Mini Cattleya dorminhoca


Mini-orquídea Laeliocattleya Pink Favourite
Laeliocattleya Pink Favourite

Tudo bem, Pessoal? Hoje seria o dia de mostrar os botões florais de alguma orquídea, mas infelizmente eles não deram o ar da graça por aqui. Aliás, devo confessar que, no momento, não há absolutamente nada de interessante no orquidário. Se as coisas continuarem neste ritmo, vou acabar mostrando raízes e folhas aqui no blog.

Para preencher esta lacuna, reapresento uma mini-orquídea que floresceu no início do ano, a Laeliocattleya Pink Favourite. Esta miniatura de Cattleya passa boa parte do ano em dormência. No final da primavera, início do verão, começa a desenvolver novos pseudobulbos. Antes mesmo de amadurecerem, já florescem, em pleno verão. Após o término da floração, ela volta a entrar em sono profundo.

Este período de dormência, pelo qual todas as orquídeas passam, pode ser mais breve ou demorado, de acordo com a espécie. De modo simplificado, trata-se de um descanso para a planta, durante o qual não se observam as formações de novas raízes, brotos, folhas ou flores. Este é o tema de um artigo que escrevi para a revista Como Cultivar Orquídeas, da Editora Casa Dois, que deverá estar nas bancas em alguns dias. Desde já, deixo meu convite para que vocês confiram a matéria. Muito obrigado!

6 comentários:

  1. Ah!! Por isso ela é tão linda: passa todo tempo dormindo, prá se preservar!! Não se estressa, não se preocupa, só cultiva sua beleza… É maravilhosa, em sua cor deslumbrante! Bom sono!!! rssrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Alexia! Já acorda maravilhosa, hehehe! Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Pode mostrar as raízes e as folhas, eu adooooooooooooooro. Olho-as atentamente e com muito cuidado. Mas eu vou ler sua indicação. Fico impaciente com a dormência delas. Nem eu durmo tanto. kkkkkkkk. bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, que bom saber disso! Muito obrigado por ler e comentar o artigo, sua visita é sempre uma alegria para mim!

      Beijos e até mais!

      Excluir
  3. Olá Sérgio tudo bem amigo eu tenho duas LC tropical flick são os meus xodos essa semana vou pegar mais duas que encomendei as folhas e os bulbus delas brilham e as flores duram muito com trinta dias parece que acabou de abeir e está com cinco espatas e uma haste com três flores o perfume e suave parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que legal, parabéns pelas orquídeas da sua coleção! Bom saber que estão indo bem, parabéns pelo cultivo!

      Muito obrigado pela visita e por compartilhar sua experiência!

      Um grande abraço!

      Excluir