Mulheres na orquidofilia


Orquídea Cattleya bowringiana
Cattleya bowringiana

Historicamente, o hábito de cultivar e estudar as orquídeas tem sido associado ao público masculino. Os descobridores destas fascinantes plantas eram exploradores que viajavam a terras longínquas, em busca de raridades. Na Inglaterra da era Vitoriana, cultivar orquídeas era símbolo de nobreza e riqueza. No Japão feudal, somente os mais bravos samurais tinham acesso a uma rara espécie de orquídea, a Neofinetia falcata. Ainda hoje, é grande a quantidade de homens que se dedicam à orquidofilia, tanto de forma amadora como profissional.

Este panorama, no entanto, está se transformando de maneira acelerada. É cada vez maior o número de mulheres que se dedicam ao cultivo e ao estudo das orquídeas. Aproveitando que estamos próximos ao fim das atividades relacionadas ao Outubro Rosa, mês destinado à divulgação dos hábitos de prevenção do câncer de mama, trouxe esta representação artística da Cattleya bowringiana, na foto em destaque, para homenagear as mulheres orquidófilas.

Mulheres estas que não precisam ser grandes descobridoras ou cientistas para ocupar um lugar de destaque na orquidofilia. Conheço muitas mulheres que cultivam orquídeas belíssimas, mesmo sem estudar loucamente o assunto. São pessoas que naturalmente têm o dom para lidar com plantas. Além disso, são extremamente interessadas em aprender coisas novas. Aqui no blog, 78% de nossos leitores é do sexo feminino. A maioria dos comentários também é formulada por mulheres. Tenho uma grande gratidão por estas leitoras, que são fiéis e participativas.

No âmbito institucional, a presença das mulheres na orquidofilia também é marcante. Sempre fico impressionado com a ocupação feminina nos cargos de presidência das associações orquidófilas que conheço. Apenas entre as pessoas que me são mais próximas, temos a Lúcia Morimoto, presidente da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP) e sua irmã, Márcia Morimoto, talentosa fotógrafa de orquídeas e cultivadora de várias plantas premiadas.

Outra pessoa bem próxima e querida é a Leili Odete Campos Izumida, há vários anos presidindo a tradicional Sociedade Bandeirante de Orquídeas (SBO), uma das mais antigas de São Paulo, fundada em 1946.

Na presidência da Associação Orquidófila de São Bernardo do Campo, SP, temos a Eliete Colato Tobias. Solange Menezes é presidente da Sociedade Orquidófila Cantareira (Socan), em São Paulo. Ambas são pessoas adoráveis, que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Outra amiga, ainda virtual, é a Vera Coelho, bastante conceituada no meio orquidófilo e presidente da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO).

Aqui no blog, tive o prazer de entrevistar a Maria Rita Cabral, grande estudiosa e exímia cultivadora das micro-orquídeas, famosa por adotar um estilo de cultivo totalmente integrado à natureza. Outro nome que me ocorre é o de Delfina de Araujo, autora de um premiado site sobre orquídeas e renomada divulgadora do conhecimento sobre estas plantas no Brasil e no exterior. Outra amiga muito querida e talentosa é a paisagista Ivani Kubo, que cria belíssimos orquidários suspensos em varandas e coberturas.

Na área de disseminação do conhecimento sobre orquídeas para o público leigo, eu não poderia deixar de citar o excelente trabalho das jornalistas Ananda Apple, criadora do Quadro Verde, e Carol Costa, do portal Minhas Plantas. Ambas já foram entrevistadas aqui no blog e são pessoas mais do que especiais.

Infelizmente, cometo a injustiça de não citar outras várias mulheres de destaque na orquidofilia brasileira. Tenho uma lista imensa de grandes amigas orquidófilas cujos nomes não caberiam em um único artigo. Através das pessoas que mencionei, deixo uma homenagem a todas as mulheres que se desdobram em múltiplas tarefas e ainda encontram tempo para cultivar, estudar e divulgar as orquídeas pelo país afora. Parabéns e muito obrigado!

18 comentários:

  1. Amo orquidea….. tenho um pequeno orquidario …. mas estou sempre aprendendo com vcs….. obrigada pela homenagem as mulheres …. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fatima, tudo bem? Que bom saber que ama as orquídeas! Parabéns pelo orquidário e muito obrigado pela visita e apoio! Que bom saber que gostou da homenagem!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que bela homenagem, Sergio! Bem verdade que as mulheres tem aberto espaço no mundo da orquidofilia, o que é, sem dúvidas, um grande orgulho. Parabéns a todas elas e a você, por esse reconhecimento. Um grande abraço e meu agradecimento a elas, por tabela!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Fico feliz por saber que gostou da homenagem! De fato, é muito bom saber que vocês têm ocupado cada vez mais posições de destaque também nesta área. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, sempre gentil!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Que gostoso ler seus artigos, que gostoso aprender com você, que gostoso ver como você trata seus amigos e que honra você me relacionar com pessoas deste porte, minha amiga Delfina, minhas amigas as irmãs Morimoto, minha querida amiga Vera Coelho, Solange Menezes, amiga ainda que virtual. As outras citadas por vc com certeza merecedoras de sua homenagem
    Um grande abraço para vc e parabéns por sua eterna contribuição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Rita! Para mim é uma grande alegria e honra saber que está gostando dos artigos! Tenho certeza que você representa com grandeza e dignidade a orquidofilia feminina neste país. Parabéns e muito obrigado pelo carinho do seu comentário, sempre generoso e atencioso! Agradeço, de coração, pela companhia nesta trajetória!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  4. Dalva Da Silva Bastos15 de maio de 2015 20:46

    Amo todas as orquídeas que vc posta,e muito obrigado pela homenagem.abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dalva, tudo bem? Que bom saber disso, fico contente! Imagine, eu que agradeço a você pela visita e participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Enock da Rocha Araújo15 de maio de 2015 20:47

    Sérgio,
    Muito bonita a sua homenagem às mulheres orquidófilas. Gostaria de acrescentara à sua lista a cientista pesquisadora e orquidófila Lou Menezes, Engenheira Florestal / Analista Ambiental do Orquidário Nacional do IBAMA, Brasília; Ela trabalha no “Projeto Orquídeas do Brasil” e publicou dois importantes e belíssimos livros: “Cattleya Walkeriana” e “Orquídeas do Planalto Central brasileiro”. Vc tem o dom da boa escrita cativante. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Enock, tudo bem? Muito bem lembrado! Agradeço pela valiosa contribuição e pelas palavras de apoio! Fico feliz em saber que está gostando dos textos! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Que lindo, Sérgio! Sua sensibilidade é sempre um bálsamo para minha alma. Acredite,apesar de minha experiência com as orquídeas ser muito modesta, eu me senti homenageada com suas palavras. Obrigada!
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra! Mas tenha a mais absoluta certeza de que foi homenageada, sim! Que bom saber que gostou do artigo! Imagine, eu que agradeço a você pela visita e pelo comentário! São as participações de amigas como você que enriquecem este espaço!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Olá Sérgio! Ótima inciativa, acompanhada de um texto mt útil e original. Certamente vc deu uma excelente contribuição para a referida Campanha e fechará este mês com chave de ouro.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Jalo? Tomara que sim! Que bom que gostou do texto, muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. delfina de araujo15 de maio de 2015 20:48

    Prezado Sergio,
    Agora com mais tempo, gostaria de lhe agradecer a citação de meu nome em seu artigo. Sinto-me muito prestigiada por ter sido incluída por você e em estar em companhia de pessoas que admiro pela qualidade do trabalho que apresentam.
    Admiro muito o seu trabalho e, apesar de não me manifestar com frequência, estou sempre acompanhando. abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Delfina! Que honra e que alegria receber a sua visita aqui no blog! Fico muito feliz por saber que está gostando do trabalho! Imagine, eu que agradeço a você pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Ola Sergio adora suas dicas, obrigada pela sua homenagem.

    Abraço no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita de Cassia! Que bom saber que está gostando! Imagine, de nada, eu que agradeço a você pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir