Uma exuberante Cattleya magenta


Mini-orquídea Laeliocattleya Pink Favourite
Laeliocattleya Pink Favourite

Esta é uma orquídea que já foi apresentada aqui no blog, em artigos anteriores, mas nunca com tantas flores em uma mesma haste. É uma pena que não seja possível fotografar todas de frente, ao mesmo tempo. Trata-se de uma floração que, mesmo sem nenhum tutoramento com varetas ou arames, apresenta cada flor de maneira elegante e harmônica, bem acima da folhagem.

A Laeliocattleya Pink Favourite é fruto do cruzamento entre Laelia milleri e Cattleya walkeriana. Sua marca registrada é este exuberante colorido magenta, herança das walkerianas. O labelo amarelo, todo trabalhado com veios vermelhos, é um espetáculo à parte. Esta orquídea parece confirmar a teoria de que as florações vão se tornando melhores, à medida que a planta amadurece. A cada ano, as flores surgem maiores e em maior quantidade.

Esta Cattleya em miniatura costuma passar os primeiros meses do ano florida, de janeiro a abril. Isto não significa que uma flor dure quatro meses. Na verdade, os botões vão se abrindo sequencialmente, ao longo deste período. Em maio, com a queda da última flor, a orquídea parece tirar um tempo para repousar. Não dá sinais de vida, por boa parte do ano. Até que, perto de dezembro, começa a desenvolver novos brotos que, finalmente, voltam a florescer em janeiro. É uma alegria e um grande privilégio acompanhar este ciclo da vida, ano após ano.

10 comentários:

  1. Oi Sérgio, muito boa noite amigo!
    Sempre me surpreendo com as suas orquídeas maravilhosas!
    Essa,de cor magenta um puro espetáculo de cor e magia!
    Estou encantada e nem tenho palavras para agradecer...
    Apenas me limito a apreciar esse maravilhoso espetáculo da natureza!!!
    Obrigada amigo...Tenha uma semana tão linda como a sua orquídea!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, tudo bem? Fico super feliz por saber que gostou desta pequena! De fato, acho a cor fantástica! Mas imagine, eu que agradeço a você pelo carinho da visita e do comentário!

      Muito obrigado pelo apoio, uma excelente semana para você também! Grande beijo!

      Excluir
  2. Sergio admiro muito seu trabalho com as orquideas, estou sempre procurando suas publicações , na qual eu fico sempre felis . de desejo de coração que sempre tenha sucesso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laurinda! Adorei sua mensagem, que ótimo saber que tem nos acompanhado e que está gostando das publicações! Muito obrigado pelo carinho e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  3. Minha orquidea esta com as folhas fechadas, não sei o q fazer..Eu acho q vai morrer, enrrolou a folhinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que pena! Geralmente, quando isso acontece, significa que a planta está se desidratando. Este fenômeno pode acontecer tanto por falta como por excesso de água. Portanto, é bom verificar o estado das raízes e corrigir a rega. Tomara que ela se recupere. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Maravilhosa! Que labelo, esse!!!! Realmente fascinante, a combinação do amarelo com o magenta. Parabéns por esta beleza de cultivo, abç...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Pois é, uma combinação exótica que acabou ficando bem nela! Que bom saber que gostou, muito obrigado pelo carinho do comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá, Sérgio. Sou nova por aqui, mas uma apaixonada por orquídeas desde criança. Moro em Fortaleza (também em apartamento) e agora que virei uma bancária aposentada resolvi criar coragem e tentar cultivar algumas orquídeas. Morro de medo de dar tudo errado, da minha inexperiência, do clima litorâneo quente daqui, e outras coisas, mas vou em frente. Estou com dez plantas, seis que foram presentes e nunca voltaram a florir e quatro adquiridas neste mês de julho.
    Desde que encontrei seu site virei fã das suas orquídeas e de você. Seu apurado conhecimento, sua dedicação e principalmente sua generosidade em partilhar suas lindas flores (sempre magnificamente fotografadas) e sua experiência conquistam todos os que chegam ao seu site. Parabéns pelo seu trabalho e pela beleza que você compartilha conosco. Sua Pink Favourite é deslumbrante! Um abraço, Socorro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Socorro, tudo bem? Seja muito bem-vinda! Você não imagina a alegria que experimentei ao ler a sua mensagem! Fico muito contente por saber que tive uma pequena participação nesta sua linda história com as orquídeas! Parabéns pela decisão, tenho certeza de que cultivará belíssimos exemplares.

      Muito obrigado, de coração, pelas palavras de carinho e apoio! São comentários como os seus que me incentivam a continuar!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir