Dendrobium Stardust - Keiki florido


Orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'
Dendrobium Stardust 'Chiyomi'

Uma orquídea florida é sempre motivo de comemoração. Mas quando um bebê, com pouco mais de um ano de vida, floresce, a alegria vem em dobro. Há algumas semanas, apresentei para vocês o keiki deste Dendrobium Stardust 'Chiyomi' portando vários botões florais, pouco tempo depois de ser destacado da planta mãe.

O mais curioso nesta história é que a orquídea que deu origem ao keiki não floresceu. Ela já foi uma planta bela e vistosa, como vocês podem verificar neste post de 2012. Depois deste espetáculo de floração, esta orquídea nunca mais foi a mesma. No ano passado, emitiu brotos loucamente (culpa da minha insistência em regá-la durante o outono/inverno) e no momento encontra-se literalmente vegetando, sem fazer nada.

Para amenizar meu fracasso como cultivador de orquídeas do gênero Dendrobium, este jovem keiki produziu uma farta floração, para seu tamanho reduzido. Torço para que sua mãe se recupere e que ambos voltem a produzir belas flores no ano que vem. A todos que vêm nos acompanhando, curtindo e comentando aqui nas Orquídeas no Apê, deixo meu muito obrigado pelo apoio e incentivo!

16 comentários:

  1. Oi Sergio! Parabéns pelas belas flores, sempre leio os artigo do blog, e aprendi aqui que o nome do brotinho é keiki, também estou com um Dendrobium que esta com vários mas não sei como replantar… quando puder faz um posto com dicas.
    Adoro suas fotos fico sempre babando!
    Mais uma vez parabéns
    Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara, tudo bem? Que bom saber que está gostando do blog, muito obrigado pela visita e apoio!

      Ótima sugestão, vou preparar um artigo ensinando a plantar os keikis! Mas não tem muito segredo, basta esperar que ele esteja bem desenvolvido, com raízes longas e saudáveis, para então destacar o broto e plantar separadamente. Boa sorte com os seus keikis, que eles floresçam em breve!

      Muito obrigado pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. sera que e porcausa do corte que a planta mãe não floriu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mauricio! É uma boa observação, pode ter sido isso. Como retirei muitos keikis, talvez a planta tenha ficado estressada. Muito obrigado pela visita e pela ajuda!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Que grata surpresa, não? Minha Stardust ‘Chiyomi’ também me deu uma grande alegria, com um punhado de flores, apesar de estar exaurida. E a gente fica feliz à beça!! Vamos torcer para que elas (a tua e a minha) nos proporcionem novas alegrias na próxima florada. Um abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, é verdade! Que legal, parabéns pelas flores! De fato, é sempre uma alegria presenciar este momento. Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio! Vamos aguardar o ano que vem!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Que lindo seu dendrobium, adoro suas postagens e aprendo muito com elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Susana? Fico muito feliz por saber que está gostando das postagens! Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Sérgio! Olha eu aqui de novo!
    Parabéns por esta bela florada, sem dúvida um lindo dendrobium, de cor incomum (para mim)!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Há quanto tempo! Ótimo vê-lo de volta, que bom que gostou deste Dendrobium! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Olá, Sérgio! Amei o seu site! Tenho uma orquídea a 2 anos e meio e é a primeira vez que floresce. Porém, não sei a espécie dela. Poderia me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erica, tudo bem? Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e apoio!

      Parabéns pela floração da sua orquídea! Caso você use alguma rede social (Facebook, Google+ ou Instagram), pode postar a foto e eu tento identificar. Caso contrário, você pode enviar uma mensagem através do formulário de contato aqui do blog e eu retorno com meu e-mail.

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Olá, Sérgio. Add ao Facebook. Obrigada! Vou postar a foto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erica, que bom! Imagine, eu que agradeço pelo convite. Já aceitei!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Que maravilha essa menina. A cor é espetacular, quase da mesma cor da minha que está carregadinha. As vezes me indago se vou sofrer muito se alguma delas não florescer novamente.Tenho todo o cuidado e atenção com elas. Namoro-as diariamente, tiro folhinhas e florzinhas murchas, espanto algum invasor e monitoro com o dedo a necessidade hídrica de cada uma. Hoje estou de luto. Perdi minha primeira planta, acho que fiz algo errado quando terminou a floração e transplantei. Estou muito triste.Era uma Phal amarelinha pálida com labelo vinho. Vou superar. Parabéns por esta beleza. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, que pena! Sinto muito pela sua perda, tenho certeza de que ainda terá muitas outras belas florações. Muito obrigado por compartilhar suas experiências conosco, sua contribuição é sempre muito importante.

      Um grande beijo e até mais!

      Excluir