Orquídea Pink Favourite - Floração 2014


Mini-orquídea Laeliocattleya Pink Favourite
Laeliocattleya Pink Favourite

Esta pequena orquídea magenta floresceu aqui no apartamento há alguns meses, no início deste ano. É a segunda floração sob os meus cuidados. Ao que tudo indica, trata-se de uma mini-orquídea que floresce uma vez ao ano, durante o verão.

Resultante do cruzamento entre Cattleya walkeriana e Laelia milleri, a Laeliocattleya Pink Favourite faz jus ao nome. Seu colorido é espetacular, quase fluorescente. O labelo, todo desenhado por veios avermelhados sobre o fundo amarelo, é uma pequena obra de arte.

Uma característica interessante desta mini-orquídea, herdada das Laelias rupícolas, é sua haste longa e ereta, capaz de apresentar as flores de forma impecável, bem acima da folhagem. Além disso, como ocorrem ramificações, esta orquídea consegue exibir múltiplas flores em uma mesma haste. 

Trata-se de uma orquídea de crescimento mais lento. Tenho observado que, durante a maior parte do ano, ela permanece em descanso. No final da primavera, começa a emitir novos pseudobulbos, que estarão prontos para florescer no verão. É sempre uma grande expectativa aguardar pela sua floração que, até o momento, não tem decepcionado.

16 comentários:

  1. Que show! Esse labelo é maravilhoso e suas pétalas parecem pedir um toque, tão lindas que são. Parece de seda. Parabéns por este belo cultivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, é verdade! Bem observado, parece mesmo. Que bom saber que gostou desta orquídea, muito obrigado pela visita e pelo comentário, sempre generoso!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Linda, amigo Sérgio!!! Esse detalhe do labelo que confere um charme enebriante... Parece um rio que se ramifica e leva vida nas areias de um deserto passageiro...Linda... Qual substrato você está usando com ela? Abraços! Paz e bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana! Que lindo comentário, adorei! Fico feliz por saber que gostou, de fato, é uma das minhas favoritas!

      Ela está em sphagnum puro, com uma camada de argila expandida no fundo. O vaso é de plástico e a adubação semanal.

      Muito obrigado pela participação e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Esse é o presente mais lindo pra quem cuida com amor. Que bela cor, que fantástico jogo de cores, e o formato então, um encanto. Parabéns! Belíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Lucia, é verdade! Que bom que gostou das cores, de fato, são belíssimas. Muito obrigado pela visita e comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Amigo, será que podes me ajudar? uma das minhas Phalaenopsis está apresentando escurecimento nas beiras de duas folhas. No domingo passado transferi sua acomodação para outra parte do apartamento mas na mesma direção e com a mesma quantidade e intensidade de luz. O que pode estar acontecendo? Ela está florida e muito linda.Estou assustada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que pena, Ana Lucia. Tomara que não seja grave. É importante que elas não fiquem molhadas por muito tempo, principalmente no miolo das folhas. O ambiente precisa ter uma boa ventilação, para que sequem rapidamente. No mais, acho que nos resta observar. Caso a mancha aumente, seria bom cortar a parte afetada com uma tesoura esterilizada e passar canela em pó no corte. Vamos torcer para que dê tudo certo.

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Sérgio!
    De fato, interessante essa característica de alongar o tamanho da haste; a flor dispensa comentário, pq é formidável!
    Abraço; boa semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que bom saber que gostou desta flor! De fato, é uma das minhas preferidas. Que ótimo ler seu comentário, muito obrigado pelo apoio e interesse, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Angelo Marcos Oliveira4 de junho de 2014 19:36

    Sergio, meu amigo, tudo bem?
    Visto que você falou em adubo, qual você utiliza? Qual a dosagem?
    Obrigado e parabéns pela dedição aplicada ao cultivo dessas sublimes plantas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angelo, tudo bem? Por aqui, tudo certo!

      Eu evito mencionar marcas porque estou sempre mudando. Mas, basicamente, uso adubos químicos, do tipo NPK balanceado, com macro e micro nutrientes. Tem formulações específicas para orquídeas, são as que eu prefiro. Costumo aplicar metade da dose recomendada pelo fabricante, semanalmente.

      Que bom, muito obrigado pelo apoio, fico contente!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Belíssima,Sérgio!!!! Verdadeiramente uma jóia da natureza! E que cor mais deslumbrante...Uma doce alegria para os olhos e a alma da gente!!! Por aqui, ando à espera de uma floração também cor de rosa, de uma pequena Dendrobium que ganhei no ano passado...Ela parecia tão quietinha e tímida, mas de repente, nos ofereceu uma haste floral com 6 esperançosos botões... Pequenas e delicadas alegrias para nós que amamos estas admiráveis plantas!
    Abraço carinhoso das flores daqui!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa, que legal! Muito bom saber que gostou desta pequena e fico super feliz pelos seus botões florais! Torço para que venham belos e saudáveis! Com certeza, são momentos como estes que compensam toda a espera!

      Muito obrigado pela visita e pelo carinho! Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  8. Patrícia Balthazar Neves15 de maio de 2015 22:48

    Olá Sérgio, seu site tem sido um dos quais frequento assiduamente e tenho não só aprendido bastante, bem como visto fotos muito bem tiradas de orquídeas e flores de tirar o fôlego. Sem fôlego e apaixonada fiquei por essa preciosidade da foto! Parabéns, linda flor. Você saberia informar onde tem para vender? Adoraria acordar e ver uma orquídea tão linda assim florida!

    Grande abraço,
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Tudo bem? Que bom saber que está gostando das fotos, fico feliz! Infelizmente, eu raramente vejo esta orquídea para vender. Mas o melhor é ficar de olho em exposições e orquidários, é provável que encontre.

      Muito obrigado pela visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir