O retorno da orquídea amarela


Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'
Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'

Após florescer pela primeira vez aqui no apartamento, no início deste ano, esta pequena e radiante orquídea amarela volta a dar o ar da graça, menos de seis meses depois. Ao que tudo indica, esta é uma daquelas orquídeas generosas, capazes de florescer mais de uma vez por ano.

Na verdade, venho observando que esta Cattleya híbrida, de porte compacto, é workaholic. Mal termina de florescer e já começa a emitir um novo broto. Assim que amadurece, o pseudobulbo já revela os botões florais protegidos no interior da jovem folha. Ao longo do ano, está sempre ocupada fazendo alguma coisa. Não descansa no inverno, como algumas de suas colegas de bancada.

Dentre tantas qualidades, saliento ainda a belíssima e improvável combinação de cores, amarelo e vermelho, com direito a pequenas pinceladas nas pontas das pétalas. Como se não bastasse, o perfume é agradabilíssimo, suave e cítrico. Sem dúvida alguma, uma companheira que vale a pena ter em casa.

16 comentários:

  1. Maravilhosa! Ela retribui o carinho recebido te presenteando com essas flores magníficas. Que labelo lindo! Parabéns a ti e a essa garota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que bom saber que gostou desta pequena! De fato, o labelo tem uma cor excepcional. Muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Magnifica. Eu sempre digo que as orquídeas demonstram que entendem o carinho recebido através da floração. Orquídeas é exemplo de paciência e amor pela planta. As sempre belas nos monstram o qto são amadas e bem tratadas. Sucesso sempre! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea, tudo bem? Que legal, concordo plenamente com você! De fato, em cada detalhe, podemos ver nas orquídeas o resultado da nossa dedicação. Adorei sua mensagem, muito obrigado pelo carinho!

      Beijos e tudo de bom!

      Excluir
  3. Ângelo Marcos Oliveira2 de agosto de 2014 00:34

    Oi, Sergio! Com vai?
    Fiquei um tempo ausente, mas voltei :)
    Essa flor é surreal, quem sabe um dia não consigo uma dessas. Falando nisso, veio um rapaz aqui na minha cidade vendendo plantas e eu não acreditei quando vi duas phalaenopsis entre elas, quase tive um treco e foi inevitável comprá-las rsrs... Por aí tão comum essa orquídea e aqui na minha cidade talvez eu seja o único com esses exemplares. Elas estavam um pouco maltratadas por que não tinham dono, mas estão se recuperando. Uma delas está com uma haste floral se desenvolvendo, agora é só esperar pelas flores.
    Ah! Antes que eu esqueça, qualquer hora te mando as fotos daquela orquídea sem identificação que floresceu, as flores tinham um leve aroma de melancia e pareciam pequenos guisos.

    Tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ângelo, tudo bem? Por aqui, tudo em ordem! Que ótimo vê-lo de volta! Parabéns pelas novas aquisições, fico feliz por saber que estão se recuperando e florescendo! Sinal de que estão gostando do tratamento.

      Sim, quando puder, mostre-nos as flores desta orquídea! Pela sua descrição, deve ser belíssima! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço e um excelente fim de semana para você também!

      Excluir
  4. Olá Sérgio!
    Vi agora esta maravilha, mas que espetáculo! Os detalhes nas extremidades das pétalas é incrível!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Pois é, também gostei bastante destes detalhes! Que bom, muito obrigado pela visita e pelo comentário, sempre gentil!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Linda combinação de cores! Parabens Sergio! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Angel! Muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Oi vou te fazer uma pergunta, não sei se vás poder me responder..Minha orquídea esta com as folhas fechadas. O q podes me dizer , é muita água , ou pouca água, ou muito adubo, faz um mês q ñ coloco adubo..Ela não esta no sol..Só uma esta no sol da manhã, as folhas estão ficando pretas, mas e do sol ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Então, para poder responder da maneira correta, eu precisaria saber o nome da sua orquídea. Também seria ótimo ver uma foto da planta. A princípio, pode ser desidratação e isso pode ser ocasionado por falta de água ou excesso (que mata as raízes e desidrata a planta). Caso possa enviar mais informações, poderei responder com mais precisão.

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Amo as amarelinhas com vermelho... e as vermelhas.... e todas as outras heehhehehhe. Maravilhosa mesmo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, Suzana! Também gosto bastante de todas! Muito obrigado pela visita e pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Olá Sérgio !!! Sei que existe uma orquídea amarela e azul. Pode dizer-me o nome dela ? Grata !!! Odila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Odila, tudo bem? Que interessante, não me recordo de uma orquídea com estas cores. Vou pesquisar! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir