Micro-orquídea florífera e perfumada


Micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

Esta é uma orquídea cuja floração ocorreu há alguns meses. Volta e meia, fico tão empolgado com as flores das minhas orquídeas que acabo fotografando as coitadas até a exaustão. Aos poucos, vou trazendo para vocês aquelas fotos das quais eu mais gosto, sob ângulos inéditos.

O Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy' é uma micro-orquídea híbrida que costuma produzir generosas florações. De um mesmo pseudobulbo, cheguei a presenciar a emissão de até três hastes florais simultâneas. De cada uma delas emergem várias hastes secundárias e centenas de delicadas micro flores douradas.

Outra característica marcante desta orquídea é seu pronunciado perfume adocicado, que lembra o aroma da baunilha. Curiosamente, este híbrido descende do Oncidium ornithorhynchum (ou sotoanum), famoso por exalar um odor forte e não muito agradável.

O único desgosto que esta pequena joia me dá é em relação à sua folhagem. Aqui no apartamento, com o passar do tempo, as folhas vão ficando pintadas, amarelam e secam a partir das pontas. É ridículo, eu vou cortando as pontinhas secas, e a folha continua secando. Até um ponto em que não resta mais folha alguma. Apesar disso, a floração vem abundante e os novos brotos crescem normalmente. Presentes que compensam o pequeno stress com as folhas.

10 comentários:

  1. muito bonita floração, parabéns pelo cultivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Rita, tudo bem? Que bom que gostou, muito obrigado pela visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que espetáculo! Um verdadeiro show esta profusão de flores. Formam um conjunto lindo. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Também gosto bastante do conjunto destas flores! Que ótimo receber seu comentário, muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. são tão bonitas de se ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Luisa! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. o amarelamento das pontas dessas orquideas( com progressão para toda folha e depois cairem) que eu chamo de folhas moles como oncidium miltonias etc se deve a uma adubação,ou excesso de adubo ou enraizadores que contenham AIB.nesse caso controlei esse problema aplicando nessas plantas uma dosagem de 1/3 da recomendada tipo 1 ml por litro eu coloco 1 ml para 3 litros.quanto aos enraizadores eu deixei de usar nesse tipo de planta abraço Euler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Euler, tudo bem? Que ótimo, muito obrigado pelas informações! De fato, eu uso enraizadores e adubo bem (uso metade da dose recomendada). Vou seguir seus conselhos, agradeço pela ajuda!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Maria da Silva Sant anna15 de maio de 2015 07:34

    Parabéns… Maravilhosa sua orquídea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Maria? Que bom saber que gostou! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir