A orquídea que floresce sem parar


Orquídea Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'
Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'

Dentre as orquídeas aqui no apê, uma característica quase sempre ausente é a consistência. Algumas passam anos sem florescer, outras nunca deram as caras. Há também as dissimuladas, que dão uma bela floração, enchendo-me de orgulho e esperança, para degringolar e falecer poucos meses depois.

Neste contexto, a bela orquídea amarela da foto acima, Slc. Golden Acclaim, representa uma honrosa exceção a esta triste regra. Ela é o que os americanos costumam chamar de reliable bloomer, o tipo de orquídea que é confiável quanto à capacidade de florescer. 

Tenho uma mania de colocar tudo em planilhas, resquício da minha vida pregressa de pesquisador. Além de dados como o nome da orquídea, procedência, data de chegada, etc., anoto também os meses em que cada floração ocorre. Assim, se uma orquídea floresce sempre no inverno, costumo anotar '6, 7, 8' na planilha (junho, julho e agosto).

No caso desta orquídea Golden Acclaim, meus registros indicam um recorde impressionante. Vejo na planilha: '1, 2, 3, 4, 8, 9, 10, 12'. Isto indica que ela passa de janeiro a dezembro florida, durante a maior parte do ano. Apenas descansa no inverno (5, 6 e 7). Admito que é uma coisa de nerd, mas estas informações são úteis para aliviar a expectativa pela próxima floração. Com a planilha, tenho mais ou menos a noção de quando cada orquídea floresce. E na ausência deste evento, na época esperada, posso ficar alerta e procurar por eventuais problemas de cultivo.

Além da generosidade na frequência de floração, esta orquídea raramente emite menos de três flores por pseudobulbo. Hoje, para variar um pouco, trouxe uma foto da flor isolada. Desta forma, alguns detalhes acabam se sobressaindo, tais como as delicadas pinceladas de vermelho na ponta das pétalas e o tom de carmim intenso no labelo.



14 comentários:

  1. Que espetáculo!! Esse leve rubor das pétalas lembra a época em as moças se envergonhavam com olhares atrevidos... E contrasta com a intensidade do labelo, esse sim, extremamente provocante! ;) Parabéns pelo cultivo e obrigada pela dica da planilha - adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Que linda comparação! Parece mesmo um rubor. Que bom saber que gostou, mas imagine, eu que agradeço a você pela presença e pelos comentários, sempre construtivos. Muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Oi Sergio!
      Adquiri uma orquídea muito semelhante a essa na ExPoá/2015. Quando a vi, me apaixonei de cara. Será que é a mesma. Gostaria de enviar-te uma foto. A flor já caiu, e fiz o replantio num vaso maior.
      Não vejo a hora dela florir de novo!

      Excluir
    3. Oi, tudo bem? Que legal, deve ser linda! Sim, fique à vontade para enviar a foto. Pode ser através de alguma rede social, Facebook ou Instagram, por exemplo. Ou pode enviar uma mensagem pelo formulário de contato e eu retorno com meu e-mail. Muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Sérgio amigo querido!
    Que bela flor voce nos brindou.Um colorido exuberante e a foto muito bem feita. Também fico na expectativa de que alguma das minhas orquídeas floresçam. Estou aguardando que os sapatinhos (algo como 6 a 8 botões) abram logo. Achei interessante suas anotações em planilhas.Creio que seguirei seu exemplo anotando as particularidades de cada uma.
    Agradeço seus ensinamentos e a alegria de lindas fotos.
    Grande abraço,

    Dinda Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Dinda? Que alegria receber sua visita! Acho que seus sapatinhos vão ficar espetaculares, que bela floração! Fico feliz por saber que gostou da foto e da dica, muito obrigado pelo apoio e consideração!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Oi Sergio...sua Golden é perfeita!!! Onde eu poderia encontrar uma dessa pra comprar? Ahhh, tb uso planilha e tb coloco fotos pata comparar o crescimento delas. Parabéns!!! Como sempre, cultivos explêndidos!!! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Imagine, bondade sua! Que bom saber que também usa planilha!

      Esta orquídea, infelizmente, é um pouco mais difícil de achar. Eu a comprei pela internet, mas o site não a tem mais. O ideal é conversar com os produtores nas exposições ou feiras de orquídeas.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sérgio, como sempre brilhando! Parabéns! Este fim de semana teremos uma exposição em Vespasiano, cidade perto de onde eu moro. Quero ver se consigo comprar alguma espécie lá. Alguma recomendação? Obrigada e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Suzana? Você sempre gentil, muito obrigado pelo apoio! Para escolher suas orquídeas, o melhor é procurar aquelas espécies mais indicadas para o seu ambiente de cultivo. Por exemplo, os híbridos costumam ser mais fáceis de serem cultivados. Algumas orquídeas florescem mesmo com menos luz. Por isso, é importante saber a orientação das janelas, das varandas. Caso possa me descrever seu ambiente, posso recomendar algo mais específico! Boa exposição!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Bom dia Sergio!

    Gosto muito do seu blog, pois tem dicas valiosas para pessoas, que assim como eu, não tem conhecimento aprofundado sobre orquídeas.
    Você citou que tem uma planilha para suas orquídeas.Não sei se você pode informar, mas quais são os itens importantes para se colocar em uma planilha simples?
    Obrigada e continue nos orientando.
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês, bom dia!

      Tudo bem? Fico muito feliz por saber que está gostando do blog! Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Eu acho importante anotar na planilha o nome completo da orquídea, a data de aquisição, a procedência (nome do orquidário ou do vendedor), o tipo de vaso e substrato em que está plantada, a idade da muda e a época de floração.

      Mas você pode incrementar ou simplificar, de acordo com as suas necessidades.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Sergio, obrigada.
      Como sempre, muito atencioso.

      Excluir