Pequenas orquídeas, grandes presentes


Micro-orquídea Gomesa crispa
Gomesa crispa

Oi, Pessoal, tudo bem? Hoje, gostaria de falar sobre a magia de presentear e ser presenteado com orquídeas. Por ocasião do meu aniversário, tive a imensa alegria de receber três micro-orquídeas mais do que especiais: Gomesa crispa, Leptotes unicolor e Octomeria palmyrabellae, todas floridas. Estas preciosidades me foram presenteadas pelo casal Hiroko e Takashi Matsumoto, que há anos vem me acompanhando, apoiando e incentivando esta trajetória orquidófila.

O interessante é que, algumas semanas antes do meu aniversário, eu já havia me lembrado destes tios queridos. Isto porque as orquídeas que eles me presentearam, no ano passado, estão no momento com botões florais. No ano que vem, nesta mesma época, relembrarei o carinho que recebi por ocasião desta data especial.

Micro-orquídea Leptotes unicolor
Leptotes unicolor

Diferentemente de uma flor que murcha, um chocolate que é consumido ou uma roupa que se desgasta, as orquídeas permanecem conosco por anos a fio. A cada floração, uma ou mais vezes por ano, somos lembrados dos momentos felizes que tivemos ao lado das pessoas que nos presentearam.

Não parece, mas eu também presenteio pessoas queridas com orquídeas, vez ou outra. Além da alegria de presentear, sou contemplado com a felicidade de ouvir os relatos sobre o desenvolvimento e a floração das plantas, a cada reencontro com as pessoas que as receberam. Estes momentos não têm preço.

Ao longo dos próximos posts, volto para falar detalhadamente sobre cada uma destas pequenas orquídeas, de imenso significado. À Hiroko e ao Takashi, meu muito obrigado pelos belíssimos presentes!

16 comentários:

  1. Que beleza, Sergio! Realmente, as orquídeas são presentes mais que especiais, uma forma de nos fazer "presentes" de verdade! Desejo que elas sejam felizes ao teu lado e que tu as faça felizes - crescendo lindas e saudáveis e te brindando com flores encantadoras. Um grande abraço a ti, pelo aniversário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Que bom, muito obrigado pelo carinho! Adorei ler sua mensagem, agradeço de coração pelas palavras de incentivo.

      Um grande abraço e tudo de bom para você também!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado, Marisete! Que ótimo receber sua visita, fico contente que tenha gostado!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Ah, sempre tão especial ler suas postagens, Sérgio! Sua sensibilidade nos envolve na atmosfera que o circunda, acolhendo-nos a todos em seu lindo Apê!
    Não poderia ser melhor presente para alguém que ama essas lindas flores!!! Parabéns!!!
    Pequeninas na forma, gigantes em beleza!!!
    Tenha uma ótima quinta-feira, meu querido amigo!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helô! Você sempre um amor de pessoa! Que linda mensagem, muito obrigado pelo carinho das suas palavras! Para mim, é sempre uma alegria tê-la aqui conosco!

      Beijo grande a uma ótima quinta-feira para você também!

      Excluir
  4. Oi Sérgio, bom demais voltar aqui, sempre tendo o prazer de admirar tão delicadas e lindas flores. Para um apaixonado por orquídeas, nada mais emocionante do que ganhar no niver essas flores tão graciosas
    Bj pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Nádia? Há quanto tempo! Que ótimo tê-la de volta, para mim é sempre uma alegria receber sua visita! De fato, este foi um presente especial. Muito obrigado pelo carinho da sua mensagem!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir
  5. Parabéns Sérgio. Felicidades e saúde, orquídeas floridas e desenvolvimento contínuo...
    De fato, receber orquídeas é um estado de graça; eu confesso que (faço mais doaão, do que recebo), mas, ainda assim, é experiência impagável!!!
    Abração, felicidades e paz!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Que bom, muito obrigado pela mensagem! Concordo com você, é sempre uma grande felicidade poder doar e receber orquídeas. Agradeço, de coração, por todo o apoio e incentivo!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  6. Oi Sérgio,
    Adoro presentear com orquídeas e tenho feito isso muito. Tenho uma micro orquídea mas ela nunca floresceu e nem parece muito bem, ela está presa em um galho que encontrei no chão na fazenda de um amigo. Mas, mudando de assunto, estou ansiosa para ver a dendrobium secundum aberta! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jade, tudo bem? Que legal, parabéns pela iniciativa! Espero que sua micro floresça em breve!

      Sim, vou publicar a flor do Dendrobium secundum nesta segunda-feira! Muito obrigado pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Que presentes preciosos,Sérgio!!! São mesmo como pequenas jóias, cuja lembrança viva deve ser mesmo guardada no coração! Fico imaginando daqui a tua emoção e o teu especial carinho por essas delicadas e belas plantinhas... São estes gestos carinhosos, como dos teus tios, que não tem preço e sempre suavizam e trazem puro encanto à nossa jornada...
    Novamente, meus parabéns,querido amigo, e os meus desejos de que Deus sempre te abençoe e te dê uma linda,longa, próspera e florida caminhada!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa, que bom! Você sempre um amor de pessoa, muito obrigado pelo carinho das suas palavras! De fato, este foi um presente bastante especial.

      Agradeço, de coração, pela visita e pela linda mensagem!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  8. Olá sou Técnico Florestal e gostaria de saber como receber doações de orquídeas. Meu proposito é fazer uma coleção com o nome da orquídea e nome do doador. Sou paraense e gostaria do apoio de algumas pessoas. Conto com todos e com sua resposta e para finalizar seu trabalho é magnífico meus sinceros parabéns. Desde já muito obrigado!

    Contato: wesley.g2@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wesley, tudo bem? Que ótimo saber que está gostando do trabalho aqui no blog. Muito obrigado pela visita. Deixo registrado aqui a sua proposta e desejo boa sorte ao seu projeto. Boa sorte e tudo de bom!

      Um grande abraço!

      Excluir