Laelia longipes - Botão despertando


Mini-orquídea Laelia longipes
Laelia longipes

Esta bela mini-orquídea tipicamente brasileira, Laelia longipes, costuma atender por outros nomes mais complicados. Dentre eles, Laelia longipes var. lucasiana ou Hoffmannseggella longipes, apenas para citar alguns. A nomenclatura das orquídeas pode ser algo desesperador, principalmente quando os estudiosos não chegam a um consenso.

A despeito da polêmica, é uma orquídea fantástica, uma das minhas favoritas. Adquiri uma muda sem flores, há alguns anos, e esta é a primeira floração aqui no apartamento. Por muitos meses, não deu o menor sinal de vida. Repentinamente, começou a desenvolver vários novos brotos ao redor da pequena touceira de pseudobulbos. A partir deste momento, o crescimento foi bastante acelerado. Esta é daquelas orquídeas que, ao abrir a pequena folha em formação, no ápice do pseudobulbo, já revela a surpresa de um ou mais botões florais.

Particularmente, neste caso, fiquei encantado ao me deparar com este botão rosa colocando a linguinha para fora. É o labelo da flor em expansão. Como de costume, em breve trarei a foto da floração completa. Até lá e muito obrigado por nos acompanhar!

6 comentários:

  1. Ah, um botão floral... Quanta alegria que esta descoberta pode nos trazer! Os outros mortais podem achar um absurdo esta revelação... Mas para nós amantes dessas jóias em forma de flor, é uma dádiva! Parabéns, Sérgio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana, tudo bem? Muito bem colocado, algumas pessoas ficam frustradas por não verem a flor aberta. Eu aprecio cada etapa, para mim é uma terapia! Que bom que gostou, muito obrigado pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Ela permaneceu quieta, certamente te analisando, pensando no que faria... Entendeu tua paixão, aceitou teu carinho e então disse: SIM!... e floresceu. Parabéns por mais esta vitória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, mas que linda mensagem! Fiquei emocionado, muito obrigado pelo carinho! Espero que goste dela aberta, mostrarei em breve!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  3. Olá Sérgio...muito boa sorte em seus cultivos!
    É tão bom qd nossas orquídeas nos deixam no suspense por tempos e depois (apenas, como se fosse do nada) nos trás a beleza da renovação e das flores!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! É verdade, concordo com você! Este momento faz com que toda a espera valha a pena. Que bom receber sua visita e apoio, muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir