Orquídea chocolate - Aroma inconfundível


Micro-orquídea Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'
Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'

A partir do momento em que comecei a me interessar por orquídeas, passei meses pesquisando e estudando sobre elas, tendo a internet como fonte principal de informação. Foi somente após muito tempo que tive a oportunidade de conhecê-las pessoalmente, em uma exposição. E a primeira coisa que me impressionou foi a variedade de perfumes que as diferentes orquídeas podiam exalar.


Uma orquídea  Oncidium perfumada


Uma micro-orquídea, em particular, chamou-me a atenção. Era um Oncidium e seu perfume podia ser sentido à distância, preenchendo todo o ambiente. Era um aroma adocicado, que a mim lembrou o do chocolate branco. Outros mencionam a baunilha (que, por sinal, é extraída de uma outra orquídea). Foi paixão à primeira vista. A partir deste momento, passei a avaliar o perfume das orquídeas como um dos requisitos para me decidir sobre novas aquisições.

Infelizmente, esta orquídea e seu inconfundível aroma não existem na natureza. Foram criados pelo ser humano, através de vários cruzamentos. Seu nome científico é Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance', sendo popularmente conhecida como orquídea chocolate.


Origem da orquídea chocolate


Trata-se de uma orquídea híbrida, cujos pais são o Oncidium Jamie Sutton e o Oncidium Honolulu. É uma orquídea relativamente nova, tendo sido registrada em 1983 por Dorothy A. O'Flaherty, no Royal Horticultural Society (RHS), entidade britânica oficialmente responsável pelo registro dos híbridos de orquídeas produzidos em todo o mundo.

O Oncidium Sharry Baby descende do Oncidium sotoanum, mais conhecido como Oncidium ornithorhynchum, do qual já falamos aqui. Ele também é um dos progenitores do Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy', que pode ser encontrado em outras cores, sendo todas orquídeas bastante perfumadas. É curioso notar que o perfume do Oncidium ornithorhynchum é bastante controverso. Alguns gostam, mas a maioria detesta. Sem dúvida, é um aroma forte e marcante. Eu sinto cheiro de ovo, a Carol Costa sente cheiro de remédio. Sabe-se lá o que acontece... Já seus descendentes têm um perfume mais agradável.

Extremamente generosa, a orquídea Oncidium Sharry Baby pode desenvolver inúmeras hastes florais, geralmente repletas de pequenas flores de aproximadamente 2 cm de diâmetro. Uma haste pode abrigar mais de 70 flores, o que potencializa seu perfume, marcando fortemente a presença em qualquer ambiente, principalmente fechado.


Oncidium das folhas pintadas


Suas longas folhas são motivo de preocupação e controvérsia. Aqui no Brasil, invariavelmente, elas apresentam várias pintas negras, principalmente nas extremidades. Muitos iniciantes acham que trata-se de uma doença grave e chegam a descartar a planta, após a floração. Mas esta é uma característica comum desta orquídea híbrida, que não compromete seu desenvolvimento. Ela continua crescendo e florescendo normalmente, apesar das pintas. A principal inconveniência desta característica é estética. Alguns orquidófilos afirmam tratar-se de um vírus, outros relatam que o fenômeno ocorre em ambientes com excesso de luminosidade. Mas eu nunca vi uma orquídea desta sem pintas. Acho que faz parte do charme dela.


Cultivo da orquídea chocolate


O Oncidium Sharry Baby não tem uma época específica para dar flores. Devido à sua natureza híbrida, pode florescer em diferentes estações, inclusive, quando bem cultivada, mais de uma vez por ano. Como a maioria das orquídeas de seu gênero, a orquídea chocolate aprecia locais bem iluminados, porém sem sol direto. O substrato deve ser composto por materiais que sequem rapidamente, já que a planta não tolera raízes encharcadas.

Apesar de eu já ter matado alguns exemplares, devo mencionar que trata-se de uma orquídea considerada de fácil cultivo. Eu já obtive belas florações dentro do meu quarto, tendo o parapeito de uma janela como local de cultivo. Para os que apreciam orquídeas delicadas e perfumadas, dispostas em longas hastes sob a forma de cascatas, esta é uma excelente aquisição. Caso ainda tenham dúvidas, fiquem à vontade para deixar uma mensagem aqui embaixo, na seção de comentários!




76 comentários:

  1. Pois é… também já perdi um exemplar! Fiquei profundamente deprimida. Me senti inútil. Agora, por um bom tempo, vou ficar na expectativa. Mas hei de ter um exemplar!! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que pena! Pois é, também fiquei triste. Mas são coisas que acontecem, infelizmente. Tomara que volte a tê-lo, sim, sempre vale a pena!

      Muito obrigado pelo carinho da mensagem e do apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Sérgio, que bom encontrar um novo texto seu. Eles sempre fazem bem à minha alma. Hoje mesmo eu pensava com meus botões, que você anda sumido. Gostei de ler sobre a perfumada chocolate, mesmo porque estou com uma, que está se aprontando para florir pela primeira vez, depois que está comigo. Ela está com uma haste, que imagino, tem mais de um metro. Está se aprontando há mais de dois meses, mas nada de dar o ar da graça. Espero pacientemente ( tem outro jeito?) e acredito que ela em breve dará um show! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra! Tudo bem com você? Pois é, fiquei um tempo ausente, peço desculpas! Mas estou de volta, aos poucos.

      Que ótimo saber da haste floral da sua orquídea! Parabéns! De fato, as flores demoram bastante a aparecer. Mas sempre nos trazem um belo espetáculo!

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário, adorei!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. OLA SERGIO !!!!
    ADOREI A EXPLICAÇÃO REFERENTE A ESTA MOCINHA CHEIROSA … .SUAS CORES SÃO LINDAS.
    NO MOMENTO NÃO TENHO NENHUMA DELA ….MAS TEREI ….
    É SEMPRE BOM LER SEUS ARTIGOS.
    FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila, tudo bem? Que bom saber que gostou desta orquídea! De fato, gosto bastante das cores, também! Espero que acrescente uma à sua coleção, acho que vale a pena!

      Muito obrigado pelo carinho do seu comentário, que bom que está gostando!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá Sérgio, como está? Espero que sua semana seja iluminada…

    Muito interessante seu comentário sobre esse especie.Particularmente acho o perfume da orquidea chocolate muito enjoativa. Mas, notei que voce citou uma organização britanica e eu lembrei de que desde a época da vinda da Familia Real Portuguesa ao Brasil (1808) e com a anuencia de Dom João VI, foram levadas das nossas matas, variedades de exemplares de nossas flora, especialmente as orquideas. O pais que mais recebeu nossas especies,a Inglaterra, é atualmente o detentor dos mais completos orquidarios do mundo.O Brasil, continua sem controle sobre sua biodiversidade…o que é muito triste.
    Mas ainda bem que temos voce que nos traz tantas informações importantes e nos brinda com imagens belissimas dessas flores.

    Obrigada. Grande abraço meu amigo,
    Dinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinda, tudo bem? Por aqui, tudo em ordem, obrigado!

      De fato, alguns acham este perfume enjoativo. Principalmente quando a orquídea fica em locais mais fechados, como no interior de um cômodo. E de fato, infelizmente, muito já foi retirado das nossas matas. O pior é que ainda ocorre nos dias de hoje.

      Mas muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Parabéns Sérgio, ela é muito bela e com o aroma que exala, torna-se perfeita!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Que bom que gostou, fico contente! De fato, a combinação é especial. Muito obrigado pela visita e pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Alfredo Brandão15 de maio de 2015 06:09

    Prazer conhecê-lo.

    Há cerca de um ano comprei uma orquídea no supermercado, toda murcha, coitada, e sem flores.

    Fixei-a numa yuca que tenho em casa, com outras orquídeas, já que havia percebido que as antigas gostavam daquele lugar. Usei placas de palha de coco e o substrato que veio no caso plástico.

    Esta semana fui presenteado com belas orquidinhas chocolate.

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alfredo! Tudo bem?

      O prazer é todo meu! Que ótima notícia, parabéns pela floração desta bela orquídea! É uma alegria saber que resgatou uma orquídea debilitada e a fez florescer na palmeira. Muito obrigado por compartilhar este belo momento!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Que saudades, Sérgio
    Olha a minha chocolate está muito bonita nasceu duas hastes. Eu tenho um segredos para fazer a minha florir. Eu colo ela sempre para tomar um pouquinho de sol na parte da manhã. E rego depois que ela esfriou do sol. E batata sempre vem hastes floral da o ano todo. E coloco canela também. Espero ter ajudado aqueles que estão com as suas sem flores. Beijos meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glauciene, há quanto tempo! Também estava com saudade!

      Ótimas dicas, muito obrigado por compartilhar a sua experiência com esta orquídea! Parabéns pelas florações!

      Beijos e até mais!

      Excluir
  8. Olá Sergio.

    Sou novo por aqui e quero parabenizá-lo pelo blog e pelo compartilhamento das informações sobre orquídeas. Tenho uma Sharry Baby que comprei em set/14 com uma haste floral repleta de fores, e em pouco tempo nasceu outra, mas observei que esta não abriu tantas flores como a primeira. Moro em uma casa com um terraço bem iluminado mas sem sol direto. Passei a observar um crescimento exagerado das folhas e resolvi mudar a planta de lugar, colocando-a no quintal embaixo de um pé de carambola. As folhas continuam crescendo, já brotaram dois pseudobulbos mas por enquanto só flohas e nenhuma haste floral. Moro em Recife e rego duas vezes por semana. Gostaria de saber se estou fazendo algo errado e se o crescimento das flohas relatado acima é sinal de algum problema com a minha forma de cultivo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz Augusto, tudo bem?

      Que ótimo saber que está gostando do blog e das informações! Fico contente, muito obrigado pelas palavras de apoio!

      Esta orquídea, de fato, possui folhas bastante longas, é uma característica dela. Acho que não precisa se preocupar. Quando a orquídea muda de ambiente, leva algum tempo para se adaptar às novas condições. Geralmente, ela dará muito mais flores na estufa do produtor, com todos os parâmetros controlados. Em casa, nunca conseguimos chegar ao nível do cultivo profissional. Por isso, geralmente, temos florações mais modestas.

      No seu caso, acho que está fazendo tudo certo. Agora, é apenas uma questão de tempo, até que a planta se adapte ao novo ambiente e comece a florescer. Boa sorte e muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Obrigado pelo retorno Sergio.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz! Imagine, de nada! Eu que agradeço pela visita e participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Maria Luiza Zani Dutra15 de maio de 2015 06:11

    Olá Sergio!

    Parabéns pelas matérias e pela forma como você escreve.
    Também não consegui cuidar dessa espécie de orquídea.
    Uma vez, fui na casa de uma amiga e vi uma orquídea parecida com a “orquídea chocolate”, porém com cheiro de côco.
    Você conhece?
    Sucesso.
    Abraços
    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Tudo bem?

      Imagine, bondade sua! Que bom saber que está gostando das matérias! Sim, de fato, existe uma orquídea que tem esse perfume. Chama-se Maxillaria tenuifolia, é linda!

      Muito obrigado pelo carinho da visita e do comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Ola Oyama, tudo bom? Primeiramente parabéns pelo blog.
    Eu, lendo este artigo, me deparei com algo muito interessante em relação a rega. Possuo uma Sherry que pelo visto adora água. Ela está plantada em xaxim desfibrado e sphagnum (já comprei com esse substrato) e se eu deixar esse substrato sem água ela desidrata todinha. Sou do litoral do Rio de Janeiro. Será que essa desidratação tem a ver com outro fator q não seja a rega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Max, tudo bem? Por aqui, tudo em ordem! Que bom saber que está gostando do blog, fico feliz!

      Sim, de fato esta orquídea aprecia bastante umidade. No entanto, ela não gosta de ficar com as raízes encharcadas por muito tempo. Neste calor que fez durante o verão, com certeza, as regas diárias foram necessárias. O seu substrato retém bem a umidade, promovendo uma boa aeração. Acho que está tudo certo, sim!

      Muito obrigado pela visita e pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Walkíria Peixoto15 de maio de 2015 06:12

    Engraçado como posso ficar horas neste site! As fotografias e informações são maravilhosas, parabéns pelo belíssimo trabalho, Sergio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Walkíria, tudo bem? Imagine, bondade sua! Fico feliz por saber que está gostando, muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Boa tarde Sergio, fico muito feliz em ter encontrado seu blog, pelo que vi, aprenderei muito por aqui. Sergio tenho algumas duvidas sobre a orquídea chocolate, fico aliviada de saber que as pintinhas pretas não representam algo ruim, mas está ocorrendo algumas coisas com a minha orquídea, algumas folhas estão secando nas pontas, folhas velhas e novas, achei que ela poderia estar morrendo mas ao mesmo tempo estão nascendo novas folhas, o local que ela está, eu imagino que seja bom pelo que li em varias recomendações, e há outras orquídeas com ela que estão ok. O que está acontecendo com minha orquídea? Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea, boa tarde! Tudo bem? Que bom, seja muito bem-vinda! De fato, além das pintas, esta orquídea também apresenta este problema de secar as pontas das folhas. Pode ser por falta ou excesso de água, ambos causam desidratação. Também pode ser excesso de adubo, que causa este sintoma.

      Um grande abraço!

      Excluir
  14. olá Sergio, vi uma reportagem sobre você na tv e busquei seu blog pelo google rs.. adorei seus textos, sou nova c orquídeas, ganhei uma phals branca, dps q ela terminou a floração, a moça de lá de casa estava afogando ela regando td dia sem que eu soubesse, rs... perdi algumas folhas elas amarelaram e eu tirei com medo de ser alguma doença, dps que percebi q as raízes estavam apodrecendo, consegui contornar isso com algumas dicas na net e hj ela está com duas folhas de quando chegou mas meio moles e uma nova folha está nascendo :) queria alguma dica sobre como melhorar essas folhas meio murchas, n quero perder ela.

    Ah, sobre a matéria, acabei de adquirir uma sharry baby pela net, está p chegar, estou anciosa, espero que c ela eu n tenha problemas rs... por isso gostaria se saber o melhor substrato p ela, e, minha varanda venta o dia td, mas tem luminosidade indireta durante o todo o dia, posso cria-la lá?

    parabéns pelo blog e obrigada desde já pela atenção.

    Nyelle Rosa- Aracaju/SE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nyelle, tudo bem? Que bom saber que assistiu à reportagem! Muito obrigado pelo contato e pela visita!

      Quanto à Phal, as folhas murchas podem se recuperar depois que as novas raízes se desenvolverem. Enquanto isso, basta regar com parcimônia, não deixando encharcar. O importante é que novas folhas e raízes nasçam.

      Quanto à Sharry Baby, você pode cultivá-la neste local, apenas tomando cuidado para protegê-la do vento excessivo. Ela vai bem em substrato mix para orquídeas, com casca de pinus e carvão vegetal. Estão utilizando bastante casca de macadâmia, também.

      Um grande abraço!

      Excluir
  15. Olá Sergio
    Após a queda das folhas qual é a poda certa para ser feito na orquídea?obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael! De modo geral, as orquídeas não precisam ser podadas. Isso porque, mesmo sem folhas, os pseudobulbos antigos continuam fornecendo nutrientes para os novos brotos. Assim, somente aqueles que estejam muito secos e feios podem ser cortados.

      Um grande abraço!

      Excluir
  16. Prezado Sérgio Oyama,

    Adorável o seu trabalho. Parabéns!
    Tenho um exemplar da Ocidium Sharry Baby, fiz aquisição da mesma em Julho de 2013 com uma quantidade razoável de flores e muitos botões. Em 2014 o tivemos duas hastes floridas em momentos seguidos. Houve uma floração e logo após a queda destas flores, ocorreu outra floração. Hoje ela fica em um jardim de inverno coberto com tela para estufa. Moro em Gurupi-TO, e aqui temos altíssima temperatura e umidade razoável.
    O meu exemplar hoje possui folhas com pintinhas escuras mas estão saindo novas mudas sem pintas. Porque?
    Vc tem algum número de contato para Whatsapp?

    Agradeço sua atenção e excelente 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que bom que está gostando, muito obrigado pelo apoio! Infelizmente, não tenho utilizado o Whatsapp. Estas pintas nas folhas desta orquídea, em particular, são normais. Elas costumam surgir quando a folha vai envelhecendo. A intensidade de luz também influencia, quanto mais sol, mais pintas. Mas não é nada grave, não se preocupe!

      Um grande abraço!

      Excluir
  17. Ola Sergio,
    Boa tarde... Estou tendo um problema com um exemplar da orquídea chocolate. Embora o substrato em que ela se encontra não esteja encharcado, a parte inferior das folhas( batata) está melando. Em outras palavras acho que está morrendo. Seria alguma praga? Estou pensando em tira-la do vaso e amarra-la em um coqueiro junto com outras orquídeas. Pode me orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emanuel, boa tarde! Que pena. De fato, quando o pseudobulbo fica mole, viscoso, é sinal de que a orquídea está com excesso de umidade. Pode ser um ataque de bactérias. Esta orquídea vai muito bem amarrada em árvores, eu acho que é uma ótima alternativa, no seu caso. Espero que dê tudo certo. Apenas certifique-se de cortar todas as partes afetadas, antes de colocar na árvore.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Ganhei uma chocolate,mas não sei cuidar. As flores estão secando. O que eu faço?

      Excluir
    3. Tudo bem? Depois de um certo tempo, que varia de orquídea para orquídea, as flores naturalmente secam e caem. Novas flores irão surgir, no próximo ano. Neste caso, basta cortar a haste seca e continuar cuidando normalmente da planta.

      Um grande abraço!

      Excluir
  18. Tenho uma Oncidium Sharry, que está abrindo desde ontem, 03-02-16, com um "galho" só, mas com diversas flores abertas e por abrir. Está bem bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, José, que legal! Parabéns pela floração, adoro esta orquídea! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  19. Minhas orquídeas estão com umas pintas brancas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana, que pena. Para sabermos exatamente do que se trata, seria preciso vermos uma foto destas pintas. Se você puder publicá-la em alguma rede social, eu vejo e dou uma opinião.

      Um grande abraço!

      Excluir
  20. Oi , também adoro essa orquídeas. Comprei a minha a dois anos e só a poucos meses consegui que ela me desse flores novamente. Em compensação, mal secaram as flores e parece que ela está soltando outra haste. Estou montando um blog com fotos de flores e pássaros a maioria tiradas no meu quintal. Venha visitar. Vidanomeuquintal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris, que legal! Já estive no seu blog, está muito bem feito, parabéns! Muito obrigado pela visita e pelo convite!

      Um grande abraço!

      Excluir
  21. Olá Serginho!!! Saudade.

    Muito bom ler o seu artigo. Em junho passado não resisti e comprei um vaso da Sharry baby. Este mês ela me presenteou com uma haste de flores, pequeno, mas lindo. E vem vindo outra em seguida. O vaso está bem cheio de mudas. Quando terminar a floração será que é bom dividi-las ou colocar num vaso maior?
    Sempre aprendo com as suas matérias.

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! Tudo bem? Que saudade... Fico feliz por saber que gostou do artigo! E parabéns pelo cultivo da sua Sharry Baby! Eu sempre prefiro passar para um vaso maior. Dependendo da orquídea, ela fica ressentida com a divisão e deixa de florescer, por um tempo. Muito obrigado pela visita, adorei!

      Um grande abraço!

      Excluir
  22. Tenho uma orquídea dessa e adoro o cheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cibelle, que legal! Também gosto bastante! Muito obrigado por comentar!

      Um grande abraço!

      Excluir
  23. Olá, eu ganhei uma chocolate há um tempo e as flores não tinham mais aparecido. Agora floresceu, mas o estranho é que apesar de linda o cheiro de chocolate sumiu... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que interessante! Parabéns pela floração. Cada orquídea emite seu perfume de forma mais pronunciada em determinadas horas do dia. Algumas de manhã, outras à tarde ou até mesmo à noite. Procure tentar sentir o perfume em diferentes horários, de preferência em um ambiente fechado.

      Um grande abraço!

      Excluir
  24. Bom dia, Sérgio. Tenho uma "Sweet Fragrance" em plena floração (5 hastes com muitas flores) mas, nas 2 ou 3 últimas floradas, ela pedeu o perfume. Para mim, continua perfeita, mas gostaria de saber se isso é comum. Obrigada pelo ótimo blog. Um abraço. Angel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel, bom dia! As orquídeas costumam emitir seu perfume em determinadas horas do dia. Algumas de manhã, outras de tarde ou até mesmo à noite. Tente verificar se não é este o caso.

      Mas que bom saber que está gostando do blog, eu que agradeço pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Boa tarde, Sérgio. Obrigada pelo retorno.Vou verificar e depois te conto. Um abraço.

      Excluir
  25. Olá Sérgio,

    Confesso que é a primeira vez que entro em sua pagina, e confesso que a primeira vista adorei.
    Eu ganhei de presente uma Sharry Baby e adorei e com a sua ajuda consegui conhecela melhor.

    Obrigada
    Att Nágela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nágela, tudo bem? Que bom saber disso, fico contente! Muito obrigado pela visita e pela mensagem de apoio! Parabéns pelo belíssimo presente, que bom que o artigo ajudou. Seja muito bem-vinda!

      Um grande abraço!

      Excluir
  26. Oi Sergio!
    Ganhei uma orquídea chocolate e estou em dúvida em relação a poda.
    É minha primeira orquídea e algumas observações já encontrei aqui no seu blog!
    Na minha orquídea, a flores estão secando e caindo.. É hora da poda? E como faço? Corto aquelas finas hastes que deram flores?
    Desde já, obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog!
    Abraços,
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laís, tudo bem? Que bom, muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      No caso desta orquídea, a haste que floresceu não volta a dar novas flores. Portanto, assim que todas as flores tiverem caído, você pode cortar a haste, bem junto à base. Novos brotos serão formados, que emitirão suas hastes na época certa.

      Um grande abraço!

      Excluir
  27. Olá..gostei muito das informacões qye tem aqui.Acabo de ganhar uma orquidea chocolate..estou tentando me informar para cuidar bem dele.Já que perdi outras duas orquideas de outras especies...adoro orquideas..to com uma em casa e nao sei o que faço com ela...se mudo de vaso...se coloco terra ou somente substrato, ela nao tem .mais flores, só folhas, ja podei e coloquei canela.....se alguem puder me ajudar..Agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciane! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita! A maioria das orquídeas é cultivada somente em substrato, sem terra. No caso da orquídea chocolate, ela dará flores em hastes nascidas nos novos brotos. Os antigos não florescem mais.

      Um grande abraço!

      Excluir
  28. Olá, Sergio!
    Ha poucos dias ganhei do meu marido um vaso repleto de flores, no cartão a identificação Cherry baby, fiquei encantada com a sua beleza e o seu perfume. Como não tenho nenhum conhecimento de como cuidar, fui procurar saber tudo sobre o cultivo dela e foi desta forma que encontrei seu blog, (que já está salvo na pasta de favoritos 😊)
    Gostaria de saber, se colocar canela em pó no substrato após a floração faz com que ela floresça novamente.
    Abraço, Alessandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra, tudo bem? Que alegria saber que gostou do blog e o salvou em seus favoritos! É uma honra, muito obrigado pelo apoio!

      De fato, esta orquídea tem um perfume delicioso. A canela em pó tem propriedades antifúngicas, mas não ajuda a planta a florescer novamente. Ela é geralmente utilizada em cortes da planta, para evitar infecções. Existem adubos específicos para floração, com maior teor de fósforo.

      Um grande abraço!

      Excluir
  29. Boa tarde! Muito objetivo e esclarecedor o blog. Tenho 8 orquídeas em casa e ganhei minha primeira Sharry Baby. Num primeiro momento, comecei a cuidar dela da mesma maneira que cuido das outras, mas acho que não está dando certo. Em menos de 1 mês ela está perdendo todas as flores, e percebo que elas não tem nem aparencia nem toque de flor seca. Tenho regado somente 1 vez por semana. Diferente das outras, a única coisa que notei é que Ela veio com o musgo por cima. Vc acha que pode ser por isso? Muito sucesso e prosperidade.
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila, boa tarde! Que bom saber que está gostando do blog! Muito obrigado pela visita e apoio!

      Ao contrário da orquídea Phalaenopsis, as flores desta Sharry Baby não duram tanto. Acredito que seja um processo natural de senescência. O musgo ajuda a reter mais umidade, a princípio não faria mal. O importante é regar apenas quando o substrato estiver seco.

      Um grande abraço!

      Excluir
  30. Olá tudo bem, li todos os comentários, mas nenhum deles falam sobre em qual vaso devo plantar, pois quero comprar mudas de sharry baby e em vários sites diz que vai melhor em vaso de barro, precisa ter furos? Elas toleram qual temperatura ? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, tudo bem? Sim, é importante que os vasos para orquídeas tenham vários furos, inclusive nas laterais. O material pode ser de barro ou de plástico, dependendo da sua preferência e das condições do local de cultivo. Os vasos de barro permitem que as raízes e o substrato sequem mais rapidamente, sendo ideais para locais com boa umidade ambiente. Já os vasos de plástico retêm a umidade por mais tempo, sendo recomendados para locais de clima seco ou apartamentos em andares altos.

      O Oncidium Sharry Baby não gosta de altas temperaturas nem de sol direto. O ideal é um local sombreado, com boa luminosidade e ventilação.

      Um grande abraço!

      Excluir
  31. Caro Sergio... Parabéns pelo blog.

    Há 1 mês, adquiri uma orquídea chocolate em Morretes. Nunca vi tantas orquídeas juntas, creio que a umidade do local favoreça o crescimento delas.

    Ela ficou bem durante 2 semanas. Agora, após 1 mês, todas as flores caíram. Estava colocando água 1x por semana. Agora que todas as flores caíram, devo fazer algo? Algum corte na haste? Devo continuar com mesma dosagem de água?

    Obrigado desde já. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Arthur, tudo bem? Que bom, muito obrigado pelo apoio!

      No caso deste Oncidium, a haste que já deu flores não florescerá novamente. Você pode cortá-la bem rente à base. Futuramente, novos brotos surgirão e irão emitir novas hastes florais. A frequência da rega depende muito do clima, da estação do ano. O importante é que o substrato, aquele material que vem dentro do vaso, seque bem antes de ser regado novamente.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Olá Sergio...
      Fiz o corte conforme sua indicação.
      Semana passada percebi uma pequena haste nascendo!
      Muito obrigado por essa dica sobre o substrato!

      abraço!

      Excluir
    3. Oi, Arthur, que ótima notícia! Parabéns! Imagine, de nada!

      Um grande abraço!

      Excluir
  32. Oi Sérgio, boa tarde
    Hoje mudei de vaso uma Sharry Baby, e também tirei uma muda da touceira. Espero que tenha feito correto. Cortei dois bulbos que estavam sobrando, passei canela em pó na parte cortada. Esterilizei um vaso, a muda coloquei em vaso pequeno, e a planta mãe, escolhi um vaso maior. Vamos ver se vai desenvolver. Meu abraço e obrigada pelas orientações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia Maria, boa tarde! Que legal, espero que dê tudo certo. Imagine, eu que agradeço pela visita e por dividir sua experiência conosco!

      Um grande abraço!

      Excluir
  33. Prezado Sérgio.
    Tenho uma orquidea chocolate que floresce algumas vezes no ano.Inclusive está com pelo menos 3 hastes florescendo.Comprei uma mudinha de outra que infelizmente não cresce já tem uns 2 anos.Coloquei ela em um vaso menor para ver se cresce.Ela tem bastante luz e sol pela manhã e um pouco à tarde.O que faço para essa mudinha se desenvolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose, que pena... A muda é da mesma orquídea? Você fez bem em colocá-la em um vaso menor. O ideal é que o tamanho do vaso vá acompanhando o crescimento da planta. Se tem bastante luz, a única coisa que pode interferir é a adubação. Procure fornecer uma fórmula NPK, com macro e micro-nutrientes.

      Um grande abraço!

      Excluir
  34. Olá Sergio! Eu adoro seu site e seus textos, são muito bons!
    Eu tenho uma Sharry Baby no escritório e estamos fazendo a rega 1x por semana com meio copo de água. Agora um flor perdeu sua cor e ficou com o aspecto seco. Não sei se por causa do ar condicionado eu deveria regar 2x na semana ou o que pode ter acontecido! Me ajuda?!
    Obrigada, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz, tudo bem? Que alegria saber que está gostando do site, muito obrigado pelo apoio!

      Com o tempo, as flores vão perdendo o viço e acabam secando e caindo. É normal, faz parte do ciclo. Após todas caírem, no caso desta orquídea, a haste pode ser cortada, bem junto à base. No ano que vem, um novo pseudobulbo irá florescer.

      A rega pode ser mais abundante, inclusive debaixo da torneira, deixando a água passar várias vezes. O importante é que o excesso escoa bem e o substrato tenha tempo de secar até a próxima rega.

      Um grande abraço!

      Excluir
  35. Olá Sérgio! Há um ano que eu resolvi comprar uma orquídea Chocolate, que já veio com dois maravilhosos pendões. Floresceram por muito tempo e murcharam, infelizmente. Continuei cuidando da maneira que você aconselha e eis que hoje , qual não foi a minha surpresa, descobri que já estão saindo dois novos pendões, após um período em que a muda se desenvolveu de maneira primorosa. A minha dúvida é se eu posso mudar de posição os dois arames que sustentavam os antigos pendões, para que passem a sustentar os novos pendões que estão surgindo.É necessa´rio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mércia! Tudo bem? Que ótima notícia, parabéns pela nova floração! No caso das orquídeas do gênero Oncidium, como a chocolate, não é obrigatório prender as hastes florais com os arames. Estes tutores costumam ser usados pelos produtores, para proteger as flores durante o transporte. Também por uma questão estética. Mas você pode mantê-las livres e pendentes, sem problemas. Neste começo, é melhor não mexer nos pendões, para evitar que se quebrem.

      Um grande abraço!

      Excluir