Quando meu keiki dará flor?


Orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'
Dendrobium Stardust 'Chiyomi'

Esta é uma pergunta que muitos costumam se fazer. Quando vemos aquele frágil brotinho surgindo no alto da haste de uma orquídea Phalaenopsis ou agarrado ao pseudobulbo de um Dendrobium, temos a impressão de que vai demorar uma eternidade até o ser tornar-se adulto. Mas estamos enganados, felizmente.

A palavra keiki significa 'bebê', em havaiano. Apesar disso, este novo broto é uma criança apenas no tamanho. Fisiologicamente, já é uma planta adulta, muito diferente de uma plântula nascida a partir de semente. Esta última sim, pode demorar vários anos até se tornar uma orquídea apta a florescer.

O keiki, muitas vezes, mal destacou-se da haste mãe e já está emitindo sua própria haste floral. É uma criança precoce. Prova disso são os botões florais deste Dendrobium Stardust da foto. Há exatamente um ano, destaquei alguns keikis da orquídea principal e plantei em um vaso com sphagnum. As mudas cresceram rapidamente e, há algumas semanas, uma delas começou a florescer. A quantidade de botões é enorme para uma orquídea tão jovem. O interessante é que eles surgem em pares ao longo da cana.

Como de costume, trarei em breve a foto da floração completa desta orquídea precoce. Sou suspeito, mas acho que vale a pena aguardar. Acho as flores belíssimas!

20 comentários:

  1. Esta orquídea é linda!! Tenho um exemplar, mas está muito ressentido com as mudanças pelas quais estamos passando nos últimos meses, inclusive pelo frio extremo deste inverno. Há algumas semanas apenas é que vem dando sinais de que está se adaptando, com um pequeno broto a me acenar. Ficarei à espera das tuas flores! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que pena! Torço para que o seu Dendrobium fique bem e floresça bastante, em breve! Muito obrigado pelo apoio e interesse, prometo trazer novidades, em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Oi, Sergio! Uma notícia: meu exemplar de Stardust 'Chiyomi', que te falei, está emitindo botões!!! Pensei que eram keikis, mas para minha efusiva surpresa, são botões florais! Poucos, mas suficientes para me fazer crer na vida!!! Grande abraço!

      Excluir
    3. Oi, Alexia, que ótima notícia! Adorei, meus parabéns pela floração! Tenho certeza que vai ficar linda!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Muito interessante, Sérgio, as suas informações, me pegou de surpresa!
    Abraço, parabéns e sucesso com este lindo "bebê"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que bom que gostou! Muito obrigado pela visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Boa noite!
    Minhas orquídeas não dão flores! Tenho dúvidas quanto ao adubo. Qual devo usar para cada espécie? muito abrigada desde já
    Régia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Régia, boa noite! Tudo bem? Você não precisa se preocupar em usar um adubo para cada espécie. De modo geral, existem adubos para diferentes fases do desenvolvimento (crescimento, manutenção e floração). No seu caso, pode tentar um adubo específico para floração, que é mais rico em fósforo. Aumentar a luminosidade, sem sol direto, também ajuda a orquídea a florescer. Boa sorte e muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Boa noite Sergio!
    eu tenho a Phalaenopsis e estar com 5 hastes e estar florida, em uma das hastes estar saindo uma pequena folha e nessa folha estar com raiz . o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela, boa noite!

      Tudo bem? Que legal, parabéns pela floração! Esta pequena folha é um keiki, uma nova mudinha da sua orquídea. Não precisa fazer muita coisa, basta esperar que ela se desenvolva. Quando estiver com várias raízes, de um bom comprimento, você pode destacá-la da haste. Caso prefira, pode cortar um pedaço da haste junto, para não machucar a muda. Depois, é só plantá-la em um novo vaso. Boa sorte!

      Muito obrigado pela visita, um grande abraço!

      Excluir
  5. Boa noite Sergio,

    Já li em alguns blogs que é possível obter keikis de hastes florais da phalaenopsis, só que não explicam se é para cortar a haste antes da floração ou logo após. Alguns dizem que ´devemos cortar as hastes com dois nós sendo 0,5 cm abaixo do primeiro nó e 0,5 cm acima do segundo nó, fincar cada parte sobre um substrato úmido e aguardar por uns quatro meses, outros dizem simplesmente que é para cortar a haste floral e fincar sobre um substrato úmido. Qual seria o método ideal e será que estes keikis também não irão demorar a florescer?
    Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian, boa noite!

      Sim, existe uma grande confusão a respeito do corte da haste floral de Phalaenopsis. Estas informações divergentes devem-se ao fato que é impossível prever o que vai acontecer. Às vezes, da haste antiga brota um nova haste, com uma segunda floração. Às vezes, nascem keikis. Em outras ocasiões, a haste simplesmente seca.

      Não tem como direcionar a orquídea a fazer o que desejamos. Eu simplesmente espero, para ver o que sairá. Muitas vezes, prefiro cortar na base e aguardar por uma nova floração no ano seguinte, que virá mais vigorosa, com mais flores.

      Os keikis florescem mais rapidamente do que os seedlings, as mudas produzidas a partir de sementes. Há casos em que o keiki floresce ainda fixo à haste de origem.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. O meu keiki, apareceu; cresceu e quando percebi já estava com 6 botões...Ele está com uns 7 cms da base(mãe)...Torço para as flores abrirem

      Excluir
  6. Olá, achei o que eu queria, então o que eu tenho em casa é um bebe, que maraaaaaa. Adorei suas postagens e achei o que precisava saber. Mas ainda não sei o que fazer com o meu bebe rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Ana Lucia? Isso mesmo, é um bebê! Que bom saber que gostou das postagens, muito obrigado pela visita. Respondi lá no outro post, mas repito aqui. É preciso esperar que o keiki fique bem desenvolvido, com várias raízes de um bom comprimento. Quando estiver bem grandinho, você pode destacá-lo da planta mãe e plantá-lo em um vaso separado, com substrato próprio para orquídeas.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Quanto de raiz precisa ficar, na verdade ela está enorme

      Excluir
    3. Ah, então já pode separar. Não tem uma regra fixa, quanto maiores as raízes, melhor. Para não estressar a planta, você pode cortar a haste, acima e abaixo do ponto de inserção do keiki. Abraços!

      Excluir
  7. ola sergio tenho um dendrobrio olho de boneca que nunca floriu solta apenas keike nunca flores o que fazer neste caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem? O Dendrobium do tipo nobile precisa de uma queda na temperatura e uma diminuição das regas, durante o outono/inverno, para poder florescer. A partir de maio, você já pode reduzir as regas e suspender a adubação. Tomara que dê certo! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir