Micro-orquídea Gomesa crispa


Micro-orquídea Gomesa crispa
Gomesa crispa

Esta é outra orquídea cuja floração ocorreu há bastante tempo, em maio deste ano, mas que por problemas de agenda só conseguiu ser devidamente apresentada hoje. O início do desenvolvimento desta belíssima haste floral foi apresentado neste artigo.

A micro-orquídea Gomesa crispa é tipicamente encontrada na região sudeste do Brasil, presa às úmidas e sombreadas árvores da Mata Atlântica. As cerca de 20 espécies do gênero Gomesa são muito parecidas entre si, tornando-se frequentemente difícil distingui-las. A época de floração é um dos fatores que pode ajudar nesta tarefa. No caso da Gomesa crispa, este evento costuma ocorrer durante os meses do inverno.

É considerada uma planta de fácil cultivo, desde que seja mantida em ambientes sombreados, com boa luminosidade e alta umidade relativa do ar. As raízes gostam de ficar expostas, aderidas a troncos e placas de madeira. Como meu ambiente de cultivo é muito seco, a planta sofreu bastante, inicialmente. Os pseudobulbos enrugaram e algumas folhas amarelaram. Depois que a transferi para um vaso de plástico com sphagnum, a orquídea parece ter se estabilizado. Vamos ver se consegue se adaptar à nossa varanda de clima desértico.

Sempre achei que estas flores lembravam pequenos bonecos. Hoje, pesquisando sobre esta simpática micro-orquídea, descobri que ela é popularmente conhecida como Little Man Orchid, nos EUA. Nada mais apropriado. Enquanto minha 'orquídea homenzinho' se recupera, vou mostrando alguns outros instantâneos desta bela floração, ao longo dos próximos artigos.

8 comentários:

  1. Que lindinha que ela é!!! Parece, mesmo, com um bonequinho... Parabéns por mais esta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Que bom que gostou, acho esta orquídea super simpática! Muito obrigado pelo carinho e atenção da sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá Sérgio. Sem dúvida, uma belíssima orquídea; e uma floração muito elegante!
    Pelo que vc nos apresenta, esta é uma daquelas que não aguentaria ser cultivada aqui, da forma que eu cultivo, msm porque o clima aqui é mt seco.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que pena! Aqui na varanda, o clima também torna-se bastante seco, devido ao sol e ao vento. Mas ela tem resistido bem. Quem sabe não vale a pena tentar? Ela é bem resistente.

      Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário, sempre gentil!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Bela orquídea Sergio. Parabéns por esta flor. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel, que bom saber que gostou! Muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. eu encontrei uma dessa numa amiga que me vendeu não sabia nada mas mesmo assim me apaixonei obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que legal! Parabéns, é uma belíssima orquídea. Imagine, eu que agradeço pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir