A orquídea dos pompons brancos


Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Algumas orquídeas, ao serem retratadas, acabam parecendo muito maiores e mais glamourosas do que realmente o são, quando apreciadas pessoalmente. No caso desta exótica orquídea asiática, o Dendrobium purpureum album, dá-se o contrário. A foto não é capaz de traduzir fidedignamente todo o esplendor desta floração recorde aqui no apartamento.

Na última vez em que nos brindou com suas flores, esta orquídea produziu um par de pompons brancos, conforme mostrado neste artigo, publicado há três anos. Neste retorno triunfal, após uma longa ausência, surgiram mais de uma dúzia de inflorescências, para meu espanto e admiração. 

Durante todo o processo, tirei tantas fotos que acabei completamente indeciso sobre o que mostrar. De qualquer modo, confesso que nenhuma delas capturou a riqueza de detalhes deste complexo arranjo tridimensional, que mais parece um ikebana meticulosamente construído por mãos habilidosas. As de Deus, evidentemente, não as minhas.

A mim coube o privilégio de cuidar desta obra de arte em forma de orquídea. Nunca imaginei que pudesse presenciar uma floração deste calibre, vinda de uma orquídea que é bastante temperamental e não floresce com facilidade, ao menos sob meu cultivo.

Assim que novas fotos forem selecionadas e tratadas, vou mostrá-las no Instagram das Orquídeas no Apê, que para mim é um canal mais ágil e prático de interação. Trata-se também da mídia social mais acessada do blog, com mais de 15.300 seguidores. A todos que nos acompanham, deixo meu muito obrigado pelo apoio!



20 comentários:

  1. Simplesmente lindas! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia! Que bom que gostou, muito obrigado pelo apoio!

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Querido amigo Sérgio!

    Perfeita!
    Maravilhosa!
    Certamente vinda das mãos de Deus como voce mesmo observou.
    Mas sem dúvida, cuidada pelo seu carinho e desvelo.
    Parabéns pela foto e pelo resultado de tanta dedicação.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinda, tudo bem?

      Imagine, você sempre um amor de pessoa! Muito obrigado pelo carinho do seu comentário! Fico feliz por saber que gostou desta orquídea!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Amém! Muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Parabéns Sérgio pela bela orquídea! Resultado de tamanho carinho, dedicação e cuidados que você sempre tem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena! Imagine, bondade sua! Adorei receber sua visita e ler seu comentário, muito obrigado pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Fantástica! Nunca tinha visto nada igual antes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! De fato, esta orquídea é bem diferente! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Olá Sergio, quanta sensibilidade em descrever e retratar o desabrochar dessa belíssima orquídea. Parabéns pelo blog, transmite bem sua paixão pelas orquídeas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiano! Tudo bem? Imagine, bondade sua! Fico muito contente por saber que gostou do artigo. Seja sempre muito bem-vindo ao blog, que bom que está apreciando! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Sergio, Parabéns... não sei se gosto mais das fotos ou das orquídeas! Essa eu nunca tinha visto uma igual, e olha que trabalho em uma cidade que diz ser a cidade da Orquídeas!
    Parabéns pelo blog, pelas fotos, conheci seu trabalho no Istagram, andei fotografando umas orquídeas no Jardim Botânico de Jundiai e recebi seu like!
    Muito obrigada!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia! Que alegria saber que me encontrou no Instagram! De fato, lindas as suas fotos, belíssimos registros. Realmente, esta orquídea é menos comum de se encontrar. Mas que bom saber que gostou!

      Imagine, eu que agradeço a você pela mensagem e pelo apoio da sua presença aqui no blog! Muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Parece um arranjo montado, com os pseudobulbos cinza/prata repletos de flores e as folhas fazendo contraponto e contraste. Composição realmente magnífica, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Pois é, parece mesmo! Foi uma grata surpresa presenciar esta floração. Que bom que gostou, muito obrigado pelo carinho e apoio da sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. amigo, ela é muito bela. Não tenho ainda uma igual mas quando tiver vou ficar toda boba também. é muito gratificante vê-las florir. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Lucia! De fato, esta vale a pena ter. Muito embora eu ache difícil fazê-la florescer. Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. parabens sao lindas amo flores mais estas estão maravilhosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra! Que bom saber que gostou, de fato, estas são bem diferentes! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir