Ondicium Twinkle - Show de botões


Micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

É uma pena que esta fotografia não ilustre de maneira fidedigna o espetáculo de cascatas douradas, repletas de botões florais próximos do desabrochar. Este é o terceiro post de uma série que vem acompanhando a evolução das hastes desta prodigiosa micro-orquídea híbrida, o Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'. Vocês podem relembrar o estágio anterior neste artigo.

Dentre as dezenas de botões amarelos, alguns poucos abortaram. Como são estruturas frágeis, eu particularmente evito molhá-los. Também procuro mantê-los protegidos de correntes de vento, sol excessivo e do contato com adubos e defensivos. Ainda assim, algumas perdas acontecem.

Além das três hastes florais que aparecem na foto, há outras duas laterais. Não tive coragem de levantá-las, para tornar o conjunto mais vistoso. Por muito menos, já provoquei desastres memoráveis. Já na próxima atualização desta floração, trago a foto das flores abertas. Sou suspeito para falar, mas acredito que valha a pena aguardar!

10 comentários:

  1. Ei, querido Sérgio. Que ansiedade, não... Sou suspeita: amo todos os Oncidium, híbridos ou não... Acho que são plantas vigorosas, de crescimento acelerado e que sempre nos brindam com florações espetaculares durante várias vezes ao ano... Revi todos os seus artigos sobre os Oncidium: muito bacanas e esclarecedores. Acho que uma das maiores frustrações para nós é percebermos uma haste que abortou as suas flores: é um desespero, não? Li sobre o que aconteceu com a sua primeira Oncidium Twinkle 'Fragrance Fantasy': é muito triste e chato... Mas a de agora está um espetáculo de floração, heim... Parabéns e grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana, tudo bem? Pois é, eu também adoro Oncidium! Não são todos que vão bem por aqui, mas eu insisto. De fato, volta e meia alguma haste regride, é uma tristeza.

      Mas que ótimo saber que leu os artigos! Muito obrigado pelo carinho e consideração! Adorei receber sua visita e ler seu comentário!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  2. Uma maravilha mesmo, será um espetáculo vermos as flores abertas, aqui no blog!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Mal posso esperar! Muito obrigado pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Os Oncidiuns (todos!) e a Sophronitis cernua são as minhas preferidas. Fico imaginando esse 'Yellow Fantasy' com todos esses botões, depois de abertos... covardia!!! A perda de alguns botões faz parte da vida, não é? Vamos esperar juntos por estes. Parabéns pelo cultivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Pois é, também aguardo ansioso por esta floração! Infelizmente, sempre acabo perdendo alguns botões. Mas muito obrigado pela visita e pelo apoio! Espero trazer novidades, em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Oi Sérgio!!! Que foto maravilhosa!
    Ansiedade total para chegada das flores...

    O que fazer para conseguir tantas hastes florais!?

    Abraço,
    Maria Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Carolina, tudo bem? Que bom que gostou! Espero trazer notícias, em breve!

      Confesso que não faço nada especial para conseguir mais hastes. Acho que é da natureza deste híbrido, que costuma florescer em abundância.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Sergio!
    Que foto incrível!
    Curiosa para ver as flores!!!

    Abraço,
    Maria Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Maria Carolina! Prometo trazer novidades, em breve! Muito obrigado pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir