Uma orquídea Cymbidium especial


Orquídea Cymbidium
Cymbidium híbrido

Quando jovem, costumava reclamar que nunca havia ganhado flores. Depois que comecei a cultivar orquídeas, com a idade já avançada, não paro de recebê-las como presente, muitas vezes sem um motivo em especial. A começar pelos meus pais, tios e primos, passando por amigos queridos, até orquidófilos que nem conheço pessoalmente, mas que já moram no meu coração.

Ao contrário das flores de corte, as orquídeas têm este encanto de renascer de tempos em tempos, proporcionando-nos uma bela oportunidade para nos relembrarmos das pessoas que nos presentearam. Como se não bastasse, são estas orquídeas de tal generosidade que nos possibilitam retribuir o carinho, ou até mesmo amplificá-lo, através da doação de eventuais mudas.

A orquídea de hoje, um espetacular Cymbidium creme com o labelo ornado em detalhes cor de vinho, foi presente de uma tia muito querida, Yone Oyama. Não era meu aniversário, nem nada. Ela simplesmente saiu de um táxi carregando um belíssimo vaso com quatro hastes repletas de flores. Não tenho palavras para agradecê-la por este gesto de carinho e consideração.

O Cymbidium é uma orquídea asiática que domina a estação mais fria do ano, espalhando cor e beleza aos mais diversos pontos de venda, podendo inclusive ser encontrado em feiras, sacolões, centrais de abastecimento e supermercados. Este que eu ganhei, no entanto, veio de uma floricultura, o local onde eu jamais entrei para comprar uma orquídea. É um ambiente mais refinado, com produtos diferenciados. Este Cymbidium veio ricamente embalado em várias camadas de papéis de presente, com diferentes estampas. Algo belíssimo. Distraidamente, removi os adornos para regar a planta e, somente depois, lembrei-me que não havia fotografado o conjunto enfeitado. Peço desculpas pela gafe.

Futuramente, trarei outras fotos deste belo presente. À minha tia Yone, meu muito obrigado, de coração, pelo carinho!




14 comentários:

  1. Ela é maravilhosa, Sergio!!! Também ganhei uma parecidíssima a essa que vc postou foto. Mas gostaria que vc nos desse algumas dicas de como cultivar os Cymbidiuns. Moro numa cidade quente, Bauru-SP, e já perdi uma por não saber cultivá-la. Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani, tudo bem? Que bom que gostou desta orquídea! De fato, o Cymbidium é originário de países de clima frio. Aqui no Brasil, dependendo da região, é muito difícil cultivá-lo. Em São Paulo, ele ainda floresce. Mas no seu caso, talvez seja uma opção tentar técnicas alternativas (nunca experimentei). Já li conselhos no sentido de regar a planta com água gelada ou colocar pedras de gelo no vaso, na entrada do outono, para simular uma queda de temperatura. Espero que funcione!

      Muito obrigado pela visita e pela mensagem!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigada pela dica, Sergio. Outra dica que me deram foi colocar 1 colher de sopa de sal grosso na beirada do vaso. Vc acha que isso pode trazer algum benefício pra Cymbidium?

      Excluir
    3. Oi, Dani, imagine, de nada! Quanto ao sal grosso, não conheço esta dica. Acho melhor evitar, o sal pode desidratar as raízes. Um grande abraço!

      Excluir
    4. Obrigada, Sergio. Não tinha pensado na desidratação. Não vou colocar não. Obrigada mais uma vez por sua atenção ;)

      Excluir
  2. Um presentão!!! Certamente merecido. Tens tanto carinho para com as orquídeas que se torna fácil te presentear: basta escolher uma delas! Um abraço e sucesso com mais esta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Pois é, foi um belo presente, inesperado! Que alegria ler seu comentário, você sempre presente e apoiando este trabalho. Muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Querido amigo Sérgio!

    Bonitas as suas palavras! Quanta generosidade e simplicidade ao agradecer um presente tão bonito, recebido sem motivo especial. Assim é em nossa vida...cultivamos nossas amizades, nossos amigos especiais e recebemos em troca gentilezas e carinhos que podem ser representados por um lindo vaso com exuberantes orquídeas...Merece Sérgio!
    Grande e afetuoso abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Dinda?

      Adorei ler sua mensagem, que linda e inspiradora! Concordo plenamente, muito obrigado pelo carinho e apoio que vem dando a este trabalho, para mim é uma honra e uma alegria!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  4. Maravilhosa! Desisti das Orquídeas Cimbidium no apê, tive 3 e morreram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que pena! De fato, não é muito fácil cultivar esta orquídea em apartamento. Ela gosta de climas mais frios. Mas você pode tentar o truque de regá-la com água gelada ou colocar pedras de gelo, no início do outono, para simular a queda de temperatura típica da estação. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Sem dúvida um afago que acalma e enche de alegria qlq coração! Parabéns pelo belo presente e por parentes tão amáveis e dignos presentes!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? De fato, considero-me abençoado por todos os de bom coração que me cercam. Linda a sua mensagem, muito obrigado pelo apoio e consideração!

      Um grande abraço!

      Excluir