Oncidium Twinkle - Floração 2014


Micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

Após meses de suspense e muita ansiedade, eis que finalmente se completa a floração desta exuberante micro-orquídea híbrida, Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'. É uma pena que a foto não transmita de forma fidedigna a abundância de micro flores douradas, dispostas ao longo de cinco hastes completamente carregadas e fortemente perfumadas.

Para os que não acompanharam, comecei a relatar esta floração neste artigo, quando apenas as hastes estavam se formando. Depois vieram os botões florais, a princípio verdes e depois totalmente amarelos, já antecipando o espetáculo destas cascatas de ouro. Ao longo do processo, três das cinco hastes florais foram mostradas. Agora, na conclusão, finalmente tomei coragem para erguer as duas hastes laterais, de modo a formar um belo bouquet de flores vivas, com os cinco cachos juntos na mesma imagem.

Outro espetáculo à parte que esta pequena orquídea nos proporciona é olfativo. Embora minúsculas, as flores exalam um forte perfume adocicado, que lembra a baunilha. Mesmo em locais abertos, como na varanda do apartamento, o agradável odor pode ser notado, ao nos aproximarmos das flores. Em um ambiente fechado, contudo, esta fragrância pode se tornar forte demais. Este Oncidium amrelo é parente da famosa orquídea chocolate, o Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'.

Ganhei esta orquídea com duas hastes florais, no ano passado, como um presente dos meus tios queridos, Hiroko e Takashi Matsumoto, Tomoko e Helio Simizu, que tanto têm me incentivado neste trabalho. Para homenageá-los, ofereço esta floração, a primeira sob meus cuidados aqui no apartamento. Desde já, torço para que possa voltar no ano que vem, com mais flores e algumas mudas, para retribuir o presente!

16 comentários:

  1. Lindas, Sérgio... Um show visual e olfativo, pelo visto. Adoro Oncidium pela generosidade das florações, além da deliciosa falta de periodicidade na frequência das mesmas! Parabéns pelo espetáculo de floração: é tão bom quando acontece sob os nossos cuidados, não? Paz e bem a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana! É verdade, também admiro bastante este gênero de orquídea. Confesso que não os cultivo muito bem, este é uma exceção. Mas que ótimo receber sua visita e ler seu comentário, muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  2. MARAVILHOSAS!!! Que espetáculo! Parabéns pelo cultivo e obrigada pelo belo início de semana que nos proporcionas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário, sempre atencioso e gentil!

      Um grande abraço e uma ótima semana!

      Excluir
  3. Boa noite Sergio, como vai amigo?
    Cheguei e encontrei uma bela cascata dourada, amarelinha....

    Quanta delicadeza nessa orquídea amigo!
    É muito suave e singela!
    E AINDA POR CIMA PERFUMADA!!
    Puro deleite para os olhos e olfato...
    Belo presente, que recebestes... não poderia ter sido mais encantador..
    E em suas mãos, floresceu, cresceu e tornou-se o mais belo bouquet!!
    Um cacho dourado, amarelinho... acompanhado das folhas verdes ficou tão brasileira, tão linda!!
    Parabéns por mais esse encanto amigo!

    Linda noite e uma semana maravilhosa!! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, boa noite!

      Tudo bem? Por aqui, tudo certo, obrigado! De fato, esta floração foi uma grata surpresa, após tanto tempo de espera!

      Fico feliz por saber que gostou desta pequena, muito obrigado pelo carinho da visita, sou sempre grato pelo seu apoio!

      Beijos e uma excelente semana para você também!

      Excluir
  4. Muito lindo este oncidium; a floração abundante é um presente impagável!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Pois é, gosto bastante desta orquídea e adorei o presente! Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Ai que beleza, estou apaixonada por elas. Também com todos os seus cuidados não esperava outra coisa Fico na expectativa de ver as minhas florescerem assim. Parabéns! Está belíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, que bom que gostou! Muito obrigado pelo carinho e apoio, tenho certeza que você terá belíssimas florações, muito em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Comprei uma orquídea e gostaria de saber se é uma Oncidium. As flores ainda não abriram no seu blog foi onde encontrei especies com a haste floral parecida com a minha. Como posso mandar fotos para vc ver e classificar para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara, tudo bem? Para sabermos exatamente de que orquídea se trata, é importante vermos a flor. Mas fique à vontade para enviar a foto. Para isso, eu peço que escreva uma mensagem através do formulário de contato. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Sergio, que linda esta floração ~bela homenagem aos seus tios!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila, tudo bem? Que bom saber que gostou da floração! De fato, sou bastante grato aos meus tios, sempre me presenteando com plantas especiais! Muito obrigado pelo carinho do seu comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Boa noite Sérgio. Sou viciada em orquídeas, tenho algumas em casa, ganhei a pouco tempo algumas mudas dessa oncidium, estão lindas, folhas verdes e viçosas, tenho por curiosidade qual a época de floração delas.... Sou leitora assídua do seu blog, e só tenho a lhe dizer, Gratidão, por tantos incentivos e dicas de cuidados com nossas Princesas Florais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Myla, boa noite! Tudo bem? Que bom saber que está gostando das dicas do blog! Imagine, eu que agradeço a você pelo apoio e companhia!

      Por coincidência, estamos na época de floração desta orquídea. A minha está com haste floral, no momento. Ela costuma florescer durante o outono.

      Um grande abraço!

      Excluir