Uma orquídea dourada pelo sol


Orquídea Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'
Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'

Quebrando a dominância das orquídeas radiantes aqui no blog, hoje trago esta belíssima orquídea amarela, de nome comprido e pomposo, cujo botão floral eu apresentei há algumas semanas, no início de seu desabrochar. Sou suspeito para falar, mas fiquei fascinado pela forma, armação e cores desta floração. É a primeira vez que acompanho o processo desde os primórdios, aqui no apartamento, embora eu já tenha apresentado esta orquídea em outras ocasiões. Quando a adquiri, no começo do ano passado, ela já veio com botões.

Na realidade, a cor desta orquídea é um pouco mais clara, tendendo ao amarelo cítrico. A incidência do sol da tarde acabou tingindo as pétalas e sépalas de nuances alaranjadas, produzindo um efeito que remete ao nome deste híbrido premiado, Golden Acclaim (aclamação dourada).

Trata-se de uma orquídea de fácil cultivo, que apresenta um porte compacto, flores de tamanho mediano e um suave perfume cítrico. Pode florescer mais de uma vez ao ano, geralmente produzindo cachos de três a quatro flores. Meu exemplar está plantado em vaso plástico com uma mistura de casca de pinus e carvão vegetal, sobre uma camada de argila expandida. Por cima do substrato, coloquei uma cobertura de musgo sphagnum, para ajudar a reter a umidade. A adubação é química, aplicada semanalmente.

Ao contrário do que a foto possa sugerir, esta não é daquelas orquídeas enormes, pejorativamente chamadas de repolhos. Suas flores medem cerca de 6 cm de diâmetro, formando elegantes e vistosos arranjos quando em grupo. Sem dúvida, uma orquídea ensolarada que vai deixar saudade até a próxima floração.

14 comentários:

  1. Radiante e majestosa - um verdadeiro sol! Muito linda e vistosa, com esse labelo espetacular. Parabéns a ti pelo sucesso com essa garota! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Pois é, também gostei bastante desta floração. Que ótimo receber sua bela mensagem, muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Wow! Ela está MUITO linda. Suas belas plantas servem de incentivo para os mais desajeitados como eu, rs...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neemias! Imagine, muita gentileza sua. Tenho certeza de que vai cultivar belíssimas orquídeas, muito em breve. Super obrigado pela consideração!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Muito linda! ......e que belo cultivo...a flor esta perfeita!!!!!...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e pelos elogios!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir
  4. De fato ela ganhou um algo mais, mesmo já sendo uma flor muito primorosa e elegante!
    Agradecemos sempre que trás essas "novas" roupagens de plantas e suas belas flores!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Fico feliz em saber que gostou, muito obrigado pelo comentário e pelas palavras de apoio, são sempre muito importantes!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Es toda un reina con esos tonos radiantes Sergio!

    Preciosa orquídea, te deseo una hermosa noche.
    Abrazos miles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina, tudo bem? Que bela mensagem, adorei! Fico contente que tenha gostado desta orquídea, muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Como siempre, hermosas las orquideas que nos muestras, obras de arte de la naturaleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boris! Que bom saber que gostou, muito obrigado pela mensagem!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Eles são verdadeiramente lindas flores Sergio. Eles merecem o nome de ouro. Gosto de orquídeas com aroma cítrico. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel, tudo bem? Eu também gosto bastante deste aroma em orquídeas. Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir