Potinara Burana a caminho


Orquídea Potinara Burana Beauty 'Burana'
Potinara Burana Beauty 'Burana'

Tudo bem, Pessoal? Quem acompanha as postagens deste blog tende a imaginar que possuo um orquidário constantemente florido. Infelizmente, este é um cenário que se encontra bem distante da realidade. O fato é que raramente há várias orquídeas florescendo concomitantemente, por aqui. Na maior parte do tempo, é um matagal só.

Para desfazer esta impressão equivocada, hoje trago apenas uma promessa de floração. É o que tenho de mais próximo às flores, no momento. Historicamente, os meses de verão são os menos floridos, aqui na varanda. Esta orquídea, Potinara Burana Beauty 'Burana', no entanto, é um prodígio. Cresce a uma velocidade impressionante e floresce com bastante frequência, várias vezes ao ano. Como a planta emite várias frentes, atualmente estou com três pseudobulbos emitindo botões florais. Caso todos vinguem, será um espetáculo. Mas conhecendo o modus operandi das orquídeas aqui de casa, sempre mantenho um pé atrás.

Apenas relembrando, o gênero Potinara é resultante de múltiplos cruzamentos envolvendo quatro diferentes gêneros de orquídeas: Sophronitis, Cattleya, Laelia e Brassavola. Por este motivo, é chamado de híbrido intergenérico. Arrisco afirmar que esta miscigenação é uma das responsáveis por este vigor da planta, pela facilidade com que cresce e se adapta a vários ambientes. É o mesmo caso dos cães SRD, sem raça definida, que são bastante resistentes e inteligentes. O vigor híbrido.

Como de costume, vou mantê-los informados sobre o andamento desta floração. Espero poder trazer novidades, em breve, com um belíssimo bouquet de nove flores em amarelo e vermelho. Até lá!

24 comentários:

  1. Olá Sérgio!
    Tomara que esses três botões se simplifiquem em belas flores; certamente farás fotos incríveis! Grande abraço"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Tomara! Imagine, você sempre generoso, muito obrigado pelo comentário de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Belíssima, você vende orquídeas?

    Um abraço,

    Margareth M. Séligson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Margareth, tudo bem? Infelizmente, não vendo orquídeas, apenas mantenho uma pequena coleção. Mas que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Tudo bem? Prometo trazer notícias, em breve! Muito obrigado pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Na torcida para que esses três pseudobulbos floresçam e nos brindem com fotos geniais! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Imagine, bondade sua! Mas tomara que floresçam direitinho, muito obrigado pelo carinho da sua visita e torcida!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Salve Sergio!!!
    Um Grande abraço, e fiquei feliz em saber que o matagal nao só aqui. Mas só os seus olhos para enquadrar essa promessa de maravilhas que estão por vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dr. Edison!

      Imagine, muita generosidade da sua parte! Fico feliz por saber que gostou da foto, muito obrigado pela visita e pela mensagem de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Sérgio, querido amigo!
    Fico feliz por saber que em breve sua varanda está iluminada e florida. Aguardo as fotos. Eu, infelizmente, estou lidando com inumeras perdas pois várias orquideas estão perdendo as folhas que de um dia para outro ficam "pretas" e caem. Não sei o que fazer, estou pesquisando, mas por enquanto, não achei resposta para tal.
    Grande abraço!

    Dinda Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinda, tudo bem? Mas que pena, sinto muito. Minha sugestão é que verifique se as regiões enegrecidas estão moles ou consistentes. Caso estejam moles, pode ser a podridão negra, causada por bactéria. Neste caso, é importante separar as plantas, cortar todas as partes afetadas e usar uma pomada com efeito antibiótico.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Sérgio, querido amigo.
      Agradeço seu retorno, mas as folhas ficam pretas mas firmes. Até cortei algumas e usei canela em pó como cicatrizante. Não sei se fiz bem, mas agora, na torcida para não perder mais... obrigada pelas dicas.
      Abraços,

      Dinda Cardoso

      Excluir
    3. Oi, Dinda, imagine! De nada, que bom saber que as folhas estão firmes. Neste caso, podem ser fungos. Você fez tudo certinho, torço para que fiquem bem.

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. OI SERGIO. NA TORCIDA GRATA PELAS INFORMAÇÕES. EU AMO ORQUIDEAS OBRIGADA .BOM DIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosana, bom dia! Que ótimo ler sua mensagem, muito obrigado pelo carinho e pela torcida! Prometo trazer notícias, em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Ei Sérgio! Pois esta planta é o meu próximo sonho de consumo! Ela é linda demais e tenho namorado alguns exemplares, que são vendidos pelos orquidários na internet. Que a sua floresça e possa nos brindar com suas flores! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana! Que bom saber que gosta desta orquídea! Vale a pena tê-la na coleção, sem dúvida. Adorei receber sua visita, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Sergio, na torcida pra ver os 3 buquês de lindas flores! Pensava que só a minha sacada ficava uma floresta verde por muito tempo, e de vez em quando alguma acorda.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, muito obrigado pelo carinho e pela torcida! Pois é, bem que poderíamos ser contemplados com estes presentes mais frequentemente!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Oi Sérgio!! Sou nova por aqui no seu blogue. Sigo suas dicas pois tbm moro em AP... Deve ser emocionante ver uma orquídea florir, pois no AP é complicado rsrs Parabéns pelos resultados e que venham muitas flores!!!
    Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Antia! Tudo bem? Seja muito bem-vinda! Fico muito feliz por saber que tem acompanhado as dicas, super obrigado pelo comentário e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Maravilhoso!Antes dessa postagem eu ficava me perguntando será que vai ser dessa vez, nesse estação? E agora com seu conhecimento passo a compreender muito melhor este universo. Obrigado! Muitíssimo obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco! Imagine, eu que agradeço a você pela visita e pelo comentário! Fico feliz por saber que a postagem foi útil, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir