O desabrochar da orquídea amarela


Orquídea Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'
Sophrolaeliocattleya Golden Acclaim 'Richella'

Apesar de adorar orquídeas amarelas, uma infeliz sequência de acontecimentos foi dilapidando minha coleção, de modo que esta é uma das poucas que me restam nesta cor. Acho fantástico o contraste das pétalas e sépalas amarelas com o labelo vermelho. Capturadas neste momento mágico do desabrochar, ficam ainda mais vibrantes e misteriosas.

Há um ano, esta orquídea chegava em casa, já portando quatro belos botões. Após uma longa espera, esta é a primeira floração que ocorre inteiramente sob os meus cuidados. Desta vez, três flores estão a caminho. Dois artigos sobre esta fascinante orquídea amarela, Slc. Golden Acclaim 'Richella', já foram publicados aqui no blog.

Trata-se de um híbrido bastante compacto, com flores de tamanho relativamente pequeno. Lembra uma miniatura da famosa Blc. Alma Kee 'Tip Malee', orquídea premiada que costuma exibir enormes flores amarelas com o labelo vermelho.

Como de costume, comprometo-me a trazer uma foto desta orquídea com todas as flores completamente abertas, o que não deve demorar a acontecer. Recentemente, ao publicar a foto de um minúsculo botão floral nas redes sociais, recebi a seguinte mensagem: 'Hoje não vai ter foto de orquídea, não?". Pois é, a todos vocês que têm a paciência de acompanhar e aguardar pelo desabrochar dos meus humildes botões, deixo meu muito obrigado pelo apoio e compreensão!

16 comentários:

  1. Deslumbrante! Será maravilhosa, quando totalmente aberta. Esperarei por ela, com paciência. Não vou busca-la no Google. Vou aguardar. Parabéns por esta menina tão linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Que legal, gostei da sua ideia! Sou suspeito para falar, mas acho que terá uma agradável surpresa, quando a vir florida. Super obrigado pelo carinho e paciência!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Também sou apaixonada pelas orquídeas amarelas, tenho várias. Gostos das claras, das escuras e das combinadas com vermelho ou lilás. Muito boa sua postagem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera, que legal! Tenho certeza de que tem belíssima orquídeas na sua coleção, admiro sua trajetória e influência no meio orquidófilo! Que bom saber que gostou da postagem, muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Hermosa esta orquidea de color amarillo, saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boris! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Linda, esta é Sérgio; de um capricho formidável! Tenho a felicidade de ter uma (oferta da Bete) e sei como ela é fascinante! Parabéns...
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Que legal, bom saber que também tem uma. Acho esta orquídea muito bonita, de fato. Super obrigado pelo comentário e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Oi Sergio, demorei mas cheguei!
    Voltei para ver o deslumbramento do sol se abrindo em pétalas!
    Coisa mais linda do mundo esta orquídea bebê, com pétalas ainda tão delicadas e pequeninas, começando a explorar o ambiente e se mostrando aos pouquinhos!

    O interior rubro ou vermelho sangue, não sei bem, deu um belo contraste, sem dúvida nenhuma! São duas cores quentes e eu bem sei que é um sacrilégio apelidá-la de mostarda e katchup... rsrs
    Desculpa a piadinha sem graça tá amigo?É que o calor revira nossas mentes e provoca histeria mental...hehehe
    Ainda bem que a orquídea está sendo tão bem cuidada por você que a minha impressão, ao ver a foto, é que ela esteja fresquinha, fresquinha!!

    Beijão amigo, obrigada por mais este deslumbre!
    Tenha uma semana excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, tudo bem? Que ótimo vê-la por aqui!

      Hehehe, de fato, as cores lembram mesmo mostarda e ketchup! É uma combinação improvável de cores, mas na flor fica bonito. E quanto ao calor, você tem razão, estou até meio derreado, de tão quente.

      Super obrigado pelo carinho da sua visita, seus comentários sempre vêm alegrar este espaço!

      Beijo grande, tudo de bom e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  6. Una orquídea amarilla con pequeño tinte púrpura... realmente bellísima Sergio.
    Veremos cuando termine de abrir todo su esplendor, preciosa flor!
    Te dejo un fuerte abrazo, bella noche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Que bom que gostou desta orquídea, prometo que mostro a foto da flor aberta, em breve!

      Muito obrigado pela visita e pelo carinho, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Linda! Também aguardo pacientemente para ver essa menina aberta. :)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine, tudo bem? Que ótimo, muito obrigado pelo apoio e companhia! Prometo mostrá-la aberta, em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Ah, Sérgio...Também acho maravilhoso o contraste dessas cores (amarelo e vermelho) numa orquídea! Mas não sei direito se foi devido ao calor intenso (mais de 40 graus aqui no RIo!!!) ou se foi a nossa ausência de alguns dias, devido a viagem que fizemos, mas acabei também perdendo uma das minhas orquídeas amarelas preferidas...Acho que atualmente, de orquídea amarela, só sobrou uma das "Cymbidium", que já faz bastante tempo, não nos dá flores... Mas de alguma forma, esta tua belíssima imagem de hoje, com este desabrochar primoroso, alegrou o meu coração... E já saudosa da minha orquídea perdida, me inspiro à ter outra nova planta e fico no aguardo das próximas imagens desta tua bela e graciosa flor!
    Abraço carinhoso pra você e pras tuas lindas orquídeas!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Poxa, que pena, sinto muito pela perda da sua orquídea amarela... De fato, este calor atípico tem feito nossas orquídeas sofrerem. O Cymbidium, por gostar de climas frios, tem mais dificuldade para florescer no Rio. Mas torço para que você tenha uma nova e bela orquídea amarela, tenho certeza de que valerá a pena!

      Muito obrigado pelo carinho da sua mensagem!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir