Orquídea acordando para trabalhar


Mini-orquídea Laelia longipes
Laelia longipes

Tudo bem, Pessoal? Há algum tempo, venho comentando com vocês sobre a falta de novidades em relação às orquídeas aqui no apartamento. Pois hoje, para minha grande surpresa, deparo-me com estes dois belíssimos botões florais, já em adiantado desenvolvimento.

Trata-se da mini-orquídea Laelia longipes, ou Hoffmannseggella longipes, que costuma acordar para trabalhar nesta época, aqui no orquidário. Durante os meses do outono e inverno, ela passa o tempo todo dormindo, sem dar sinal de vida. Nada de flores, brotos ou raízes. No começo da primavera, podemos observar o início da brotação de vários novos pseudobulbos.

O interessante nesta orquídea é que os botões florais desenvolvem-se às escondidas, dentro do broto em formação. Quando a folha se abre, lá estão os botões, já bem desenvolvidos. Com isso, todos os anos acabo tendo uma grata surpresa ao me deparar com uma floração pela qual não esperava.

Como de costume, volto em breve com a floração desta mineiríssima mini-orquídea de colorido exótico. Sou suspeito para opinar, mas acho que vale a pena aguardar! Até lá!

14 comentários:

  1. Fantástico, Sérgio. É uma das mais gratas alegrias nos depararmos com botões que passaram despercebidos, escondidos… Quando menos esperamos: voilá!!! É só felicidade. Aguardo o despertar da flor! Abraços, querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana, tudo bem? Que ótimo vê-la por aqui! De fato, estas aparições inesperadas são as melhores! Muito obrigado pelo carinho e interesse, prometo trazer novidades em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Gabriela Yokomizo15 de maio de 2015 07:22

    Estou curiosa para vê-las!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela! Eu também, mal vejo a hora! Muito obrigado pela visita e pelo interesse, vou mantê-la informada sobre o andamento desta floração!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Viu só?! E há poucos dias vc reclamava que não havia nada de novo no orquidário… rsrsrs… À espera, aqui!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alexia! Veja que interessante, por esta eu não esperava! Para mim é sempre um prazer e uma honra receber sua visita, muito obrigado pelo apoio e carinho! Assim que tiver novidades, mostro para você!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá Sérgio…mas que maravilham hein! Surpresas assim costumam ser ainda mais valorosas e recompensadoras; boa sorte no desenrolar e aguardo sim, as flores …
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Tudo bem? Pois é, são estes pequenos acontecimentos que nos motivam a cultivar estas plantas especiais! Que ótimo receber sua visita, muito obrigado pelo comentário e pelo interesse! Prometo mostrar a floração completa, em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Que botões maravilhosos,Sérgio! Com certeza, são como pequenos e delicados “presentes” da natureza! E como é bom aguardar estas belas surpresas,não é? Principalmente depois de uma temporada “sonolenta” de inverno…(Rs…)Eu mesmo fico logo empolgada quando vejo novos botões nas minhas plantinhas…Para mim, cada florescer é sempre uma nova emoção e uma nova e genuína alegria!!!
    Abraço grande pra ti!!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Com certeza, é sempre uma grata surpresa encontrar botões em nossas plantas! Que bom saber que gostou, prometo trazer novidades, em breve! Muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Sergio, estou precisando do seu email pra lhe enviar algumas imagens do novo micro orquidário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calil! Que legal, muito obrigado pela consideração! Vou enviar uma mensagem para o seu e-mail.

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Sergio

    Boa noite

    Tire uma duvida, o Dendrobium após florecer devo cortar o bulbo, ou poderá florir novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Armindo, boa noite!

      Em alguns casos, ele pode florescer novamente. É bom manter os bulbos antigos porque eles ajudam no crescimento dos novos brotos. Muito obrigado pela visita e pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir