas, puro luxo e exuberância, ainda que naturalmente desordenadas... É de encher os olhos! Parabéns pelo cultivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Pois é, gosto bastante do colorido destes híbridos! Que bom, tomara que goste do conjunto, vou mostrar em breve!

      Muito obrigado, de coração, por sempre acompanhar e apoiar estas postagens!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns Sérgio, que beleza de retorno e registro, não é mesmo! Este também é um daqueles híbridos de cair o queixo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que legal! Confesso que gosto mais do seu, o George King. Mas fico feliz por receber sua visita e ler seu comentário, muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Parabéns Sérgio,a surpresa da natureza é benção divina o qual nos presenteia,é muito lindo seu trabalho e fortificante para a paz de espírito.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Genésio, tudo bem? Amém, que linda a sua mensagem! Muito obrigado pela visita e pelo comentário inspirador!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sérgio querido amigo!
    Que beleza deve ser a floração dessa espécie.Fico feliz por voce merece. Aqui, muito calor e eu tentando salvar/recompor minhas orquideas. Mas todo esforço sempre será recompensado.
    Grande abraço,

    Dinda Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinda! Com certeza, sempre vale a pena! Aqui também, o calor está insuportável. Mas que ótimo receber sua visita, fico sempre muito contente com seus comentários! Muito obrigado pelo carinho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Sérgio,
    Que maravilha! Parabéns! Só mesmo muito carinho e amor para ter uma floração desta natureza. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana, que bom que gostou! De fato, é uma grande recompensa poder ver estas cores. Muito obrigado por comentar!

      Um grande abraço!

      Excluir