A Sophronitis que diz sim


Micro-orquídea Sophronitis cernua
Sophronitis cernua

Tudo bem, Pessoal? Após a tensão pela qual todos nós passamos nos últimos dias, eis que a vida segue. Mais alegre para alguns, mais triste para outros. O fato é que tiramos todos valiosas lições deste sofrido processo. De minha parte, sigo com a função à qual me propus há três anos, a de trazer um pouco de colorido, beleza e informação ao dia a dia dos nossos leitores. Orquídea é o que temos para hoje, para variar.

Esta exuberante micro-orquídea avermelhada, Sophronitis cernua, vem um pouco fora de época. A foto é de uma floração antiga, que ocorreu no início deste ano. Como ainda tenho várias fotos inéditas desta época, resolvi compartilhar as mais bonitas com vocês.

O interessante é que, nos EUA, esta orquídea é conhecida popularmente como The Nodding Sophronitis. Em uma tradução livre, 'a Sophronitis que diz sim'. O termo nodding refere-se ao balançar da cabeça, para cima e para baixo. Gesto este que, na maioria das culturas, significa aceitação, consentimento ou concordância. Este simpático apelido surgiu a partir da maneira como as flores desta orquídea desabrocham, ligeiramente voltadas para baixo.

Aqui no Brasil, infelizmente, as orquídeas ainda carecem de nomes populares, que facilitariam sua divulgação junto ao público leigo. Ainda hoje, deparo-me com alguns nomes científicos, em latim, que não me atrevo a tentar pronunciar. Enquanto não arranjamos apelidos para todas as orquídeas, deixo vocês com estas daminhas de vermelho, que concordam com tudo.

10 comentários:

  1. Olá Sérgio, boa noite!
    Mais um belo post…e se não bastasse a foto formidável, vc nos trás novidades interessantes sobre este gênero, esta espécie!
    Parabéns!
    Muito obrigado; abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Jalo! Tudo bem? Que bom saber que gostou do post! Imagine, você sempre a gentileza em pessoa. Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Vc como sempre muito gentil e atencioso conosco !!! Tudo bem com vc, espero que sim,embora eu ache que está, porque está cheio de belezas como essa no seu apê !! Fico com uma inveja ( boa ) de vc e suas meninas, atualmente só tenho uma que não floresce de jeito nenhum, mas enfim… Muita paz, saúde e bençãos pra vc !!! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Helena? Que ótimo receber a sua visita! Estou bem, graças a Deus! Que pena, torço para que sua orquídea floresça em breve. Às vezes, um pouco mais de luminosidade já ajuda bastante. Muito obrigado pelo gentil comentário e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Fiquei encantada com o apelido dela! Tenho enorme carinho e predileção por esta pequena, linda e deslumbrante. Quero que as minhas duas mudinhas se desenvolvam e me brindem com as flores do sim!! Rsrsrs…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Alexia, torço para que suas mudas floresçam em breve! Também gosto bastante desta espécie! Muito obrigado pela visita e pelo comentário, sempre carinhoso!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sou iniciante e adorei os comentários. Estou apreendendo dia a dia. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angelo! Tudo bem? Que bom saber disso! Seja muito bem-vindo! Super obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá, Sergio Oyama Junior!

    Eu acho que ela “diz sim”, concordando quando os admiradores e cultivadores dizem: “Que linda!”
    De fato, essas pequeninas são lindíssimas e, ainda de fato, Vc as trouxe aqui para amenizar um pouco da tensão desgastante dessas últimas horas de expectativa sobre o futuro dessa criança chamada Brasil.
    São poucas as orquidáceas que têm “apelido” popular para facilitar a comunicação de quem não se aprofunda no estudo dos complicados nomes científicos. E, para complicar, frequentemente a gente se depara com a renomeação das espécies. Às vezes duas pessoas fazem referências, com nomes diferentes, sobre uma mesma planta.
    Coisas da orquidofilia.
    Abrs. do luiz fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz Fernando! Adorei a sua explicação para o ‘diz sim’, belíssima imagem! De fato, esta questão de mudança de nomenclatura é um terror para quem lida diariamente com informações sobre orquídeas.

      Mas que ótimo receber a sua visita e ler sua mensagem! É um prazer e uma honra, muito obrigado pela consideração!

      Um grande abraço!

      Excluir