Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Orquídea Laelia lucasiana


Orquidea Laelia lucasiana
| Laelia lucasiana |

Esta é uma orquídea de porte compacto e flores de um raro colorido exótico. A Laelia lucasiana é uma habitante exclusiva do território brasileiro, sendo encontrada vegetando sob sol pleno, sobre rochas em regiões de altitudes elevadas no estado de Minas Gerais.

Apresentei o primeiro botão floral desta orquídea aqui no apartamento, e hoje cumpro a promessa de mostrar sua floração completa. Para introduzir devidamente esta Laelia lucasiana de beleza singular, caprichei e trouxe, de uma só vez, duas flores já abertas. Ainda há outro botão em desenvolvimento. O contraste das cores é algo surpreendentemente harmonioso. Afinal, as orquídeas podem tudo.


Orquídea Laelia lucasiana
Laelia lucasiana

Caso vocês queiram procurar mais informações sobre esta bela mini-orquídea, saibam que ela também atende por outros nomes, tais como: Laelia longipesHoffmannseggella longipes, Laelia longipes var. lucasiana, entre outros. Até mesmo Cattleya ela já virou. Talvez seja um caso de personalidade múltipla.


Esta orquídea pertence a um grupo atípico de plantas cujo hábito é rupícola, ou seja, vegeta sobre as pedras. Na natureza, é encontrada vivendo feliz sob sol pleno, sem proteção alguma. É importante ressaltar que, no cultivo doméstico, sob condições muito diferentes das encontradas na natureza, convém não tentar reproduzir este hábito incomum. O ideal é filtrar os raios diretos do sol com uma tela de sombreamento.

A Laelia longipes ou lucasiana costuma florescer entre o verão e o outono. Aqui no apartamento, a floração tem se concentrado nos meses de outubro a dezembro. As flores não apresentam um aroma pronunciado e são apresentam uma boa duração.


A parte vegetativa da Laelia lucasiana é compacta e muito bem comportada, com os pseudobulbos simetricamente alinhados na vertical, as folhas seguindo na mesma orientação. As flores erguem-se imponentes, no ápice de hastes longas que surgem no topo dos pseudobulbos, a uma boa altura em relação à planta, distribuindo-se em grupos de dois a três exemplares, bem espaçados.

Embora muitos a cultivem sobre pedra canga, minha orquídea está no mesmo vaso de plástico em que veio do produtor, com substrato composto por pedaços de madeira e carvão vegetal. O conjunto, por sua vez, assenta-se sobre uma bandeja com argila expandida e uma lâmina de água ao fundo. A adubação é química, semanal. Tem se desenvolvido e florescido bem, sob estas condições.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil