Orquídea Tolumnia, presente especial


Micro-orquídea Tolumnia
Tolumnia

Na semana passada, comentava com vocês sobre a falta de novidades por parte das minhas orquídeas. Ao que parece, nenhuma está sequer próxima de uma floração. Por outro lado, neste final de semana, durante a comemoração de um evento muito especial para a família, tive a grata surpresa de ser presenteado com várias orquídeas, uma mais bonita do que a outra.

Meus tios, Hiroko e Takashi Matsumoto, empresários da Kiforma Plásticos, estão sempre garimpando orquídeas interessantes para me presentear. A esta altura, boa parte da minha coleção é composta por exemplares que eles selecionaram. Desta vez, dentre várias outras, ganhei três belíssimas orquídeas do gênero Tolumnia, também conhecidas como Oncidium equitante, que estão representadas na montagem da foto em destaque.

A forma das flores destas delicadas micro-orquídeas híbridas lembra bastante a das populares bailarinas, geralmente amarelas. As Tolumnias são extremamente coloridas, ricamente desenhadas, de forma bastante diversificada. A impressão que se tem é de que não há uma igual à outra. São orquídeas típicas das ilhas do Caribe, apreciando temperaturas mais elevadas e alta umidade relativa do ar. Florescem na primavera.

Como ganhei estas orquídeas floridas, estou aproveitando o momento, admirando e fotografando cada detalhe. O próximo desafio será cultivá-las a contento, já que são plantas que têm suas peculiaridades. Vou mantendo vocês informados sobre este processo. Aos meus tios, deixo meu muito obrigado, de coração, por mais este belíssimo presente!

14 comentários:

  1. Viu só?? Agora tem um monte de novidades para nos passar!!! Fiquei maravilhada com elas… Qual a mais linda?? Difícil escolher… Aguardaremos detalhes!! Felicidades com elas, abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Pois é, foi uma grata surpresa! Considero-me abençoado por estar cercado de tantas pessoas generosas! E você é uma delas, muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Aguardando pacientemente a próxima primavera ;) São lindas em absoluto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Gabriela! Também achei um espetáculo. Que ótimo contar com a sua companhia e apoio, muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Sérgio! Parabéns pelos belíssimos presentes; vida longa aos seus tios! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, amém! Também gostei bastante destes presentes! Que bom ler seu comentário, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. lindas e delicadas amigo. Bela maneira de presentear de seus tios. Tenho uma delas apenas…
    M Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Rita! Fico feliz por saber que gostou destas pequenas! Muito obrigado pelo carinho da sua visita, para mim é sempre uma honra!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Sérgio,
    Eu também cultivo algumas plantas do género Tolumnia e considero-as fascinantes: pelos intensos coloridos, pela sua forma e delicadeza e pela incrível variedade de desenhos que nelas conseguimos encontrar. Estas suas apresentam cores magníficas e os seus familiares tiveram muito bom gosto pela forma como o presentearam. Parabéns.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Américo? Para mim é sempre um prazer e uma honra receber seus comentários! Fico feliz por saber que cultiva este gênero de orquídea, sua coleção é magnífica. Muito obrigado pelo prestígio da sua visita e pela gentileza da mensagem!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Hola, Sergio. Qué bellas son las Tolumnias, yo tengo dos que compré florecidas pero no han vuelto a florecer, están sembradas en palitos y sacaron retoños pero nada de flores. Podrías explicar con más detalles sus exigencias de cultivo? les gusta la luz o no? y el riego? te agradezco tu ayuda.
    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elena, tudo bem? As Tolumnias gostam de bastante luz, podendo inclusive pegar um pouco do sol da manhã. Também apreciam bastante umidade, mas não gostam de ficar com as raízes encharcadas. A rega só deve ocorrer quando o substrato estiver seco. Torço para que suas orquídeas floresçam em breve. Boa sorte e muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Oi Sergio e Elena. Depois de varias tentativas frustradas de cultivar a Tolumnia, só consegui sucesso depois que me ensinaram a usar como substrato só pedra britada bem miúda. Agora ela está indo muito bem.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinicius! Que ótima dica, muito obrigado por compartilhá-la! Vou tentar fazer isso aqui, valeu pela informação!

      Um grande abraço!

      Excluir