Renascendo a cada ano


Orquídeas no Apê desejam um Feliz Natal!


Tudo bem, Pessoal? Peço desculpas pelo sumiço. Apesar do cansaço e do desânimo que costumam me acometer nesta época do ano, não poderia deixar de vir aqui conversar com vocês mais uma vez, antes que o ano se encerre.

Sabemos que 2015 não foi fácil para ninguém. Chega a ser difícil e doloroso recordar todas as tragédias humanas, políticas e ambientais pelas quais passamos e com as quais continuamos a conviver. Mas sendo egoísta e olhando para o próprio umbigo, devo admitir que tive um ano abençoado. 

Através das entrevistas e palestras que dei ao longo dos últimos meses, tive a sensação de ter passado a minha vida a limpo. Pela primeira vez, após ter desistido da carreira acadêmica, de pesquisador científico, senti que fiz a coisa certa. Jamais sonhei que minha relação com as orquídeas, que começou por acaso, pudesse me trazer a satisfação e o reconhecimento que jamais tive em outras atividades que exerci. Foi, sem dúvida, uma grata surpresa e um presente de Deus.

Esta transformação de um limão em limonada não teria acontecido sem o apoio de milhares de pessoas, muitas das quais eu sequer conheço pessoalmente. Meus pais, irmãos, tios, primos, pastores e muitos amigos, alguns recentes, outros de longa data. Foi graças a todos vocês que cheguei aonde jamais sonharia chegar. Não estou rico nem famoso, muito pelo contrário. Mas estou em paz comigo mesmo, com a trajetória que percorri e com os resultados alcançados. Por tudo isso, deixo aqui registrada a minha gratidão a todos que me ajudaram.

Encerro desejando tudo de bom a cada um que tem acompanhado este trabalho, esperando que tenham um final de ano abençoado, repleto de paz, alegria e esperança. Um grande abraço e até o ano que vem!

30 comentários:

  1. Caro Sérgio!
    É sempre um prazer ler seus relatos sobre esse mundo maravilhoso, vivo e exuberante que são as nossas queridas orquídeas.
    Um bom 2016 para todos nós e continue com essa sua habilidade de transmitir seu conhecimento para seus leitores.
    Um abraço, Liza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liza, tudo bem? Que linda a sua mensagem, imagine, bondade sua! Que alegria saber que está gostando dos artigos.

      Muito obrigado pelo carinho e pelas palavras de incentivo! Um excelente 2016 para você também, tudo de bom!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Linda mensagem! Eu que te agradeço por compartilhar seu conhecimento conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que gostou! Muito obrigado pela visita e pelo carinho do seu comentário!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  3. Querido Amigo Sérgio,

    Apesar de 2015 ter sido uma ano cheio de angustias e tristezas, sempre ao receber suas mensagem iluminadas e acompanhadas de belas imagens de orquideas, confesso que meu coração também se iluminava. Agradeço por todo o carinho e despreendimento que tens ao nos brindar com tantas postagens que ampliam nosso saber e enfeitam nossos dias.
    Parabéns pelo excelente trabalho que desenvolves, és um vencedor. Que Deus te ilumine sempre!
    Um Feliz e Abençoado Final de Ano e que 2016 chegue com novas bençãos sobre nós.

    Grande abraço.
    Dinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Dinda? Que alegria saber disso, fico muito contente! Imagine, eu que agradeço a você, de coração, por todo o carinho e amizade.

      Amém, a você também! Muito obrigado pela linda mensagem, um excelente 2016 para você e sua família!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Na realidade, o que eu mais admiro em vc é essa sua sincera habilidade em se mostrar humano sem se passar por vítima. Vc é uma pessoa muito especial e bela, se bem que muitas vezes vc próprio não se vê assim. Mas pode ter certeza, seus escritos vão além do conhecimento técnico, ele tbm envia uma mensagem de que é possível superar as barreiras do que nós mesmos vemos como impossibilidade. Feliz natal menino Sergio, e que a mensagem inserida em toda a simbologia dessa data seja exatamente o que vc tem vivido, o renascimento! Que Jesus esteja sempre lhe guiando e abençoando neste final e durante todo o novo ano que desponta! Seja muito feliz, vc pode. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cleusa, tudo bem? Fiquei emocionado ao ler sua mensagem. Que alegria saber que os artigos têm cumprido este papel, muito obrigado pelo carinho e pelas palavras de incentivo!

      Amém, agradeço de coração e desejo o mesmo a você e aos seus! Um ótimo 2016, tudo de bom!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Sérgio! Felicitações a ti também! A postegam, sempre elegante, a orquídea híbrida que ajuda a abrilhantar a postagem se encaixou perfeitamente!
    Grande abraço e um excelente Natal a todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Que ótimo, muito obrigado! Você sempre generoso, só tenho a agradecer pela sua companhia a apoio ao longo desta jornada! Muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  6. Salve!!!Sérgio
    Continue sempre, seu modo de escrever e explicar é ótimo, você consegue motivar as pessoas porque elas entendem o que você diz. Espero que você colha muitos frutos de todo este seu empenho. Um abraço enorme pra Você e todos que te acompanham. Edison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Dr. Edison? Para mim é uma grande alegria ler sua mensagem, que bom saber que está gostando dos artigos! Muito obrigado pela visita e por esta belíssima mensagem de incentivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. OLA MEU AMIGO !!!!
    VC É UMA PESSOA ABENÇOADA E O QUE IMPORTA MESMO É ESSA PAZ QUE CONQUISTOU.
    QUE O SENHOR LHE CONCEDA SEMPRE MUITA SAUDE E SEJA FELIZ. E O ANO QUE SE INICIARÁ SEJA REPLETO DE GDES REALIZAÇÕES.
    QUE ELE ESTEJA SEMPRE C/ VC E VC C/ ELE.
    AMO VC QUERIDO. E ...ATÉ ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila, que saudade! Amém, adorei receber sua visita e ler seu comentário! Muito obrigado pelo carinho, por acompanhar e apoiar este trabalho, aqui e pessoalmente. Você sempre a generosidade em pessoa!

      Um grande beijo e tudo de bom!

      Excluir
    2. EU É QUE TENHO QUE AGRADECER ...VC FAZ PARTE DA MINHA VIDA ...
      VC SEMPRE GENTIL E ATENCIOSO C/ TODOS.POR ISSO MERECE TUDO O QUE HA DE MELHOR.BJK

      Excluir
    3. Que alegria saber disso, Leila! Muito obrigado! Bjos!

      Excluir
  8. Sergio, a paz interior que você alcançou com seu blog é exemplo para todos. A felicidade nem sempre é sinônimo de sucesso ou riqueza. Como já dizia Albert Einstein, "não tente ser uma pessoa de sucesso, mas sim uma pessoa de valor". Seu blog está aí há anos mostrando que isso é possível. Parabéns por inspirar bons exemplos! Muita saúde, paz e prosperidade, agora, no ano vindouro e sempre. Um abraço fraternal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiano! Tudo bem com você? Nossa, fiquei emocionado ao ler sua mensagem. Que linda e sábia citação, tão verdadeira.

      Imagine, você sempre apoiando e incentivando este trabalho. Sou muito grato por ter tido a oportunidade de conhecê-lo, admiro imensamente sua obra.

      Muito obrigado por todo o apoio e por este belíssimo comentário!

      Um grande abraço e tudo de bom para você e os seus!

      Excluir
  9. Ei Sérgio! Com as orquídeas e meu interesse por elas cheguei até você. E tem sido um grande ensinamento, tanto de ordem prática, na forma de cuidar das plantas, quanto na linda certeza do ser humano do mais alto quilate que é você. Obrigada por esta convivência , que alegrou tanto o meu ano. Espero que em 2016 possamos estreitar ainda mais nossa amizade. Grande abraço e muito obrigada por compartilhar conosco tanto conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana! Que alegria saber disso! Imagine, você sempre um amor de pessoa. Eu que agradeço pela companhia, pelo carinho e apoio, sua participação é muito importante para mim!

      Muito obrigado por tudo, um excelente 2016 para você e sua família!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Sergio Querido, que alegria ler a sua mensagem e saber que se sente assim. Você tem um dom magnífico que é a sensibilidade e ele reflete e reverbera em tudo o que você faz. As orquídeas, claro, o entendem perfeitamente, afinal, essa linguagem é naturalmente delas e só algumas pessoas realmente muito especiais sabem falar! Obrigada por tudo e um Natal maravilhoso para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriane, Querida! Que felicidade receber sua visita e ler sua mensagem tão carinhosa! Adorei, considero-me uma pessoa abençoada por ter tido a oportunidade de conhecê-la, ainda que não pessoalmente. Admiro imensamente seu profissionalismo e generosidade. Muito obrigado por todo o apoio, sempre!

      Um grande beijo e um belíssimo Natal para você e os seus!

      Excluir
  11. Caro Sergio: a vida nos presenteia com oportunidades impensadas e inimagináveis. Precisamos apenas estar abertos a elas, saber aceitar os desafios, sem temer os caminhos que se abrem. É preciso coragem para crescer, aprender e dividir a bagagem adquirida. É para poucos. E és um deles! Parabéns pelos frutos colhidos e que o próximo ano seja tão bom quanto este. Grande abraço e Boas Festas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Fico muito feliz e emocionado lendo a sua mensagem. Você sempre generosa e sábia, muito obrigado pelas palavras de carinho e incentivo! Para mim é um privilégio ter a companhia e o apoio de amigos como você!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  12. Olá Sérgio, querido e estimado amigo de longa data!

    Eu me emocionei com o seu depoimento agora amigo, inclusive me identifiquei totalmente com você, pois o cansaço também se abateu sobre mim de forma estarrecedora! 2015 foi um ano muito difícil demais, com tantos problemas de saúde na minha família e outras circunstâncias que nem vale a pena mencionar!

    Mas o que mais me deixa feliz, é que mesmo tendo sido um ano complicado, estamos aqui conversando e nos despedindo de mais um ano com todas as graças e benefícios alcançados!

    Adorei sua trajetória neste ano amigo, você cresceu, tomou um rumo maravilhoso e expandiu seus conhecimentos em orquídeas tornando-se um expert na área, sendo muito respeitado e conhecido!

    Inclusive sua postagem de Natal está maravilhosa com esta orquídea em tom dourado, representando o nascimento do Menino Jesus! Achei encantador e maravilhoso!
    Como fico feliz vindo aqui amigo, agradeço demais por esta dádiva que oferece aos nosso olhos cansados. Funciona omo um colírio!! :))))

    Desejo de coração, um belo fim de ano, e que 2016 seja ainda mais próspero e repleto de felicidades amigo!
    Beijos e FELIZ 2016!! :)))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Nossa, que pena. Sinto muito pelos problemas, de fato, não foi um ano fácil. Mas para mim tem sido um privilégio e uma alegria ter a sua companhia nesta jornada. Sou muito grato a você por todo o carinho e apoio, sempre!

      Que bom saber que gostou da postagem! Sua opinião é super importante para mim, admiro sua inteligência e sensibilidade! Amém, muito obrigado, tudo de bom para você e os seus neste ano que se inicia!

      Um grande beijo!

      Excluir
  13. Oi Sergio, estive bem ocupada nesses últimos meses, sem jamais deixar de avaliar suas experiências compartilhadas conosco. Deus te ilumine sempre e cada dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Ana Lucia? Amém, que alegria receber a sua visita! Muito obrigado pelo carinho e apoio da sua mensagem!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  14. Sergio, acredito em que o acaso não existe. Podemos dar voltas e voltas... Deus sempre nos porá no lugar certo, na hora certa. Você é um abençoado pq usou de seu livre arbítrio para seguir seu caminho. Paz, saúde e proteção Divina durante toda a sua vida é o que te desejo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia! Amém, fiquei emocionado com a sua linda mensagem. Que bom, muito obrigado pelo carinho e por estas importantes palavras de estímulo e apoio!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir