Cover da Sophronitis coccinea dá show


Mini-orquídea Sophronitis Arizona
Sophronitis Arizona

Já confidenciei aqui o quanto sou apaixonado pela Sophronitis coccinea, a mini-orquídea escarlate que empresta seu DNA à maioria dos híbridos vermelhos de Cattleya que conhecemos. Ocorre que ela é uma prima donna extremamente temperamental. Atrevi-me a comprar um exemplar florido, há alguns anos. Após o final da floração, ele nunca mais deu sinal de vida. Nem uma raiz, nem um broto, nada. Ficou assim por anos, até que veio a falecer há alguns dias.

Esta orquídea é tão especial que os cultivadores costumam manipular seu material genético, de modo a obter flores maiores. São as chamadas plantas tetraplóides (4N), com o dobro de cromossomos em relação a uma orquídea normal. O resultado são flores belíssimas, enormes e muito valiosas. Claro que a minha falecida era uma versão genérica, menor e mais barata. Ainda bem...

Pois eis que eu, muito insistente, resolvi comprar outra planta para substituir a finada orquídea vermelha. Desta vez, no entanto, escolhi um híbrido muito parecido com ela. Trata-se da Sophronitis Arizona, resultado do cruzamento entre a Sophronitis coccinea e a Sophronitis brevipedunculata. É desta planta o botão floral que apresentei há algumas semanas.

Tão logo a flor desabrochou, tive uma surpresa. O colorido é espetacular, em um tom de vermelho que eu nunca havia visto. Dependendo da luz, esta orquídea chega a ficar um pouco alaranjada. A cor é tão intensa que fica difícil fotografá-la sem super saturar a imagem. No decorrer dos dias subsequentes, tive uma outra boa notícia. A flor é enorme, muito maior do que vários exemplares tetraplóides caríssimos da orquídea mãe. Como se não bastasse, ela é bastante plana e simétrica. Apesar de ser um híbrido primário, este cover da prima donna tem dado um show de beleza e simpatia aqui no orquidário.

12 comentários:

  1. Sergio, um híbrido belamente fotografado e absolutamente maravilhoso. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Angel! Muito obrigado pela visita e pela mensagem!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Nossa Sergio, que momento espetacular!
    Fico muito impressionada com as cores, a vida que exala desta pequenina temperamental...rsrs

    Mas ela merece, tem uma beleza exótica, maravilhosa e infinitamente bela! E geralmente, as belas são assim mesmo não é? divas e temperamentais...rsrsrs

    Gostei como foi realizado o procedimento. Aliás, sempre admiro demais seu entusiasmo em jamais desistir delas, em qualquer hipótese. E mesmo quando não há outra maneira de recuperar e elas se vão, você sempre encontra uma maneira de fazê-la renascer, como fênix das cinzas! E ela vem para nos encantar com este escarlate que nunca vi igual!

    É sempre um grande prazer passar aqui amigo!
    Até me emociono!
    Beijos e uma semana fantástica, com este brilho, com esta cor magnífica! A cor da energia, da felicidade!! :)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, tudo bem? Que bom saber que gostou desta orquídea! De fato, esta é uma planta especial, acho a cor um espetáculo! Imagine, eu que fico emocionado a cada comentário seu. Sou sempre muito grato pelo seu carinho e apoio a este blog. Muito obrigado por tudo!

      Beijo grande e uma excelente semana para você também!

      Excluir
  3. Fico muito feliz pela por vc, 1º por já conseguir aceitar o falecimento de suas filhas com naturalidade e ainda fazer graça com isso, quando eu crescer vou ser igual a vc. Por enquanto fico com a respiração presa ao ver o desbotamento de uma folha, quanto mais ver alguma morrer. Não quero pensar nisso. Observei que já chama seu Ap de orquidário. Ou vc conseguiu montar uma estrutura em outro lugar eu ainda estou desinformada. Amei essa beldade. A cor é fantástica, linda demais, quantos centrímetros tem essa? Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Lucia! Pois é, ainda hoje eu não aceito bem a morte de uma das minhas meninas. Mas é um processo inexorável, vamos aprendendo a aceitar.

      Sim, continuo cultivando na varanda do apartamento. Infelizmente! Ainda sonho em ter um local mais apropriado.

      Esta flor é grande, quando comparada à planta. Tem cerca de 5 cm de diâmetro. Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande beijo e até mais!

      Excluir
  4. Mas que maravilha! Antes mesmo de ler teu texto já me surpreendi e me extasiei com a cor desta menina: é realmente um luxo! E, apesar da beleza da foto, tenho certeza que ela é muito mais linda ao vivo! Parabéns pela aquisição, ela é um show!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que bom saber que gostou desta menina! De fato, ao vivo a flor impressiona pelo tamanho, maior do que a própria planta. A cor é muito bonita! Fico feliz pelo seu comentário, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. É linda mesmo Sérgio, vc mereceu esse "presente"! E que maravilha de foto!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Imagine, bondade sua! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita e pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Boa tarde Sérgio. Voce ainda tem essa planta?

      Excluir
    3. Boa tarde! Sim, ainda a tenho, embora não vá muito bem de saúde!

      Abraços!

      Excluir