Orquídea sapatinho do Novo Mundo


Orquídea Phragmipedium Sedenii
Phragmipedium Sedenii

As orquídeas popularmente chamadas de 'sapatinho' podem ter diferentes origens. As espécies mais conhecidas do público em geral pertencem ao gênero Paphiopedilum e vivem do outro lado do mundo. São orquídeas típicas de países da Ásia tropical, como Tailândia, Filipinas, Índia e China. Aqui no Brasil, o híbrido Paphiopedilum Leeanum é bastante difundido e pode ser facilmente encontrado nos jardins de muitas residências.

Há, no entanto, um grupo menos popular de orquídeas sapatinho que habita exclusivamente o continente americano. São os chamados New World Slippers, os sapatinhos do Novo Mundo. Pertencentes ao gênero Phragmipedium, estas orquídeas podem ser encontradas desde o sul do México até a Bolívia, habitando também boa parte do território brasileiro. São plantas que foram descobertas no século XIX e vêm sendo cultivadas desde então.

O cultivo destes sapatinhos vai na contramão de muitos paradigmas estabelecidos para a maioria das orquídeas que conhecemos. São plantas terrestres, mais precisamente humícolas, já que crescem no solo, sobre a camada de húmus. Ao contrário das orquídeas epífitas, que não suportam ficar com as raízes encharcadas por muito tempo, as orquídeas do gênero Phragmipedium são frequentemente encontradas próximas a correntes de água, apreciando bastante umidade, tanto no ambiente como no substrato.

A orquídea sapatinho que ilustra este artigo, Phragmipedium Sedenii, é velha conhecida dos leitores do blog. É a única que tenho e vale por muitas. Isto porque apresenta a floração sequencial, sendo capaz de permanecer florida por meses a fio, emitindo novos botões florais, um após o outro. Espero, em breve, adquirir algumas outras espécies deste belo gênero para que lhe façam companhia.

14 comentários:

  1. O que me encanta, particularmente, é a delicadeza das cores desta orquídea. Maravilhosa. Acho que é o sapatinho da Cinderela!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! É verdade, também adoro as cores deste sapatinho! Adorei a comparação, parece mesmo da Cinderela! Você sempre um amor de pessoa, muito obrigado pela visita e pelo comentário carinhoso!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Uma flor fantástica! Parabéns por esta bela orquídea crescendo! O Phrag são minha inacabada, no entanto, eu não tentei qualquer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel! Tudo bem? Fico feliz por saber que gostou desta orquídea! De fato, é uma das minhas preferidas! Muito obrigado pelo apoio da sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. WANIA Maldi Velloso15 de maio de 2015 21:10

    Simplesmente maravilhosa, linda linda demais, amo orquídeas, mara mara, maravilhosa que Deus perfeito, Parabéns vocês que estuda está espécies, abraços a todos vocês gênios!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wania! Imagine, muita bondade sua! Estamos sempre aprendendo. Mas que bom saber que gosta de orquídeas, muito obrigado pelo carinho da sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Maravilha Sérgio, como sempre pontual.

    Eu estava vacilando no cultivo em relação a umidade, mas vou corrigir isso.

    Abração e muito obrigada,

    Francis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francis, tudo bem? Pois é, esta é uma das poucas orquídeas que podemos regar à vontade! Que bom que gostou, fico feliz!

      Imagine, eu que agradeço a você pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Sergio,td bem??
    Eu também passo pelo mesmo nervoso e agonia,com minhas humildes orquídeas.Todo dia olho para ver se vem flores e fico triste.
    Tenho duas Wandas e ainda não sei as cores.Não sei quando vou ver todas minhas orquídeas com suas flores.
    Acabou que você me ajudou muito com seu desabafo.Valeu e me consolou me dando grandes esperanças…Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rileyse, tudo bem? Por aqui, tudo certo!

      Que bom saber das suas orquídeas, torço para que deem flor em breve! Imagine, eu que agradeço a você pela visita e por compartilhar suas experiências!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Prezado Sérgio,
    Boa noite,

    Como sempre, desde que conheci seu blog que repasso seus posts. Além de ver tão linda mensagem de ano novo e aquela orquidea branca (lindíssima), estive lendo sobre as Sapatinhos do Novo Mundo Como sei muito pouco sobre essas especies, identifiquei que tenho em casa inúmeros vasos da Phragmipedium Sedenii, só que na cor marrom claro. Lindas, elas florescem direto no vaso com terra. Nunca dei à elas, um tratamento especifico (por desconhecer como fazê-lo). Mas agora vou cuidar com mais atenção.
    Agradeço a voce por tão importantes informações. Gostaria também de enviar a voce uma muda da especie que eu tenho, mas não sei como deve ser o procedimento de envio.Se puder me ajudar, aguardo sua resposta.

    Um grande abraço,
    Um 2015 cheio de realizações e alegrias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinda, boa noite!

      Tudo bem? Que bom saber disso, muito obrigado pelo apoio de compartilhar os posts!

      Fico feliz por saber que também tem sapatinhos em casa! Que ótimo, parabéns! E fico imensamente agradecido pela gentileza da sua doação, imagine! Não precisa se preocupar. Mas vou escrever para você e conversamos melhor.

      Muito obrigado por tudo, um excelente 2015 a você e aos seus! Tudo de bom!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Bom dia Sérgio!

    Um lindo e alegre dia de verão…embora a previsão nos adiante muita chuva e temporais…mas fazem parte do ciclo da natureza.
    Tenho acompanhado seu blog e cada dia fico mais feliz com as fotos e informações. Ah! tenho que lhe contar que as orquideas que transplantei, estão firmes e os brotos já se desenvolveram (medi os mesmos) para acompanhar o crescimento. Espero que continuem assim.
    Estou as ordens para conversarmos. Será um grande prazer e uma honra trocar idéias com voce.

    Um grande abraço meu amigo. Posso chamá-lo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinda, bom dia! Claro que pode, para mim é um prazer ter a sua amizade!

      Que bom saber que está tudo bem com suas orquídeas transplantadas. Torço para que dê tudo certo. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, vamos nos falando!

      Um grande abraço!

      Excluir