Uma micro-orquídea brilhante


Micro-orquídea Octomeria palmyrabellae
Octomeria palmyrabellae

Inspirado pela novela... Mentira, não estou assistindo. Mas confesso que sou fascinado por diamantes e achei aquela abertura televisiva belíssima. Neste contexto, trago hoje a floração completa de um botão solitário, fruto de um renascimento após a devastação das flores anteriores. A história desta micro-orquídea guerreira foi contada neste artigo.

Para a composição da foto, um brinco solitário com um diamante de 0,15 quilates, na lapidação brilhante, foi fixado próximo à base do pedúnculo, com fita adesiva transparente. Minha maior dificuldade, neste tipo de cena, foi conseguir focar simultaneamente a orquídea e a joia. Nesta ocasião, fiz ao menos 20 tomadas até conseguir uma satisfatória. A luz utilizada foi a natural, vinda de uma janela na lateral esquerda. A pedra está avermelhada devido ao reflexo da minha câmera fotográfica.

Talvez como consequência do stress pelo qual esta micro-orquídea passou, a floração durou poucos dias. Após o fenecer da flor, transferi a planta para um pequeno vaso de plástico, com musgo sphagnum puro. A melhora foi rápida e visível, de forma que a planta já está emitindo novos brotos. Agora, resta esperar pela floração do ano que vem. Imagino que os cuidados dispensados à planta convertam-se em uma floração mais abundante. Por ora, estou mais que feliz e satisfeito com esta pequena e solitária demonstração de carinho.

6 comentários:

  1. Que show! O renascimento é algo fantástico... Quando a gente está prestes a desistir de tudo, a entregar os pontos, eis que surge algo inesperado, maravilhoso e inexplicável que nos reacende prá vida...
    Como ela é delicada! O diamante se tornou secundário! Parabéns pela vitória da vida. Que ela se torne forte e te ofereça muitas flores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Alexia, concordo plenamente! Que linda mensagem, fico feliz por saber que gostou desta pequena! Muito obrigado pelo carinho das suas palavras, sempre incentivando este trabalho!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  2. Ela é linda!...stress acaba até com orquídeas..rs...com certeza com seu carinho e amor para com ela ,ano que vem teremos uma linda floração!...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Suely, esta sofreu! Tomara que venha melhor no ano que vem! Que ótimo ler sua mensagem, muito obrigado pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Sérgio! Que composição formidável hein!! Parece até que a flor se "recolheu" para deixar a joia brilhar com mais vigor, no ápice!
    De verdade, a foto é uma obra!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que bom que gostou! De fato, na foto a flor está meio caidinha! Fico feliz por ler o seu comentário, muito obrigado pela força!

      Um grande abraço!

      Excluir