Bouquet de micro-orquídea


Micro-orquídea Oncidium ornithorhynchum
Oncidium ornithorhynchum

Esta simpática micro-orquídea cor de rosa costuma florescer em longos cachos repletos de delicadas flores perfumadas. Um espetáculo. Aqui no apartamento, as coisas nunca são exatamente como deveriam ser. Há dois anos, obtive uma floração razoável, mas ainda longe deste quadro que acabei de pintar. Uma foto deste acontecimento pode ser vista neste artigo.

No ano passado, esta orquídea entrou em um rápido declínio. As folhas amarelaram e os pseudobulbos enrugaram. Na época, estava plantada em um substrato para orquídeas, composto por casca de pinus e carvão vegetal. Em uma tentativa de salvá-la, transplantei-a para a famigerada e onipresente combinação de sphagnum em vaso de plástico com argila expandida.

A situação era tão crítica que, de uma touceira, acabei salvando apenas duas pequenas mudas, cada uma com dois pseudobulbos. Achei que não teriam salvação, já que se recomenda manter ao menos três pseudobulbos juntos, ao dividirmos uma orquídea. 

Outra coisa que se costuma apregoar é que, uma vez murchos, os pseudobulbos não voltam ao normal. Pois estes não só voltaram a inflar, ficando rechonchudos, como emitiram rapidamente novos brotos. Apenas esta recuperação já me deixou plenamente satisfeito. Não poderia sonhar que, além disso, floresceriam tão cedo. É bem verdade que esta floração, comedida como mostra a foto, traz reflexos do stress pelo qual a orquídea passou. No entanto, o pequeno cachinho com poucas flores veio tão elegante e simétrico que me pareceu um bouquet cuidadosamente criado por mãos habilidosas.

Como sempre, estou curioso para saber como será a próxima floração, com a planta totalmente recuperada. Conto com a companhia e paciência de vocês até lá!

10 comentários:

  1. Mais uma (grande) vitória nessa sacada mágica! Começo a crer que o ambiente não é tãããão inóspito assim! Elas são divinas, com uma cor espetacular! E esse amarelo parece um confeito de bolo feito com ovos moles! Estou encantada com ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Quem me dera, esta sacada é terrível! O mérito aqui é todo destas pequenas guerreiras, que sobrevivem e florescem apesar de tudo. Que linda comparação, parece mesmo um confeito de ovos!

      Muito obrigado pelo carinho do seu comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá Sérgio.
    de fato, um primor em todo o conjunto, até parece que ela foi caprichosamente arrumada e distribuída da forma bela que está!
    Parabéns por estas flores e tb pela história que envolveu esta pequena.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! É verdade, fiquei impressionado com a organização das flores! Fico feliz por saber que gostou, muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Mas ela esta apresentando uma delicadeza que só pode ser recompensada com carinho e paciencia….linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia, tudo bem? Que ótimo receber sua visita e ler seu comentário! Adorei, muito obrigado pelo carinho! Fico feliz por saber que gostou dela!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Oi Sergio, eatou ha mais de um mes longe de casa, e seus posts ajudam a amenizar a saudade das minha "meninas". Que noticia boa, e que foto linda!
    Eu estou passando uma temporada na casa de minha filha nos EUA, e retorno mes que vem. Gostaria de saber se voce conhece algum produto daqui, que valha a pena eu comprar. Grata, Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra, tudo bem? Que legal, fiquei emocionado com a sua mensagem! Muito bom saber que os artigos têm sido úteis, fico feliz!

      Eu sei que o mercado americano está sempre repleto de novidades e produtos interessantes nesta área de jardinagem e orquidofilia. Infelizmente, eu não me sinto seguro para recomendar algum item específico, mas recomendo que você dê uma olhada nas lojas especializadas. Certamente, encontrará várias coisas interessantes!

      Uma boa viagem e um breve retorno! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Ei Sérgio!
    Impressionante o que um bom carinho não faz, né? Bobagem a gente achar que as plantas não sentem nosso carinho por elas. Agora estou com a atenção voltada para quatro mudas de Walkiriana que separei e coloquei na placa de coco. Quando enraizarem vão me dar a maior alegria. Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana, tudo bem? É verdade, concordo com você! Que legal, torço para que corra tudo bem com as suas orquídeas, boa sorte! Muito obrigado pelo carinho e apoio da sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir