Orquídeas com botões florais esculturais


Botão floral da orquídea Denphal
Botão floral de Denphal

Um dos aspectos mais fascinantes no mundo das orquídeas reside no fato de que muitas não se parecem com flores. Algumas lembram adornos egípcios, outras assemelham-se a aliens. Há ainda aquelas que não remetem a algo conhecido, mas compõem delicadas esculturas abstratas.

Acho uma pena que a grande maioria das minhas orquídeas seja bastante tradicional, geralmente apresentando flores com cara de flor. Sonho em um dia diversificar a coleção, para poder trazer a vocês alguns exemplos desta diversidade de formas e cores que domina a vasta família das orquídeas.

Botão floral da orquídea Denphal alba
Botão floral de Denphal alba

Enquanto este dia não chega, apresento estes interessantes botões florais de duas variedades da orquídea Denphal, nome popular dado a um híbrido do gênero Dendrobium. Além das espetaculares variações de cor, que já antecipam a beleza da flor aberta, estes botões encaixam-se na categoria das esculturas abstratas. 

São orquídeas cujos botões trazem a indefectível cauda, marca registrada deste gênero, juntamente com belíssimos detalhes sinuosos ao longo do corpo. Esta interessante tridimensionalidade acaba sendo realçada pelo efeito chiaroscuro das fotos.

Embora sejam orquídeas bastante conhecidas, comprometo-me a trazer as fotos das flores abertas, como de costume. Até lá!

10 comentários:

  1. As Denphal são plantas bastante robustas e com inflorescência muito vibrante. Adoro este híbrido e estou com uma com duas hastes florais: ansiosa... Delícia de texto, Sérgio. Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana! Pois é, apenas agora estou conhecendo melhor esta orquídea. Que bom que gostou do texto, fico contente! Muito obrigado pelo comentário e parabéns pelas hastes da sua Denphal!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá,Sérgio!
    Que delícia de post,meu amigo! Realmente esses brotos possuem uma forma muito peculiar e interessante, e que aguça mesmo a nossa imaginação sobre as suas futuras flores. E eu também acho maravilhosa essa diversidade de tantas formas e "desenhos" que encontramos em diversas orquídeas pelo mundo...É mesmo verdade que há várias que se assemelham até mesmo com "pequenos animais". Lembro que da vez mais recente que estivemos em um orquidário, vimos tantas orquídeas de formatos tão bizarros,que me lembrei logo daquelas plantas que são mostradas nos filmes de ficção científica...Elas lembravam mesmo algum tipo de "ET" ou "aliens"! (Rs...) Mas brincadeiras à parte, tudo é mesmo mais uma qualidade dessas plantas extraordinárias que são as orquídeas,e que quanto mais as conhecemos, mais nos surpreendemos com seu maravilhoso universo!
    Meu abraço grande e um fim de semana lindo pra você e tuas queridas orquídeas!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! É sempre um grande prazer receber a sua visita e ler seus comentários! Fico muito feliz por saber que gostou do post. E sua mensagem só veio a enriquecer o conteúdo do artigo. De fato, tem aquelas orquídeas que lembram animais, é verdade!

      Adorei sua visita, muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço e um excelente fim de semana para você também!

      Excluir
  3. Os botões são um exercício para a imaginação. Há tempos ganhei uma orquídea que apresentava um botão floral; sabia que era uma Cattleya (mas não sabia qual). Foi difícil controlar a ansiedade e quando o botão abriu, era uma Hawaiian Wedding Song 'Virgin'! Creio que todos nós temos dificuldade em controlar a ansiedade, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, com certeza! Posso imaginar a sua expectativa e também sua alegria ao descobrir a identidade da orquídea. Que bom receber sua visita, muito obrigado pelo apoio e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Parabéns Sérgio, vc conseguiu produzir uma excelente postagem, fazendo uma observação pontual, mas mt qualitativa!
    Abração, boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Que bom saber que gostou da postagem, muito obrigado pela visita e pelo comentário, sempre generoso!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Boa noite Sérgio , minha dúvida é como cultivar essa espécie denphal pois possuo 4 e a mais de 1 ano q não florescem pode me passar as dicas de exposição da claridade e regas por favor não sei aonde estou errando por favor me ajude
    Abraços Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, boa noite! Tudo bem? Esta é uma orquídea que gosta de bastante luminosidade. Porém, é preciso evitar o sol direto nas horas mais quentes do dia. No início da manhã e final da tarde, ela pode pegar um sol ameno. As regas podem ser bem espaçadas, apenas quando o substrato secar totalmente. A luz é um dos fatores mais importantes para que a orquídea floresça. A adubação também ajuda, existem fórmulas específicas para floração. Espero que as suas orquídeas a presenteiem com belas flores, em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir