Cultivando orquídeas e amigos


Orquídeas no Apê em festa
Orquídeas no Apê em festa

Quando comecei a escrever o blog Orquídeas no Apê, estava decidido a não criar as respectivas páginas nas redes sociais. Afinal, se eu nunca fui popular na escola, na rua ou na família, porque haveria de sê-lo na internet? Apesar desta premissa, a insistência de alguns leitores acabou convencendo-me a abrir uma fan page no Facebook. A princípio, uns poucos parentes e amigos curtiram. Por várias vezes, retirei o badge aqui da barra lateral, com vergonha de ostentar meus 20 seguidores.

O fato é que, mesmo sem eu perceber, este número foi crescendo. Lembro-me da emoção que senti ao atingir a incrível marca dos 100 primeiros fãs. No começo, fazia questão de agradecer nominalmente a cada novo membro desta pequena comunidade. Com o tempo, infelizmente, esta prática tornou-se inviável, além de um pouco irritante para os demais leitores.

Em julho de 2013, um milagre inesperado aconteceu. Os primeiros 1.000 seguidores! Pouco tempo depois, em dezembro, atingimos 2.000 amigos, juntamente com a comemoração do aniversário de dois anos do blog. E hoje, apenas três meses depois, venho dividir com vocês a alegria de celebrar a fantástica marca de 3.000 membros na nossa fan page.

Ao contar a história desta maneira, em um parágrafo, posso passar a falsa impressão de que tudo foi rápido e fácil. Au contraire, mes amis! Foi um processo penoso e angustiante. Hoje, mais do que nunca, é preciso pagar para se conseguir mais seguidores. Depois, é necessário pagar novamente para que estes seguidores vejam as suas publicações. Como estou no meio de uma crise financeira que já dura alguns anos (uns 45, para ser mais exato), preferi contar com o crescimento orgânico da fan page. É lento, mas gratuito. A minha cara.

Nós certamente não teríamos atingido esta marca sem o auxílio de importantes amigos e apoiadores deste trabalho. Dentre eles, vários blogs, sites e fan pages utilizam os artigos aqui publicados como forma de agregar conteúdo para seus leitores. Em contrapartida, divulgam o Orquídeas no Apê. Hoje, são tantos parceiros que eu não poderia citar cada um sem cometer alguma injustiça. Por cada uma destas colaborações, deixo aqui meu agradecimento, de coração. Também agradeço especialmente a cada um dos nossos 3.000 seguidores, bem como aos leitores que nos visitam, comentam e compartilham este trabalho. Muito obrigado a todos, por tudo!

26 comentários:

  1. Sergio! Sucesso merecido; e esse para ser real como o seu, só é conseguido com muita competência!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liza, tudo bem? Imagine, muita gentileza sua! Que bom receber seu carinho neste momento, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns Sergio. Seu blog é espetacular e tem ajudado muitas pessoas inclusive eu que estou em constante aprendizado. Que estes 3.000 seguidores sejam somente o início.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michael! Que ótimo receber sua visita neste momento especial. Sou particularmente grato a você e à sua página, que tem dado um importante apoio a blog! Muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Amigo, Parabéns!
    Um grande abraço.

    http://amabijouxmega.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que bom, muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Você merece isso e muito mais por ser um grande conhecedor de Orquídeas e um ser humano fantástico,podes ter certeza gostamos muito de você pessoa linda.

    Quero contar com sua amizade por muitos e muitos anos ainda,um forte abraço e um milhão de bjokaaaaaaaaaaaaaaas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina, que grata surpresa receber a sua visita! Adorei ler seu comentário, muito obrigado pelas palavras de carinho e apoio!

      Sinto-me privilegiado por tê-la conhecido, pena que não nos encontremos com frequência! Valeu pela força, sempre!

      Beijo grande e saudade!

      Excluir
  5. Parabéns, amigo!!! Que seu sucesso seja sempre crescente e ele se deu através de seu esforço, persistência, trabalho, dedicação, estudos e sua competência!!! O mérito é todo seu!!!! Sou eu que agradeço por seres esta pessoa gentil que nos tira as dúvidas, nos esclarece quando nos sentimos "perdidos" no trato com nossas "filhas" orquídeas!!! Grande abraço e te desejo sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que alegria ler seu comentário, fico muito feliz por saber que está gostando do blog! São amigos como você que me incentivam a continuar. Muito obrigado pelo carinho, apoio e incentivo!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  6. SERGIO PARABÉNS! Seus seguidores você retornar os juros que você tomar para nós desenvolver o Blog. Parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel! Muito obrigado pela mensagem de apoio nesta data especial! Fico muito feliz por tê-lo como companheiro de blog, admiro bastante seu trabalho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Sérgio, Parabéns !!! Muito feliz por vc compartilhar conosco seu bom gosto , experiência e dedicação!!! Estou amando participar disso mesmo tendo pouco tempo q descobri vc . Bj

    Aline Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline, muito obrigado! Para mim é uma alegria contar com seu apoio e incentivo! Que bom saber que está gostando, agradeço pelo carinho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Eliete Margarete Colato Tobias27 de março de 2014 16:01

    Parabéns Amigo. Espero que esses números possam triplicar a cada segundo. Você é uma pessoa iluminada e apesar do pouco contato, pode ter a certeza que é muito querido. Te amamos e respeitamos muito. Conte com o pessoal de SBC sempre que precisar. Um grande beijo, com sabor de saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliete, tudo bem? Que alegria e que honra recebê-la aqui! Adorei ler sua mensagem, muito obrigado pelo carinho e apoio! Também sinto não termos conversado mais, foi ótimo conhecer o pessoal de SBC!

      Beijo grande, saudades e até breve!

      Excluir
  9. Hoje, 3.042!!!! E assim será, sempre.
    Mas isso não é de graça. Isso se deve ao teu trabalho; é mérito da tua capacidade, do teu talento e da tua paixão. Nós, teus seguidores, apaixonados como tu, estaremos sempre por aqui, desejando sucesso e agradecidos... Parabéns!!! Uma honra pertencer a este grupo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! É sempre muito bom ler seus comentários, ainda mais em um momento especial como este! Fico muito contente por saber que tem gostado do grupo, muito obrigado pela participação e apoio, sempre!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  10. Parabéns, Sérgio! Obrigada por compartilhar conosco suas experiências com as orquídeas! Aprendo muito com suas postagens. Você é muito competente e didático. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia, tudo bem? Imagine, eu que agradeço a você por nos acompanhar nesta jornada! Que bom que está gostando, muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Parabéns,Sergio,vc merece..sua humildade e dedicação são dignas de admiração!....e essas experiência passada com tanto carinho aos leitores não tem preço!
    Abração!!!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely, que bom vê-la por aqui! Sou sempre muito grato pelo seu apoio, carinho e incentivo, desde o começo! Muito obrigado pela força, são amigos como você que me fazem continuar com este projeto!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Estimado Xará, boa tarde. Quem escreve é o Sérgio Leite, da Sociedade Orquidófila Cantareira - seu fã (risos). A marca alcançada por você é totalmente merecida. Já elogiei anteriormente seu blog e não tenho receio de continuar elogiando: textos impecáveis, informações tecnicamente corretas, fotos excelentes. E sempre me surpreendo com a saúde e a apresentação de suas plantas. Seu cultivo é exemplar. Sérgio, Não me esqueci do seu interesse pelo cultivo em brita e assim que eu der nova palestra, vou convidá-lo novamente. E terei muito orgulho se puder assistir uma palestra sua sobre cultivo em apartamentos, pois sei que vou aprender muito. Um grande abraço. (sergioleite.natureza@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio, tudo bem? Imagine, muita gentileza da sua parte! Por coincidência, acabo de curtir a fan page da Sociedade Orquidófila Cantareira, no Facebook. Conheci a Solange pessoalmente, em novembro do ano passado. Um amor de pessoa!

      Muito obrigado pela visita e pela gentil mensagem, foi um prazer recebê-lo por aqui! Espero que tenhamos a possibilidade de conversar ao vivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Parabéns pelo seu trabalho!Fotos incrivelmente perfeitas. As plantas maravilhosa.
    Continue com este ótimo trabalho!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro, tudo bem? Que ótimo vê-lo por aqui! Fico contente, muito obrigado pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir