Celebrando o Dia do Orquidófilo


Orquídea Cattleya labiata caerulea
Cattleya labiata caerulea

Tudo bem, Pessoal? Hoje, trago esta orquídea especial, uma das primeiras da minha coleção, para comemorar com vocês o Dia do Orquidófilo. Esta data foi escolhida em homenagem a um importante botânico brasileiro, nascido em 22 de junho de 1842, em Minas Gerais, João Barbosa Rodrigues.

Ainda a serviço da família imperial brasileira, conhecida por sua paixão pela botânica, Rodrigues participou de missões científicas destinadas ao estudo da flora do país. Nestas ocasiões, particularmente, este naturalista deu ênfase ao estudo das orquídeas brasileiras. 

João Barbosa Rodrigues foi, por duas décadas, diretor do mais importante Jardim Botânico de sua época, o do Rio de Janeiro, criado logo após a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Suas pesquisas deram origem a importantes obras científicas, principalmente sobre orquídeas, referenciadas até hoje. Seu nome latinizado batizou um importante gênero de micro-orquídea, a Barbosella.

A Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, criada em 1935 e em circulação até os dias de hoje, homenageia este importante pesquisador, tendo sido nomeada Rodriguésia.

Por ocasião do centenário de seu nascimento, em 1942, foi inaugurado o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, localizado no Jardim Botânico de São Paulo. Um local histórico com um importante acervo científico, que vale a pena ser visitado.

Confesso que costumo passar incólume pela maioria das datas comemorativas, são eventos que não me despertam muito interesse. No entanto, hoje eu não poderia deixar de puxar esta brasa para a minha sardinha. Neste contexto, senti falta de um doodle do Google, aquelas animações comemorativas no logo do buscador. Além disso, acho que seria justo que todos os orquidófilos ganhassem uma orquídea nesta data. Apenas acho...




18 comentários:

  1. Um belo texto explicativo! Então, um grande abraço a ti, que nos ajuda a manter acesa a chama da curiosidade e do gosto pelo cultivo destas espécies tão lindas! Parabéns pelo dia de hoje!! E gostei muito da ideia de ganhar uma orquídea no dia de hoje!!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Fico muito feliz por saber que gostou do texto, sua opinião é sempre muito importante para mim! Que bom que aprova a ideia! Muito obrigado pelo carinho e parabéns pelo seu dia! Muitas orquídeas, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns, a postagem ficou esclarecedora e por isso, notável! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Jalo? Imagine, bondade sua! Que bom que gostou, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Querido amigo Sérgio!

    Que bela imagem voce nos envia! Parabéns pelo Dia do Orquidófilo. Parabéns a voce que nos instiga a aprender cada vez mais com tanto conhecimento e obrigada pela dedicação e entusiasmo com que nos brinda com tamanha beleza.

    Um abraço especial para um orquidofilo tão especial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinda! Imagine, você sempre nos brindando com uma mensagem carinhosa e de incentivo. Bondade sua, muito obrigado pelo apoio, sempre! Fico feliz por saber que gostou da imagem!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  4. Concordo com você, todos deveriam ter ganho uma orquídea ontem!!
    O Clube dos Orquidófilos de Portugal juntou-se à celebração e desejou a tods os seus associados um dia muito feliz, com as suas orquídeas, e escreveu um texto explicativo sobre João Barbosa Rodrigues!
    http://www.clubeorquidofilosportugal.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, José, tudo bem? Que honra receber a sua visita, muito obrigado pelo comentário! Vou ler o texto no site de vocês, parabéns por esta importante iniciativa!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Parabéns, Xará... Seus artigos estão, como sempre, excelentes. Sérgio Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio! Imagine, você sempre gentil e atencioso! Que bom que gostou, muito obrigado pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Parabéns Sergio, seus textos sempre equilibrados e este com boa dose de humor. A ideia de presentear o orquidófilo nesse dia é tão simples quanto genial. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Cristiano? Imagine, bondade sua! Fico feliz por saber que gostou do texto e da ideia! Muito obrigado pela visita e pelo comentário, sempre muito importante para mim!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Ohhh, que lindo dia amigo Sergio!
    É claro que essa data não poderia passar em branco!
    Um dia especial, pena cheguei com um certo atraso, pois foi ontem, mas ainda digno de grande e intensa comemoração!

    Gostei demais da narração histórica que deu origem a este precioso dia, pois cultura, nunca é demais, ainda mais relativo a um assunto tão palpitante!
    João Barbosa Rodrigues, o pai das orquídeas, que estendeu o seu legado e hoje nos deu a oportunidade de ver e sentir orquídeas o quanto é incrível o cultivo de orquídeas! :)))

    Um parabéns especial a você amigo, que com tanto carinho faz com que essas maravilhas fiquem ainda mais lindas!!
    Felicidades sempre é o que desejo nesta profissão tao esplêndida!
    Ah, e a imagem que ilustrou o artigo é mesmo espetacular!
    Obrigada amigo, tenha uma semana maravilhosa, de muitas comemorações!
    Beijos e ótimo dia! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Tudo bem? Que alegria receber a sua visita! Sua mensagem, como sempre, traz luz para este espaço! Adoro!

      Fico muito feliz por saber que gostou da história por trás do dia do orquidófilo! Infelizmente, não é uma data oficial do calendário, mas bem que poderia se tornar.

      Muito obrigado pelo carinho e apoio das suas palavras. É sempre uma honra recebê-la neste humilde espaço!

      Um grande beijo e tudo de bom!

      Excluir
    2. Oi Sergio, voltei...rsrs
      Mas por um ótimo motivo, primeiro para dizer que adorei a sua resposta ao comentário, pois é sempre por demais gentil e elegante com todos os seus amigos!!

      Segundo, porque amei ver as últimas matérias que saíram na mídia sobre os seus trabalhos!
      Foi maravilhoso poder vê-lo em vídeo, conversando, falando diretamente para nós e ainda ouvindo a sua voz!
      Você tem um amor tão lindo pelas preciosas orquídeas! É algo transcendental! Incrível mesmo como um vídeo pode passar com mais detalhes a essência da pessoa!
      Te conheci mais através dele! Foi mesmo muito legal!!!

      E o terceiro e último motivo..rsrs ( desculpe se estou te fazendo perder a paciência) rsrs é que estou te convidando para participar da minha festinha de 4 anos do blog Vivendo a Vida bem Feliz!
      Você é parte importante daquele cantinho e eu estou relembrando os grandes momentos vividos por lá neste espaço de quatro anos!
      Você é meu SUPER TOP COMENTARISTA!
      E por lá deixou preciosas palavras!
      Se puder vir, será recebido com todo o carinho do mundo!!

      Saiba que sua amizade é muito importante para mim!
      Beijos e um lindo final de semana! :))))))

      Excluir
    3. Oi, Adriana! Poxa, peço perdão pela demora em aparecer lá no seu blog! Mas já deixei meu comentário parabenizando-a por este importante evento! Lindo trabalho, desejo vida longa ao blog! Muito obrigado pelo carinho e apoio com que acompanha esta trajetória aqui com as orquídeas!

      Um grande beijo e tudo de bom!

      Excluir
  8. Bom dia, acabei de assistir à matéria do Quadro Verde, no site do Bom Dia SP, sobre o Hospital de Orquídeas. Achei fantástica a ideia do estrado de madeira vertical com fios, principalmente pelo fato de não necessitar de nenhum furo na parede. Porém,procurei aqui no site se havia alguma foto ou passo a passo do sistema, pois via vídeo não consegui visualizar muito bem a estrutura. Seria possível fazer algum post com o esquema de montagem? Muito obrigada! Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, bom dia! Que legal saber que gostou da estrutura! Foi o Sr. Massaru Nanya que bolou a executou a montagem. Eu não saberia dar detalhes, vou perguntar a ele. Ótima ideia a de fazer um post. Por enquanto, posso enviar algumas fotos da estrutura, vou fazê-lo por inbox no face. Muito obrigado pela visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir