Uma joia de orquídea para um evento especial


Masdevallia Angel Frost
Masdevallia Angel Frost

Existem orquídeas que, de alguma forma, costumam me intimidar. Quer seja pela aparência frágil, pelo cultivo exigente ou por seu elevado valor, o fato é que muitas vezes fico a admirar e cobiçar certas orquídeas, sem de fato ter a coragem suficiente para adquiri-las.

Esta delicada micro-orquídea amarela, Masdevallia Angel Frost, que aparece na foto em companhia do indefectível solitário de pérola da minha mãe, é uma dessas plantas que sempre quis ter. Sem saber disso, meus tios Hiroko e Takashi Matsumoto deram-me esta orquídea de presente, em julho do ano passado. Junto com a alegria por ter recebido uma planta tão especial, veio o temor de não saber cultivá-la corretamente.

Pois para minha surpresa, esta orquídea tão almejada não só sobreviveu como floresceu, muito antes do que eu imaginava. Aproveitando o ensejo, faço desta floração um agradecimento aos meus tios, pelo belíssimo presente, e deixo um muito obrigado especial aos 12.000 amigos que nos seguem no Instagram!

Comme d'habitude, preciso agradecer, de coração, pelo apoio de pessoas especiais, que me ajudaram a chegar a este número, para mim, espantoso. Deixo um muito obrigado ao Márcio Oyama, do 365.me, à Thais Senna, Adriane Danilovic e Maria Emília Senna, do Vamos Receber, ao Marcio Leme, da Milplantas e à Carol Costa, do Minhas Plantas.

E, com certeza, meu muito obrigado a todos que nos acompanham, seja por aqui, por e-mail ou através de outras redes sociais, sou grato, de coração, por todo o carinho e apoio!


Video: Orquídeas e joias, uma rara combinação

Coletânea de fotos de orquídeas com joias, publicadas no blog Orquídeas no Apê. Audiovisual com imagens em alta definição e trilha sonora. Novas orquídeas a cada semana.

16 comentários:

  1. Deslumbrante! De uma delicadeza arrebatadora… Que belo início de semana, amigo! Parabéns pelo cultivo dessa joia. És merecedor dessa legião que te acompanha! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Fico muito contente por saber que gostou desta pequena! Sua visita é sempre um alento, muito obrigado pelas palavras de apoio, sempre!

      Um grande abraço e uma ótima semana!

      Excluir
  2. Sérgio, querido amigo!

    Que joias voce conseguiu reunir num espaço de uma foto. A orquidea, singela, limpa e quase transparente na sua fragilidade. A pérola, destacando a sintuosidade do evento que a transformou (de um grão de areia a uma beleza incomparável..) e as duas compondo um quadro tão belo….
    Acredito que assim devem ser nossas amizades ao longo de nossas vidas…simples assim como essa bela foto.

    Grande abraço e obrigada por tanta beleza!

    Dinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinda! Nossa, fiquei emocionado, que linda a sua mensagem! Belíssimas palavras que traduzem sentimentos com os quais muito me identifico! Agradeço, de coração, pelo carinho do seu comentário!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  3. Não me surpreende que tenhas obtido êxito. Ela é deslumbrante e agradece seus bons tratos florindo tão lindamente. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Lucia, tudo bem? Que bom saber que gostou, muito obrigado pelo carinho e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Teresa S. Esteves15 de maio de 2015 05:07

    Olá,querido amigo Sérgio!
    Que delicada e preciosa surpresa passar por aqui e descobrir esta pequenina jóia da natureza! Fiquei encantada!!! E fico daqui imaginando a tua alegria e emoção, ao ver o desabrochar desta rara orquídea… Com certeza, um verdadeiro sonho!!! E esta belíssima florzinha, por si só, já é mesmo um presente maravilhoso! Parabéns por mais esta vitória na criação das tuas queridas orquídeas!!!
    Aproveito para me desculpar pelo meu pequeno sumiço daqui deste teu belo espaço virtual, mas desde o finalzinho do ano passado, os dias tem sido meio complicados e corridinhos por aqui…Coisas da vida,meu amigo!!! Mas sempre que posso, passo rapidinho pra espiar as tuas belas e tão interessantes postagens, mas nem sempre consigo comentar…Mas só de ver as tuas lindas flores, já fico mais contente e animada…Uma bela orquídea sempre ilumina o nosso dia!
    Meu abraço grande pra ti!!!
    Teresa
    (“Se essa lua fosse minha”)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Há quanto tempo! Que bom que gostou desta pequena! De fato, ela veio solitária, mas já fico contente!

      Imagine, entendo perfeitamente a correria. Não se preocupe, sou sempre muito grato pelo carinho e consideração com que visita este espaço! Muito obrigado por todo o apoio, sempre! Adorei vê-la de volta!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  5. Vinícius Xavier15 de maio de 2015 05:07

    Oi Sérgio, parabéns pelo cultivo, as Masdevallias são difíceis mas vale a pena. Te confesso que nunca dei muita bola pra elas mas ultimamente são minha nova paixão, depois que entendi a beleza delas.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinícius! Pois é, eu sempre achei o cultivo complicado mas nunca havia tentado. Que bom ler seu comentário, muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio! Sucesso no seu cultivo de Masdevallias!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Uma bela Masdevalia: ótima escrita e uma foto magnífica! Olha o contraste: apesar de eu apreciar as Masdevalias ainda não possuo alguma.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Jalo? Imagine, bondade sua! Eu também nunca havia cultivado, esta foi a primeira. Fiquei mais animado, sempre tive medo de perdê-las. Que bom receber sua visita, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Enock da R Araujo15 de maio de 2015 05:08

    Oi, Sergio. Parabéns por esta grande marca de seguidores. Você merece, pois vc cuida de nós, seus seguidores, como cuida de suas orquídeas, com amor. Vc sempre está nos brindando com fotos maravilhosas de sua coleção q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Enock! Tudo bem com você? Que pena, parece que sua mensagem foi cortada. Mas muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio! Sou sempre muito grato pelo carinho e consideração de amigos como você, que sempre acompanham e incentivam este trabalho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Boa tarde. Não consegui acessar esta pagina na semana passada, mas hoje foi possível. Achei tão bela a flor desta orquídea adquiri ano passado com flor e espero a nova floração. Adquiri outra espécie, mas acabou morrendo e acho tão difícil o cultivo. Vamos ver se não perco de novo. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sussumu, boa tarde! Sinto muito por não ter conseguido acessar a página, talvez tenha havido algum problema no servidor. Mas que ótimo vê-lo por aqui. De fato, esta é uma orquídea mais delicada. Também estou com medo de perder a minha, até o momento parece estar tudo bem. Torço para que a sua sobreviva e floresça em breve. Boa sorte e muito obrigado por compartilhar sua experiência!

      Um grande abraço!

      Excluir