A exuberância de uma orquídea caribenha


Micro-orquídea Tolumnia híbrida
Tolumnia híbrida

Esta pequena orquídea de colorido variado e exótico já pertenceu ao gênero Oncidium. Devido ao fato de suas folhas crescerem aos pares, umas montadas sobre as outras, esta orquídea era comumente chamada de Oncidium equitante. Após uma recente reclassificação (os estudiosos de orquídeas adoram fazer isso), esta planta pertence atualmente a outro gênero, especialmente criado para ela: Tolumnia.

Orquídea originária das ilhas do Caribe, a Tolumnia vem sofrendo constantes cruzamentos com o intuito de se obter plantas mais resistentes, de fácil cultivo e extremamente floríferas. A diversidade de cores e padrões de estampas dos híbridos atuais é impressionante. Graças a este intenso trabalho de hibridização, hoje é possível cultivar estas micro-orquídeas em ambientes com pouca luz, em apartamento, no parapeito de uma janela ou na área de serviço.

Em relação às condições de cultivo, a orquídea Tolumnia aprecia locais com temperaturas mais elevadas e uma alta umidade relativa do ar. Apesar disso, não tolera ficar com as raízes úmidas por muito tempo. É necessário que estejam expostas a locais bem ventilados, de modo que o substrato seque rapidamente.

A radiante orquídea que ilustra o post de hoje me foi presenteada no Natal, pelos meus tios Hiroko e Takashi Matsumoto. Sempre tive uma grande admiração pelo colorido exótico desta orquídea, mas nunca tive coragem de cultivá-la. Com este belíssimo presente, ganhei também a oportunidade de conhecer uma nova orquídea e aprender sobre suas necessidades de cultivo. Aos meus tios, que sempre têm me apoiado nesta trajetória, deixo meu muito obrigado por tudo!

16 comentários:

  1. maria rita cabral15 de maio de 2015 06:15

    Linda planta e belíssimo artigo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Rita! Fico muito feliz por saber que gostou!

      Imagine, eu que agradeço a você pelo carinho da visita! Sua opinião é sempre muito importante para mim!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Um arraso!! Lindíssimas, exóticas e delicadas. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Alexia? Que bom que gostou desta pequena! De fato, acho o colorido bem exótico!

      Muito obrigado pelo apoio do seu comentário, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá! Que belíssima orquidea! Vc falou que ela é pequena mas não especificou qtos centimetros ela alcança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone! Tem razão, faltou esta informação no texto. A flor da Tolumnia tem cerca de 2 cm de diâmetro, podendo variar um pouco.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Amooo!! Orquideas sao maravilhosas eternamente!!! Sao as minhas preferidas!!! Felicidades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shirley, que legal! Muito bom saber que gosta de orquídeas! Super obrigado pelo comentário e pelo apoio!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  5. OLA SERGIO!!!!

    É COMO VC MESMO DISSE … EXÓTICA E RADIANTE ….
    ELA É SIMPLESMENTE MARAVILHOSA…MAGNÍFICA ….QUE CORES …
    PARABENS AOS TIOS PELO BOM GOSTO EM PRESENTEA-LO.

    FORTE ABRAÇO.

    LEILA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila, tudo bem com você? De fato, gosto bastante desta pequena orquídea! Fico feliz por saber que também gostou, muito obrigado pelo carinho do comentário, sempre!

      Um grande abraço e até mais!

      Excluir
  6. Que flores belíssimas e exóticas,Sérgio!!! Fico imaginando a tua alegria ao receber este tão lindo e especial presente! Também amo ser presenteada com plantas!!! E sei que pra você, criar esta linda plantinha vai ser mais um adorável desafio, que com certeza, com seu carinho e dedicação,vai se converter em mais uma nova estória de sucesso com as orquídeas. Por aqui, no Rio, as plantas em geral tem sofrido muito à escassez de chuvas. Passamos mais de 2 semanas sob um calor escaldante, quase um “Saara” (Rs…), e só ontem à noite é que voltou a cair uma chuvinha em nosso quintal. Mas até que nossas orquídeas têm resistido bravamente e algumas até floriram pra alegrar os nossos calorentos e áridos dias. Hoje, no início da tarde, outra chuva caiu por aqui, trazendo um pouquinho de alívio no meio dessas altas temperaturas…Fico aqui torcendo para que o nosso clima fique mais equilibrado no nosso Brasil daqui pra frente, para conforto nosso,das nossas plantinhas e dos nossos animais!
    Tudo de bom e um ótimo fim de semana pra vocês!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa, tudo bem? Há quanto tempo! Fico muito feliz por saber que gostou destas flores! Muito obrigado pelo carinho e pelas palavras de apoio! De fato, o clima tem castigado bastante nossas plantas. E a chuva que não vem… Vamos torcer para que as coisas melhorem, em breve!

      Agradeço de coração pelo carinho do seu comentário, é sempre uma alegria recebê-la aqui no blog!

      Um grande abraço e um excelente final de semana para você também!

      Excluir
  7. Indiscutivelmente este gênero nos presenteia com orquídeas de florações incríveis e repletas de beleza, cores variadas, mas uniformes! Parabéns; abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Pois é, também aprecio bastante este gênero. Você sempre gentil, muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Flores muito bonitas, Sergio. Eu tenho alguns híbridos de Tolumnia e todos são fantásticos. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel, tudo bem? Há quanto tempo! Que bom saber que gostou, conheço sua coleção de Tolumnia e gosto bastante dela! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir