Micro-orquídea iniciando o ano


Botões florais da micro-orquídea Phymatidium delicatulum
Phymatidium delicatulum

Não parece, mas estes corajosos botões florais são milimétricos. Quase não se consegue identificá-los a olho nu. Trata-se da micro-orquídea Phymatidium delicatulum, presente especial que ganhei da minha amiga Elza Kurauchi. Eu já havia mostrado para vocês o nascimento desta haste floral, há alguns meses.

Para ser sincero, não acreditava que esta orquídea fosse sobreviver, muito menos florescer sob os meus cuidados. A frágil hastezinha desenvolveu-se bem lentamente. De tão pequena, a cada rega eu temia que ela se partisse ou fosse levada com a água. Mas a despeito da aparência delicada, cresceu obstinadamente e emitiu belos botões florais. Várias outras estão a caminho.

O calor absurdo que tem feito nos últimos dias me fez temer por esta floração. Mesmo com a proteção de uma tela de sombreamento, o sol é escaldante na varanda. Tenho borrifado esta micro-orquídea duas vezes por dia, além de constantemente repor a água que fica sob a camada de argila expandida. Estes cuidados têm garantido a sobrevivência da planta, que parece saudável a despeito das altas temperaturas.

Como de costume, deixo aqui minha promessa de trazer a foto das flores abertas. Mal vejo a hora, serão o símbolo de uma redenção para o meu extenso currículo de matador de micro-orquídeas.

23 comentários:

  1. Não aguentei e fui pro Google em busca de imagens dessa pequena! Ela é um encanto, linda e delicada! E realmente, esse calor que nos assola tem sido cruel com as orquídeas. Já perdi algumas, entre elas, várias micro. Não tenho conseguido proporcionar um ambiente adequado a elas... Espero, de todo coração, que tenhas sucesso com a Phymatidium delicatulum e com todas as outras! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Pois é, também acho esta micro uma graça! Sinto muito pelas suas perdas, de fato tenho outras que estão sofrendo, também. Torço para que suas orquídeas fiquem bem, apesar de todo o calor. Muito obrigado pela visita, pelo comentário e pelo incentivo, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Ola Sergio antes de tudo quero te desejar um feliz ano novo.Sergio estou muito feliz pela suas orquídeas e os botoes.E vc falando que cada vez que ia regar-las tinha medo de machuca-las, lembrei que outro dia ate comentei com vc que estava muito feliz pois pela primeira vez estava nascendo uns botoes na minha orquídea. porei acho que cometi um erro, que percebi logo em se guinda mas ja era tarde. Na ansiedade de ver aquelas flores,quando fui regar minha minha orquídea joguei bastante adubo de floração em cima dos botoes. Alguns dias depois eles cairão. que triste eu fiquei. Tudo bem. Sergio parabéns e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elenice, tudo bem? Muito obrigado pelo carinho, desejo um excelente 2014 para você e sua família!

      Que pena, nem me fale. Eu também, com o intuito de ajudar, às vezes atrapalho. O lado bom é que acabamos aprendendo com estes equívocos. Torço para que sua orquídea floresça novamente, em breve.

      Muito obrigado pelo comentário, adorei revê-la por aqui!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Ei, Sérgio... Estou com o mesmo problema aqui no ES: depois de 12 dias de chuvas caudalosas e ininterruptas, veio o calor escaldante de 38 ºC!! Isso com sensação térmica de 40, 41 ºC... Tenho algumas micro, que seguindo suas indicações, têm resistido a essa onda imensa de calor. Pela foto, a sua está fantástica e fiz como a colega de cima disse: corri para o Google para ver essa delicatulum, que é pura delicadeza... Uma pergunta: você utiliza alguma fungicida natural ou químico? Pergunto pela qualidade dessas folhinhas que estão fantásticas. Parabéns pelo cultivo!! Paz e bem, querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana! Pois é, o calor que tem feito nos últimos dias está fora do normal. Fico contente por saber que suas micro estão resistindo às altas temperaturas.

      De fato, esta orquídea é uma graça. Mal vejo a hora de ter as flores abertas! Felizmente, eu ainda não tive problemas sérios com fungos por aqui. Isso porque eu não poderia utilizar fungicidas químicos, já que estou em apartamento e tenho cachorro. Tem algumas receitas caseiras, mas eu nunca testei. Acho que o importante é manter uma boa ventilação, evitando que o substrato fique úmido por muito tempo.

      Muito obrigado pela visita e pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  4. Oi amigo querido!
    Sergio, finalmente estou de volta depois de umas pequenas férias: foram tão pequenas que até parecem estas pequeninas micro -orquídeas...rsrsrs
    Confesso: não deu para descansar não! Mas sei que a recompensa virá quando eu ver as lindas flores que abrirão destes delicados e singelos botões!

    Sabe, até eu fiquei com medo por você a cada regada efetuada...rsrs
    Afinal, são tão delicadinhas que um simples sopro ou brisa suave, podem prejudicá-la!!! Imagine então pingos ou gotículas de água sendo direcionadas a elas... até o coração bate mais forte não é?

    Só discordo de uma informação: que você tenha um "extenso currículo de matador de micro-orquídeas". Nada disso, você as cultiva com todo o carinho do mundo e se elas se vão, é porque não era a hora, nem o lugar de florescerem!!!

    Eu, então posso ser considerada como uma "serial killer" perigosíssima...hehehe Não deveria estar em liberdade tamanha a minha facilidade em matar as pobrezinhas....hihihi A derradeira que eu estava cuidando, com as chuvas incessantes que assolaram o Espiríto Santo no último mês, infelizmente não resistiu: acho que foi umidade demais e também porque não deu sol por duas semanas... Ela partiu.... buaááááá. Eu sim, sou de extrema periculosidade... kkkkkkkk

    Agradeço o seu empenho amigo e desejo UM ANO NOVO MARAVILHOSO!!
    Será florido e perfumado, com toda a certeza do mundo!!
    Beijos! Linda semana!!! :)))))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, tudo bem? Que ótimo revê-la, senti saudade! Pena que não tenha descansado nestas curtas férias... Eu também não descansei muito, embora tenha comido bastante.

      Para você ter ideia de como esta orquídea é delicada, outro dia fui arrancar um minúsculo matinho que crescia em volta e quase saí com ambas as plantas na mão. Mas tem valido a pena, ela é uma graça!

      Imagine, não se culpe por estas perdas! Fazem parte do aprendizado, tenho certeza de que cultivará belíssimas orquídeas em um futuro próximo! Torço para isso!

      Muito obrigado pelo carinho da sua mensagem, é sempre uma alegria recebê-la aqui! Desejo um excelente 2014 a você a aos seus, tudo de bom e até breve!

      Beijos e uma excelente semana para você também!

      Excluir
  5. Olá Sérgio,
    Bela forma de iniciar o ano com planta tão delicada e que augura uma bela floração. Quando cuidamos delas com tanto carinho somos sempre compensados por estas joias do reino vegetal. Fico ansioso por ver os pormenores dessa floração, que apreciarei com todo o gosto, através das suas sempre excelentes fotos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo, tudo bem? Imagine, fico lisonjeado com suas belas palavras de apoio! De fato, sinto-me recompensado e feliz por ter acertado o cultivo de plantas que antes matava com facilidade!

      Muito obrigado pelo incentivo e interesse, prometo trazer novidades em breve!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  6. Feliz inicio de año amigo, lo has empezado bien con la orquidea de la que nos cuentas, saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boris! Muito obrigado pela visita e pela mensagem! Também desejo um excelente 2014 a você e à sua família!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Adoro micros..elas são de uma delicadeza romântica,mas têm a força de uma guerreira amazônica...
    Não deve ser fácil mantê-las assim,saudáveis com todo esse calor!...Aqui na chácara,mantenho-as sob uma árvore,com borrifação constante e mesmo assim elas sofrem...
    também estou ansiosa para ver essa flor....poste,tá?...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! É verdade, belas palavras! Imagino que as suas micro estejam mais felizes do que as minhas. Mais integradas à natureza. Aqui eu vou contornando as dificuldades, mas nem sempre consigo!

      Prometo que mostro a flor em breve! Muito obrigado pelo carinho da sua mensagem, adorei!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Um belo presente, melhor que o presente está o seu cultivo pois, acho difícil o cultivo dela.
    abraços e Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete, tudo bem? Pois é, também peno para manter esta pequena viva. Que bom receber sua visita, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Mas, como em outros casos, sua dedicação está se consolidando em excelentes (pequenos) grandes prêmios!
    É certo que aguardamos para ver minúscula flor, como se fosse 'normal', a partir do teu trabalho de bem fotografá-la!
    Abraço e bem vindo aos momentos bons de 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Imagine, bondade sua, muito obrigado pelas palavras de apoio! Espero que sim, aos poucos vou acertando o cultivo destas pequenas.

      Muito obrigado pela visita, desejo um excelente 2014 a você e aos seus!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Se ve tan frágil y pequeña!
    Será maravilloso ver como florece.
    Preciosa entrada Sergio, te deseo un hermoso fin de semana.
    Abrazos miles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina, tudo bem? Que ótimo receber sua visita, agradeço pelo apoio e interesse! Em breve, mostro a foto da flor aberta! Muito obrigado pela mensagem, também desejo um excelente 2014 a você a os seus!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Minhas orquideas estão tão feias, acho que é esse calor que esta judiando delas e como ficam na varanda é muito quente..
    Não vejo a hora de passar esse calorzão para ve-las todas lindas novamente.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela, tudo bem? Pois é, aqui também está difícil lidar com o calor. Que pena, torço para que suas orquídeas melhorem em breve. Super obrigado pela visita!

      Bjos e até mais!

      Excluir
  12. Parabéns Sergio. Cuidados de segurança dá bom resultado e pode desfrutar de suas flores. Abraços

    ResponderExcluir