O retorno da orquídea Tolumnia


Tolumnia híbrida
Tolumnia híbrida

Esta é uma orquídea que me surpreendeu duplamente. Não só refloresceu muito antes do esperado, como também surgiu levemente diferente. Vocês podem conferir a floração anterior neste artigo, onde ela aparece à direita do trio de orquídeas. 

Na floração atual, o colorido parece ser mais intenso. Aliás, este é um fenômeno comum aqui no apartamento, talvez em função da forte incidência de luz solar, que faz com que até as folhas de algumas orquídeas fiquem avermelhadas.

A Tolumnia é uma orquídea tipicamente caribenha. Na natureza, costuma florescer na primavera. No entanto, sua característica híbrida acaba proporcionando florações em diferentes épocas do ano, inclusive mais de uma vez na mesma haste. Esta orquídea da foto, por exemplo, eu ganhei já com flores, em novembro do ano passado. Pois para meu espanto, em menos de seis meses, já emitiu uma nova floração, inclusive repaginada.

Desta vez, para variar um pouco, resolvi fotografar esta orquídea sobre um fundo branco. Particularmente, acho muito mais difícil usar este tipo de background porque as imperfeições do material ficam evidenciadas. Em um post futuro, mostro outras tomadas com o tradicional fundo preto. Nem todos apreciam, mas acho que esta é a forma como vejo as orquídeas, a maneira como gosto de me expressar. 

Aproveito para, mais uma vez, agradecer imensamente pelo carinho de todos que seguem as Orquídeas no Apê no Instagram, onde o número de amigos não para de crescer. Muito obrigado por tudo!

8 comentários:

  1. Maravilhosa. Apenas maravilhosa. E independente do fundo, tuas fotos são sempre espetaculares, exibindo detalhes que, muitas vezes, nem se percebe. Talvez teu olhar apaixonado sobre elas seja capaz de nos mostrar o oculto. Parabéns, por tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Tudo bem? Imagine, você sempre gentil, fiquei emocionado. Para mim é uma alegria saber que gosta das fotos, independentemente do fundo. Muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Querido amigo Sérgio!

    A beleza radiante e a perfeição dos detalhes, fazem com que essa orquídea sobressaia na foto. Porém concordo com voce em relação ao fundo escuro, gosto mais, pois destaca as cores.
    Agradeço suas palavras de afeto. Continue nos alegrando com suas postagens e fotos. Alegram o coração e enfeitam a vida!

    Grande abraço,

    Dinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinda! Que bom saber a sua opinião sobre o fundo escuro, fico contente! Também prefiro, vou mostrar esta versão em um artigo futuro.

      Imagine, eu que agradeço a você pela visita, pelos comentários, sempre carinhosos!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. De fato é surpreendente esta flor! O fato de estar sob o fundo branco causa-nos certo estranhamento, mas a inovação deve ser uma constante em nossas vidas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! De fato, também me causa estranhamento! Mas sua opinião é muito importante para mim, super obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Eu fiquei encantada com essa orquidea colorida..Mas eu já me chatiei das orquideas. O ano passado fui uma fera de orquideas , e comprei duas mto lindas, este mês elas tinham q dar flor d novo, mas elas estão com as folhas orrivel, um pouco murchas, amareladas..Orquidea e roseira tem flor bonitas , mas cheia de ñ me toque. A roseira linda a flor, mas o planta um descuido e leva uma picada. E a orquidea, coloca água morre, ñ coloca morre tbm…E a azaléia esta sempre com flor, pelo menos as q eu tenho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marli! Tudo bem? Poxa, que pena saber que suas orquídeas não vão bem. De fato, eu também sofri e ainda sofro para mantê-las vivas. Mas não desista, sempre vale a pena! Muito obrigado pela visita e por compartilhar sua experiência conosco!

      Um grande abraço!

      Excluir