Orquídea Jewel Box: Record de floração


Orquídea Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'
Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'

As Orquídeas no Apê costumam ser bastante parcimoniosas em suas florações por aqui. Não sei se por timidez ou por culpa do dono, o fato é que raramente temos aquele espetáculo de flores que vemos em exposições. Uma grata exceção a esta regra, apesar dos pesares, foi o florescer desta bafônica orquídea vermelha, a Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'.

No artigo anterior sobre esta orquídea, eu já havia mostrado o início desta farta floração. Hoje, trago uma foto do conjunto. Foi bastante difícil reuni-las em um só quadro. Em um pseudobulbo, surgiram quatro flores. No segundo, três e no último, uma flor solitária, totalizando oito flores em três pseudobulbos diferentes. Na foto acima, em destaque, podemos ver seis delas. Um quarto botão ficou escondido, atrás do primeiro conjunto.

Toda esta generosidade, no entanto, custou caro a esta orquídea. À medida que os botões florais desabrochavam, as folhas e pseudobulbos enrugavam. O decaimento da planta foi tão veloz que precisei tomar a drástica medida de cortar as flores, tão logo terminei de fotografá-las. Hoje, a planta se recupera, apesar de ainda bem debilitada.

Sou suspeitíssimo para opinar, mas achei que a foto quadrada, publicada no Instagram, ficou melhor do que esta aqui no blog. Para visualizar este outro enquadramento, basta clicar neste link do Instagram, aqui no texto ou no primeiro quadro da barra lateral, à direita. Espero que gostem, adoraria saber as opiniões de vocês!

16 comentários:

  1. Muita coragem e bom senso. Por saber o que lhe aconteceria, pudeste poupar-lhe. Parabéns. Quando eu crescer vou ser igual a você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Lucia! Pois é, foi uma decisão difícil. Mas imagine, muita bondade sua! Agradeço, de coração, pela visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá Sergio,

    Linda flor e ótimo post. Me tornei admiradora das orquídeas a pouco tempo e consequentemente sua também. Pois uso o Orquídeas no Apê como fonte de informações e estudo. Parabéns pelo seu trabalho. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. udo bem, Eliane? Que alegria saber que gostou! Também fico contente por saber que está acompanhando o blog, muito obrigado pelo carinho e consideração! Seja muito bem-vinda, agradeço pela companhia!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Sérgio. Parabéns pelo registro deste belo momento e boa sorte na recuperação desta preciosidade! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Perdão pela demora em responder! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá Sergio, que coincidência!
    Eu também não estou postando neste período, fiz uma última apenas para homenagear minha avó Zilda e só em 2015 estarei de volta…rsrs
    A gente precisa recarregar as energias não é mesmo?

    Nossa, eu até imaginei aqui o seu desespero ao ter que cortar as flores recém florescidas.. deve ter dado uma dor no coração!
    Mas você agiu certo para preservá-la e sem contar que a imagem ficou belíssima, linda de morrer!!
    Que vermelho brilhante! Adorei!! Uma preciosidade!

    Aproveito para deixar aqui os meus desejos de um fim de ano maravilhoso amigo!
    Que possamos aprofundar ainda mais os laços de amizade em 2015, afinal em 2014 estivemos sempre unidos, com você me maravilhando com suas joias em forma de orquídeas!
    Obrigada sempre por tão bela companhia!!
    Beijos e um FELIZ NATAL E INCRÍVEL ANO NOVO!
    Cuide-se bem!!! :)))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Mil desculpas pela demora em responder! Estive correndo nos últimos dias. Com certeza, foi uma bela coincidência! Aguardo ansioso pelo retorno do seu blog, em 2015!

      Muito obrigado pelo carinho da sua visita e pela linda mensagem de final de ano! Agradeço e retribuo os votos de um Feliz Natal e um excelente Ano Novo! Tudo de bom para você e sua família!

      Um grande beijo!

      Excluir
  5. Ola sergio, ganhei ontem um phalaenopsis e percebi que em baixo das folhas e so nas laterais tem umas manchinhas pretinhas pequenas, e normal ou e algum tipo de doenca? Desde ja agradeco e um feliz 2015!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana, tudo bem? Peço desculpas pela demora. Já havia respondido a sua pergunta pelo Facebook, acho que pode ficar tranquila. Apenas observe se elas se espalham ou aumentam de tamanho. Muito obrigado pela visita e pelo carinho! Um excelente 2015 a você e à sua família, tudo de bom!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. maria rita cabral15 de maio de 2015 00:27

    como é prazeiroso recuperar uma orquidea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Rita! É verdade, tem toda razão! É uma sensação única, de fato. Muito obrigado pelo comentário, é sempre uma alegria recebê-la aqui no blog!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Uma orquidea maravilhosa! Parabéns. Aprecio um monte teu trabalho e dicas. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joelene, tudo bem? Que bom saber que está gostando do blog e das dicas, fico muito contente! Super obrigado pela companhia e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. OLA SERGIO!!!

    A COR DELA É LINDA NÉ.
    TENHO ALGUMAS QUE ESTÃO PASSANDO PELO MESMO PROCESSO.
    ESPERO TER A MESMA SORTE QUE VC MEU QUERIDO …
    DEPOIS TE CONTO TÁ…
    BJK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila, tudo bem? De fato, gosto bastante desta cor! Que bom, espero que corra tudo bem com as suas orquídeas. Conte-me, sim! Muito obrigado pela visita!

      Um grande beijo!

      Excluir