Uma orquídea ideal para os ansiosos


Mini-orquídea Laelia alaorii
Laelia alaorii

Tudo bem, Pessoal? Hoje, no dia reservado aos botões florais, trago uma dica que talvez possa ajudar aqueles que sofrem de ansiedade à espera das florações de suas orquídeas.

Já comentamos aqui sobre a espata, cujo surgimento em uma orquídea costuma causar comoção naqueles que aguardam há tanto tempo por uma florzinha. Infelizmente, esta estrutura, por si só, não é garantia de que uma floração está se aproximando.

Para contornar este problema, sugiro esta mini-orquídea exclusivamente baiana, Laelia alaorii, que foi nossa estrela no início da semana. Além de bastante generosa, florescendo várias vezes por ano, ela tem a delicadeza de nos avisar quando irá florir, antes mesmo que o novo broto amadureça.

Como vocês podem ver na foto em destaque, o novo pseudobulbo nem se formou completamente e a folha, ainda fechada, já revela que traz novidades em seu interior. Sempre quis mostrar este momento para vocês, mas nunca conseguia um bom ângulo para evidenciar o broto rechonchudo, característico desta orquídea, quando guarda um botão floral dentro de si.

De acordo com a minha experiência, todo pseudobulbo que esta simpática mini-orquídea emite acaba florescendo, infalivelmente. No entanto, na eventualidade de não haver botões florais, o orquidófilo ansioso já saberá com bastante antecedência da má notícia. O broto virá magrinho. Nada de espata seca ou vazia, nada de suspense. A transparência em prol do orquidófilo ansioso.

10 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Rita! Imagine, eu que sou muito grato pela oportunidade de sempre aprender com você! Muito obrigado pela visita e pelo carinho do comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns suas informações são otimas. tenho uma orquidea que ainda não consegui classifica-la é aqui da região norte do mato grosso nasceu em um tronco que eu trouxe da fazenda esta com botões. vou publicar se puder me ajudar ficarei grata.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      Sim, fico à disposição para ajudá-la na identificação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Francine Lacerda15 de maio de 2015 21:39

    Comprei uma Laelia alaorii em Agosto na feira da AOSP. Fui correndo ver o novo broto, e sim, ele está gordinho. :D
    Obrigada pela dica.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine! Que legal, parabéns! Imagine, eu que agradeço a você pela visita e por compartilhar conosco este momento especial!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olha que interessante, não conhecia esse “fato”!
    Obrigado Sérgio, pela valiosa dica! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Que bom receber sua visita! Imagine, eu que agradeço pelo comentário, sempre tão gentil!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Nossa Sergio, que interessante!
    Creio que seja a orquídea perfeita para mim que sofro profundamente de ansiedade múltipla..hahaha
    Quando ganho uma orquídea vejo que ela poderá florescer, já fico logo louca esperando ela despontar, e nem sempre o resultando tem um final feliz não é?

    Parece que esta é mais resistente, mais fácil de observar e acompanhar. Não ,me esquecerei da variedade dela: Laelia alaorii, um bela orquídea por sinal!
    Será que eu consigo encontrar aqui em Vitória amigo?
    Mas vou procurar, gostei demais em conhecê-la!!
    Agradecida por sempre apontar soluções para quem é apaixonada por orquídeas como eu, mas não consegue mantê-las “vivas” por muito tempo..rsrs

    Beijos e linda semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Tudo bem? Imagine, como você é leitora assídua do blog, tenho certeza de que está se tornando uma expert no assunto! Inteligência e sensibilidade não lhe faltam! Que bom saber que gostou da sugestão! Sim, certamente encontrará esta mini-orquídea em Vitória. Há muitos orquidófilos de renome no seu estado. Muito obrigado pela visita e pelo carinho da mensagem!

      Um grande beijo e uma excelente semana para você também!

      Excluir