Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Entrevista com Ivani Kubo


Ivani Kubo
| Ivani Kubo |

Acredito que a convidada de hoje tenha tudo a ver com as Orquídeas no Apê. Afinal, a paisagista, jardinista e designer de exteriores, Ivani Kubo, é a rainha dos jardins suspensos de São Paulo. Costuma assinar os projetos das varandas e coberturas mais criativas e sofisticadas da cidade, todas sempre ricamente ornamentadas por belas orquídeas, entre outras plantas. Nesta entrevista exclusiva, Ivani nos fala um pouco sobre sua trajetória e seus projetos.


O.A. Conte-nos como foi o início da sua profissão de paisagista e jardinista. O que a inspirou para escolher esta área?

Ivani Kubo: Tive como inspiração o meu avô e o meu pai, de origem japonesa. Meu avô trouxe o jardim japonês como profissão para o Brasil e meu pai seguiu a mesma carreira. Eu acompanhava de perto todas as etapas do trabalho deles, desde criança. Com isso, adquiri o gosto pelo paisagismo. Formei-me e há 30 anos atuo nesta área, amo a profissão!

O.A. Tenho visto belíssimos projetos seus, focados em varandas de apartamento. Como se deu a escolha por este nicho de atuação?

Ivani Kubo: Sempre atendi a todo tipo de clientela. Geralmente, eram residências enormes na capital, litoral e interior do estado de SP. Porém, atualmente, sou muito solicitada para desenvolver projetos em apartamentos (varandas e coberturas), e essa tendência se fortifica a cada ano. 

Natureza integrada à sacada do apê
Natureza integrada à sacada do apê

Então, aperfeiçoei-me nas técnicas que fossem capazes de transformar esses espaços em verdadeiros jardins, onde os moradores e visitantes pudessem desfrutar da natureza da melhor forma possível, de modo a se relacionar e interagir com ela.

O.A. Em relação às orquídeas, como costuma utilizá-las na composição dos seus trabalhos? Quais as suas preferidas?

Ivani Kubo: A espécie mais apreciada - a queridinha dos meus clientes - são, sem sombra de dúvida, as orquídeas. A beleza é indescritível e todos se maravilham com as diferentes e lindas florações.

Orquídea Vanda valorizando a varanda
Orquídea Vanda valorizando a varanda

Nesse sentido, procuro usar orquídeas em todos os projetos que crio, desde que haja condições físicas e climáticas para tê-las no paisagismo destes espaços.

O.A. Quais recomendações daria a quem pretende cultivar orquídeas em apartamento? Quais as principais dificuldades?

Ivani Kubo: Acredito que não exista tanta dificuldade para os moradores de manter orquídeas no apartamento, desde que respeitadas regas na frequência ideal e manutenções periódicas, onde a adubação é imprescindível. Costumo dizer que as plantas geralmente gostam de doses homeopáticas (pouco e sempre) de tudo: atenção do morador, água na frequência certa, adubação quando necessária.

Orquídeas no apê em vasos cônicos
Orquídeas no apê em vasos cônicos

Procuro sempre implantar irrigação automatizada nos meus projetos. Porém, para as orquídeas, deixo no modo manual, justamente porque trata-se de uma plantinha que gosta de ser cuidada com carinho e essa atenção especial é recompensada com belíssimas florações e plantas saudáveis.

O.A. Fale-nos um pouco sobre seus principais projetos, aqueles que mais gostou de executar.

Ivani Kubo: Às vezes faço orquidários flutuantes, pois as varandas nem sempre têm espaço suficiente para a quantidade que se deseja.

Orquidário flutuante no apê
Orquidário flutuante no apê

Outras vezes uso as paredes, colunas das varandas e áreas de cobertura, onde faço um orquidário com vasinhos de parede. Os vasinhos são os mais diferentes possíveis - e isso é o que dá personalidade e estilo próprio a cada local com um projeto meu.

Orquidário vertical na varanda
Orquidário vertical na varanda

Não tem aquele projeto que eu gosto mais, mas sim o projeto com o qual mais me identifico, por uma questão de gosto mesmo. Costumo também aproveitar caules de outras plantas e amarrar as orquídeas, apreciando seu crescimento e floração com o tempo.

O.A. Além de extremamente competente e requisitada, Ivani Kubo é uma pessoa muito simpática e acessível. Vocês podem conhecer mais trabalhos desta inspirada profissional em seu blog, Ivani Kubo Paisagismo

À Ivani, deixo meu muito obrigado pela disponibilidade em conceder esta entrevista e compartilhar um pouco dos seus belos projetos!