Laelia alaorii albescens


Mini-orquídea Laelia alaorii albescens
Laelia alaorii albescens

Esta é uma orquídea cuja beleza não me canso de admirar. Quando floresceu pela primeira vez aqui no apartamento, em outubro do ano passado, acreditei estar diante de uma das flores mais belas de todos os tempos. Pois estava enganado. Na floração deste ano, esta Laelia alaorii conseguiu surgir ainda mais bonita, com pétalas e sépalas harmoniosamente armadas, apesar de não se abrirem completamente. Esta é uma característica da flor desta espécie, que leva os americanos a utilizar a descrição cup-shaped flower, flor em forma de xícara. A orla do labelo apresenta um leve sopro lilás, o que impede que ela seja classificada como alba. Daí a denominação albescens, para quase alba.

Esta mini-orquídea, Laelia alaorii albescens, é fruto do cruzamento entre duas variedades albas famosas: Laelia alaorii alba 'Snow Flakes' e Laelia alaorii alba 'SC'. Ganhei esta preciosidade do orquidófilo André Merez, há exatamente um ano. Após um período difícil de adaptação, em que acreditei que iria perder a planta, esta orquídea parece ter decolado. Vem crescendo vigorosamente, em duas frentes, e tem florescido regularmente.

Trata-se de uma orquídea que aprecia elevados níveis de umidade, além de boa ventilação e luminosidade. Vem sendo cultivada em vaso plástico, com sphagnum puro como substrato. Como todas as outras, assenta-se sobre uma bandeja plástica forrada com argila expandida e uma lâmina de água ao fundo. Uma vez por semana, toma um bom banho de chuveirinho, na banheira. Nos dias subsequentes, a umidade é mantida com borrifador, em frequência ditada pelas condições climáticas de umidade e temperatura. A adubação é química, semanal.

Enquanto escrevo, um novo botão floral ensaia sua estreia. Não tenho palavras para agradecer pela beleza e generosidade desta pequena orquídea, capaz de propiciar grandes momentos de alegria e satisfação.

12 comentários:

  1. Ei, Sérgio. Quando comecei a ter as minhas plantas (já te contei da sua influência decisiva neste mergulho) essa espécie foi uma das que busquei avidamente por um exemplar. Garimpei diversos orquidários até achar! Fiquei fascinada com essa orquídea, fascinada! Hoje tenho 4 exemplares: 2 floriram e uma abortou o botão em março. A outra está quietinha ainda... Mas tem grandes possibilidades! Ela é magnífica mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana, tudo bem? Que legal, não sabia de sua predileção pela alaorii! Que bela coleção, parabéns! Também gosto bastante desta espécie.

      Muito obrigado pelo comentário e por nos contar um pouco da sua história com as orquídeas!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que coisa maravilhosa, Sergio! É realmente deslumbrante! Parabéns por este belíssimo cultivo. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que bom que gostou! De fato, esta pequena é notável. Fico muito contente por ler seu comentário, muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá, Sérgio!
    Sei que já tem um tempinho que não passo por aqui, e peço que me perdoe pela ausência, meu amigo, mas é tudo realmente fruto deste mês de abril bem corridinho que tivemos. Até mesmo lá do meu blog eu estive sumidinha,e embora o cotidiano nos pressione com tantas atividades e compromissos, o importante é a gente sempre dar um jeitinho de aquietar o nosso dia e encontrar um tempo de postar e passear pelos nossos queridos blogs amigos,né? E é sempre tão maravilhoso vir até aqui e encontrar toda essa beleza do mundo das orquídeas! E essa pequenina "princesa" de hoje, a bela orquídea Laelia alaorii, é simplesmente uma mini jóia da natureza! Tão linda,elegante e de forma tão perfeita...E eu adorei aquela pitada lilás do labelo, que conferiu um detalhe de puro encanto na flor! Mas me diga, essa orquídea chega a florir quantas vezes por ano? E a flor dela tem uma duração média de quantos dias? Andei lendo outro dia desses sobre o tempo de floração dessas lindas plantas e agora fico curiosa quanto ao ritmo de cada espécie... Há pouco tempo atrás,perdi algumas delas por aqui, e fiquei triste e desanimada,mas tenho procurado me esforçar para aprender mais sobre a melhor maneira de cultivá-las...Ai,ai,meu amigo...Ainda tenho mesmo muito que aprender sobre esse admirável universo das orquídeas...(Rs...)
    Meu abraço grande e uma semana linda pra ti!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa, tudo bem? Que ótimo vê-la por aqui! Fico muito contente que esteja de volta à ativa, inclusive em seu blog!

      Esta orquídea chega a florescer três a quatro vezes por ano. Contudo, sua floração é curta, algo em torno de dez dias. Cada orquídea é diferente neste aspecto.

      Mas não desanime, você tem um jardim maravilhoso, com plantas especiais. Tenho certeza de que cultivará belíssimas orquídeas.

      Muito obrigado pelo carinho da sua visita, adorei!

      Um grande abraço e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  4. Acho que vc expressou mt bem a alegria e o entusiasmo em presenciá-la; é uma orquídea lindíssima mesmo!
    Parabéns, abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Jalo! De fato, é uma das minhas preferidas. Muito obrigado pela visita e pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Admirar é pouco... Sou fá mesmo de carteirinha!!! hehehe
    E não me canso de dizer que é uma grande alegria te ler, meu amigo!!!
    Suas palavras descrevem bem o que está em seu sentimento, quando escreve sobre suas preciosas 'meninas'!!! Obrigada por compartilhar esses momentos especiais!!!
    Receba minha amizade e um beijo em seu coração!
    Bom dia e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Helô, imagine! Fico até sem jeito. Você que é um amor de pessoa, agradeço de coração pelas palavras de carinho e incentivo! Que alegria saber que está gostando dos textos, muito obrigado pelo apoio!

      Beijos e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  6. Nossa amigo, é sempre uma aventura e uma surpresa imensa chegar aqui....
    Coisa mais linda do mundo essa orquídea!
    Deve ser a mais bonita de todos os tempos mesmo, misericórdia!
    Cheguei até a sentir a suave textura e delicada umidade emergindo de suas pétalas.. . Que branco de pura paz!!!
    A imagem ficou perfeita Sergio! PARABÉNS! Com louvor!!

    Beijos e uma semana linda tá? Exatamente como sua orquídea bela! :))
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, tudo bem? Imagine, muita gentileza sua! Fico feliz por saber que gostou desta pequena! De fato, é uma das minhas preferidas. Adorei ler sua mensagem, sempre carinhosa e alto astral. Muito obrigado pelo apoio, sempre!

      Beijos e uma ótima semana para você também!

      Excluir