A orquídea do faraó


Orquídea Sophrolaeliocattleya Tutankamen 'Pop'
Sophrolaeliocattleya Tutankamen 'Pop'

Neste momento em que o Egito Antigo está em voga, eis que me floresce, pela primeira vez aqui no apartamento, uma orquídea que em tudo assemelha-se a um tesouro digno de um faraó. Confesso que não assisto à maioria dos programas de televisão, mas fico sabendo do que acontece através da internet.

Comprei esta orquídea há muitos anos, como uma pequena muda. Seu desenvolvimento ocorreu de forma extremamente lenta. Duvidei, inclusive, de que um dia veria suas flores. Várias outras orquídeas adquiridas na mesma época, em estágio semelhante de desenvolvimento, já haviam florescido e reflorescido, por várias vezes. Esta, no entanto, somente deu as caras agora. E, devo admitir, a longa espera valeu a pena.

Esta orquídea de nome comprido, Sophrolaeliocattleya Tutankamen 'Pop', apresenta flores com um colorido espetacular. Isso graças ao ancestral Sophronitis coccinea, orquídea responsável por conferir a rara tonalidade vermelha à maioria dos híbridos escarlate disponíveis no mercado. Além do tom intenso de vermelho escuro, a textura das pétalas e sépalas também é algo impressionante. Em inglês, esta aparência costuma ser designada como waxy, por lembrar o brilho de uma superfície encerada.

O nome do cruzamento faz referência ao faraó Tutancâmon, grafia com a qual nós estamos mais acostumados. Não me perguntem o que o 'Pop' está fazendo lá no final do nome. As orquídeas híbridas costumam ser batizadas com os nomes mais estrambólicos. Conhecido como o faraó menino, Tutankamen governou durante a 18ª dinastia do Antigo Egito, tendo ascendido ao trono aos 9 anos de idade, vindo a falecer aos 18. Ficou mundialmente conhecido pelo fato de a sua tumba, no Vale dos Reis, ter sido encontrada praticamente intacta, em 1922, mais de três milênios após seu sepultamento.

Nos próximos posts, trarei outras imagens desta floração inédita, juntamente com algumas dicas de cultivo desta bela orquídea vermelha.

28 comentários:

  1. Deslumbrante! Louca para ver as próximas postagens!! Parabéns por esta maravilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! De fato, esta é uma das minhas favoritas! Espero que goste das próximas postagens. Muito obrigado pela visita e pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Sergio...mais uma vez vc nos apresentando uma orquídea espetacular!!! Onde será que posso adquirir um exemplar desse? Parabéns, por mais este presente de Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani, tudo bem? Que bom que gostou, de fato, esta é uma orquídea especial. Você pode encontrá-la em exposições de orquídeas, na área de vendas. Geralmente, vendem a muda sem flores. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Sérgio, que maravilha!!!! é um privilégio ter uma orquídea dessa. Parabéns! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana! Pois é, eu mesmo não esperava que fosse tão bela. Fico feliz por saber que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sérgio, amigo querido, sem sombra de dúvida e sem nenhuma hesitação esta é a orquídea com a cor mais forte e mais linda que já vi!!!

    Também pudera, tem o nome do famoso e enigmático Tutankamen, o faraó menino, rei, governante poderoso do antigo Egito!
    Estou encantada, entorpecida e simplesmente maravilhada com tamanha perfeição!
    Amigo, assim me matará do coração um dia viu? rsrs
    Aliás, difícil dizer sobre suas orquídeas, pois também não posso me esquecer de uma que era azul turquesa com branca, toda pintadinha, nas cores do meu blog.
    Mas mesmo amando o azul e o branco, o vermelho, o rubro e o vinho sempre serão mais sedutores e misteriosos!! Fascinante!!

    Amei amigo, muito obrigada!
    Tenha um noite maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Adriana? Pois é, eu também amo esta cor. Bem diferente de tudo que já vi. Fico feliz por saber que gostou desta e que tem apreciado as orquídeas do blog! Imagine, você sempre um amor de pessoa, muito obrigado pelo carinho e apoio dos seus comentários!

      Um grande beijo e uma ótima noite!

      Excluir
  5. Olá Sérgio!

    Que espetáculo a floração desta orquídea! Eu também adquiri uma muda pequena, não faz tanto tempo. Ela quase chegou a morrer (pela minha falta de cuidado, obviamente), porém agora está bem bonita, com dois novos brotos. Eu comprei justamente pela cor, que achei bem diferente do comum e também por esse efeito encerado que ela possui. Seu trabalho é um grande incentivo.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neemias! Que legal saber que também tem uma muda desta orquídea! Torço para que ela dê belas flores, em breve.

      Imagine, bondade sua! Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Sérgio querido amigo,

    Perfeita! a descrição mais completa para essa enigmática flor. Voce, um ser abençoado por compartilhar conosco tamanha beleza.

    Grande abraço,
    Dinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinda! Você sempre um amor de pessoa, que linda mensagem! Muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Olá Sérgio!
    Esta orquidea é de facto maravilhosa!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Rosa! Tudo bem? Que bom saber que gostou desta orquídea! De fato, a cor é bem diferente. Muito obrigado pelo carinho da sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Sergio,
    Além da beleza das imagens, seus posts são verdadeiras aulas de biologia, história, com um bônus de curiosidades.
    Esse ano floresceu uma orquídea na minha varanda. Não acreditava nisso, mas aconteceu. É muito comum, suponho, e mesmo assim demorou muito também.
    Obrigada por transmitir seus conhecimentos e, sobretudo, nos incentivar.

    Um abraço!
    Angela Rosolem




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Imagine, muita bondade sua! Fico muito contente por saber que tem gostado dos posts! Muito obrigado pelas palavras de apoio!

      E que alegria saber da floração da sua orquídea! Parabéns! Eu ainda hoje lembro-me da minha primeira, é um momento único.

      Imagine, eu que agradeço pela visita e pela valiosa participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Apaixonada!!! Pela flor e pelo texto que não nos deixa tirar os olhos da tela enquanto ele não termina. Obrigada Sérgio e até amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta! Que linda sua mensagem, adorei! Fico feliz em saber que gostou de ambos, muito obrigado pelo apoio! Será um prazer ter a sua presença no bate-papo de amanhã!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Que bom que gostou! Muito obrigado por comentar!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Não sei se estou certo, mas a aparência encerada lembra muito a chocolate drop kodama, que também é belíssima. Sergio, parabéns pelo seu blog e obrigado por nos trazer dicas e histórias sobre essas maravilhas,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nelson, tudo bem? Sim, tem toda razão! Bem lembrado, ambas têm esta textura peculiar. Que alegria saber que está gostando dos textos! Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Belíssima flor!!! É perfumada?
    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel, que bom que gostou! Infelizmente, ela não tem um perfume marcante! É uma pena... Mas muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Sergio, eu tenho uma dessa e nao sabia. Ela ficou anos sem florescer. Estava meio que abandonada. Que glória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem? Que legal, parabéns! Vale a pena tentar fazê-la florescer, acho a cor linda. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  14. Orquídea espetacular!!! Sua cor é incrível!!! Obrigada por compartilhar essa maravilha com a gente...louca pra ver as próximas postagens. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Que bom que gostou! Também acho esta cor espetacular. Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir