Orquídea Oncidium Twinkle - Detalhes


Micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

A orquídea de hoje é dedicada a uma leitora que nos acompanha de maneira muito carinhosa e participativa, a Vera Lima. Já há bastante tempo, ela nos escreveu, através da fan page do Facebook, sobre seu desejo de ver esta orquídea mais de perto, a fim de observar os detalhes de cada flor.

Hoje, embora atrasado, venho cumprir a promessa de mostrar uma macrofotografia da minúscula flor desta micro-orquídea híbrida, o Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'. Como as hastes, com seus ramos secundários, são densamente povoados de flores, fica difícil ver cada uma separadamente. Além disso, embora pequenas, estas flores são incrivelmente complexas.

Na foto acima, uma dentre dezenas que tirei, consegui isolar um pouco a flor desta perfumada orquídea amarela. Acho que ela se parece com um anjo. Infelizmente, a foto não é capaz de ressaltar toda a beleza tridimensional desta intrincada estrutura. Este elemento mais protuberante, bem no meio da flor, cheio de saliências, é denominado 'calo'. Foi a partir desta característica morfológica que todo o gênero Oncidium foi nomeado, já que deriva do termo grego onkos, que significa saliência, protuberância. É a mesma etimologia da palavra oncologia, referente a tumor.

Explicações técnicas à parte, deixo vocês e a Vera Lima com a imagem desta simpática micro-orquídea que é um dos xodós da minha coleção. Nem sempre consigo atender aos pedidos dos leitores. Muitos me pedem para ver a parte vegetativa da planta, mas não costumo fotografá-la. Na maioria das vezes, as folhas das minhas orquídeas estão em péssimas condições. Ainda assim, é sempre um prazer receber as mensagens e pedidos das pessoas que nos acompanham com tanto carinho e interesse. Um grande abraço e um muito obrigado a todos!

8 comentários:

  1. Olá Sérgio; parabéns!
    Com fotos assim conseguimos nos aproximar um pouco mais de uma compreensão, da beleza e da perfeição das orquídeas; nunca do todo!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Que bom saber que gostou da foto, fico contente! Muito obrigado pela gentileza do seu comentário, sempre inteligente e construtivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que maravilha Sérgio, não sei o que mais me encantou, se a foto ou o texto! Para mim o anjo está nítido na foto, e gostei de saber a origem da palavra oncidium. Eu sempre tive curiosidade a esse respeito, mas só pensava no assunto quando estava às voltas com meus vasos. Depois o assunto caia no esquecimento e eu nunca parava para pesquisar. Agora veio de graça, e graciosamente, através do seu texto tão agrádavel de ler. Estou com algumas orquideas floridas, e gosto de brincar de fotografá-las. Sempre que faço isso, lembro de você! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra! Tudo bem? Que grande alegria saber que gostou do artigo! Muito obrigado pelas palavras carinhosas e de apoio, adorei! Fico feliz por saber que também gosta de fotografar orquídeas! Agradeço, de coração, pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. amigo que maravilha. eu amo tudo que aprendo contigo. Acabei de adquirir uma e estou ansiosa com o crescimento das hastes. Será que minhas flores serão iguais e perfumadas? Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, tomara que sim! Bela aquisição, gosto muito deste Oncidium.

      Boa sorte e tudo de bom! Bjos!

      Excluir
  4. A minha já esta com duas hastes crescidas, quando se abrirem as flores eu fotografo bem bonitinha e te envio. Ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, que legal! Parabéns! Vou aguardar ansioso pela foto, muito obrigado!

      Beijos!

      Excluir