Orquídeas, alegrias e alguma tristeza


Orquídeas Sophronitis Arizona e Oncidium Twinkle
Sophronitis Arizona e Oncidium Twinkle

Tudo bem com vocês, Pessoal? Há alguns dias, estava eu a relembrar como o ano passado foi agitado e glamouroso para as Orquídeas no Apê. Iniciamos uma frutífera parceria com o portal Minhas Plantas, da jornalista Carol Costa. E, graças a ela, tivemos a oportunidade de expor quadros de nossas fotos na maior exposição de plantas e flores da América Latina, a Expoflora, em Holambra. Como consequência deste evento, expusemos um número ainda maior de fotos na tradicional exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas. E, por fim, fui convidado a ministrar uma palestra sobre o cultivo de orquídeas em apartamento, na exposição da Associação Orquidófila de São Bernardo do Campo. Foi um ano incrível.

Neste ano, nada disso aconteceu. Foi decepcionante porque achei que estes eventos seriam o início de uma promissora atividade profissional. Hoje, refletindo com calma, concluo que meu estado mais depressivo me impede de ver todas as coisas maravilhosas que ocorreram em 2014. Conheci um talentoso e renomado florista, Marcio Leme, da Milplantas. Graças a ele, iniciamos uma parceria com o Vamos Receber, de Thais e Maria Emília Senna. Mais importante do que a parceria, ter conhecido estas pessoas, amigas e generosas, foi uma dádiva. Também graças ao Marcio, concedi uma entrevista à revista Orquídeas da Natureza, publicação especial da tradicional Revista Natureza.

Recentemente, fui procurado pela repórter Mariana Alvim, do jornal O Globo Niterói, que me solicitou informações para a elaboração de uma pequena matéria com dicas para o cultivo de orquídeas em apartamento. Fiquei contente porque a Mariana me contou que, ao pesquisar sobre a pauta da matéria, ouviu indicações positivas sobre o nosso trabalho aqui no Orquídeas no Apê.

Este também foi um ano especial porque, graças à Thais e à Maria Emília, pudemos participar da elaboração de vários artigos sobre cultivo de orquídeas, que foram publicados em Casa Vogue. O artigo mais recente pode ser lido através deste link.

Por fim, mas não menos importante, atingimos duas importantes marcas que meu desânimo nem me permitiu comemorar apropriadamente. Após menos de um ano de atividade, temos mais de 6.000 seguidores no Instagram. Paralelamente, também alcançamos a marca dos 6.000 seguidores no Facebook. Muito mais do que números, estas pessoas são familiares e amigos queridos, que têm nos acompanhado e apoiado de uma maneira generosíssima.

Para celebrarmos estas conquistas, trouxe esta alegre dupla de orquídeas, a Sophronitis Arizona, em vermelho, emoldurada pelo Oncidium Twinkle, em amarelo. A todos vocês que nos acompanham, deixo meu muito obrigado, de coração!

12 comentários:

  1. Américo Pereira15 de maio de 2015 20:50

    Bem haja Sérgio, pela qualidade de todo o trabalho até aqui desenvolvido por si. Com certeza, irão surgir muitas mais oportunidades, que compensarão o seu esforço e a sua dedicação ao cultivo e divulgação das orquídeas.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Tudo bem? Que alegria receber a sua visita e ler sua mensagem! Tomara que sim, muito obrigado pelas palavras de apoio e incentivo! São muito importantes para mim, é uma honra ter a amizade de um grande orquidófilo como você!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns por cada uma de suas conquistas, Sergio! É por merecimento, competência e paixão pela profissão! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivani, imagine! Você sempre um amor de pessoa! Muito obrigado pelo carinho da sua mensagem, é um grande privilégio ter a sua companhia e apoio nesta jornada!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Só coisas boas a comemorar!! Diferentes, a cada ano. Como as floradas das nossas amadas plantas! Bola prá frente, que não é qualquer perfil que é seguido por 6.000 pessoas! Parabéns e ânimo!! Muito ânimo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Só de ler sua mensagem já me faz sentir muito mais confiante! Que privilégio poder ter a sua companhia e apoio durante esta jornada. Muito obrigado, de coração, por todo o apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Elizabeth Heringer15 de maio de 2015 20:51

    Seu trabalho é perfeito, maravilhoso. E a sua prestatividade é inigualável! Voce é o bem pessoa !Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Beth! Imagine, você sempre um amor de pessoa! Adoro receber suas mensagens, muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Sérgio, meu querido e encantador amigo, SEMPRE!
    As orquídeas que nos uniram e nossos laços crescem a cada dia!

    E eu tenho muito que agradecer a você que sempre traz beleza para os meus olhos , enchendo o meu coração de felicidade ,só pelo fato de admirar orquídeas gloriosas assim! uauuuuuuuu

    Você está escalando o caminho do sucesso. Tanta coisa boa acontecendo, mas como disse em seu artigo, parece que tem uma névoa escondendo seu progresso. Mas não é nada disso, pois é só você que ainda não sentiu a temperatura e pressão amigo!
    Você, em tão pouco tempo, adquiriu milhares de seguidores no facebook e instagram! Nossa, 6000 seguidores amigo! Consegue visualizar algo tão grandioso assim? E em tão pouco tempo! Sabe, eu estou lá no meu cantinho, fazendo das tripas coração, para levar um pouco de alegria e saúde para os meus 2000 seguidores..rsrs e como é difícil manter..hahaha

    A palavra certa é PERSEVERANÇA!
    Você já venceu, mas falta apenas você mesmo reconhecer isso amigo!
    Por isso, erga a cabeça, siga em frente que vem muita coisa boa por aí!
    Tente manter o otimismo, sei que é difícil seguir à risca, quando alguém chega e fala que devemos manter sempre o pensamento positivo. Mas por incrível que pareça, ajuda muito e sabe quem? A você mesmo! Pois é você que tem que se sentir bem consigo mesmo, o resto não importa!!

    Parabéns amigo, e não se preocupe, coisa muitos melhores te receberão de braços abertos, basta acreditar!!
    Beijos e uma semana especial, linda, vermelha e intensa como sua orquídea que ilustrou este belo artigo!! Linda demais da conta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Você é uma referência para mim, um exemplo a ser seguido. Admiro o seu alto astral, bom humor e alegria! Ter a sua amizade e receber o seu apoio é um grande privilégio para mim. Que linda a sua mensagem, tenha certeza que ela é muito importante neste momento. Concordo plenamente, acho que temos que perseverar e as coisas boas acabam acontecendo. Você é um exemplo disso, com seu belíssimo trabalho.

      Muito obrigado por tudo, de coração! Adorei sua visita!

      Um grande beijo e tudo de bom!

      Excluir
  6. Prezado Sergio Oyama Junior!
    Em poucas palavras, Vc nao imagina a admiracao que lhe devotam muitas e muitas e muitas pessoas no meio orquidofilo; tanto por sua pessoa em si quanto pelo que o orquidofilo ja “criou” em beneficio da orquidofilia.
    Os convites para os eventos – de fato muito importantes – materializam e simbolizam o prestigio dessa admiravel personalidade: Sergio Oyama Junior.
    Abrs. luiz fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz Fernando! Imagine, você sempre muito gentil! Agradeço de coração pelas palavras de apoio e incentivo, não mereço tanto. Que ótimo ler seu comentário, muito obrigado pela valiosa participação!

      Um grande abraço!

      Excluir