Como comprar orquídeas pela internet


Mini-orquídea Sophrolaelia Orpetii
Sophrolaelia Orpetii

A maioria das orquídeas que possuo, incluindo a beldade pink da foto, foi adquirida através da internet. Nem sempre foi um processo tranquilo e agradável. Já recebi ótimos exemplares, mas também já tive muita dor de cabeça. Em algumas ocasiões, não recebi as plantas pelas quais já havia pago, e fui obrigado a acionar mecanismos legais para reaver o valor investido. Também já recebi plantas que somente alguém de má fé se atreveria a vender. O processo é arriscado por natureza, já que depende da confiança mútua entre vendedor e comprador. A seguir, dou cinco dicas básicas para que você possa se proteger na hora de comprar orquídeas pela internet.

1. Pesquisa


Comprar pela internet parece mágica. Você aperta uns botões e a mercadoria aparece na porta da sua casa. Toda esta praticidade também tem o seu o lado negativo. Compramos mais por impulso e deixamos de tomar certas precauções. 

A pesquisa, embora enfadonha, é a arma mais eficaz para nos proteger de uma compra mal sucedida. Eu consulto bastante o site Reclame Aqui. Basta digitar o nome do vendedor ou do orquidário e podemos verificar se há consumidores insatisfeitos com o potencial fornecedor. 

As redes sociais também são excelentes aliadas nesta tarefa. Participar de grupos de discussão ajuda muito a conhecer os bons e maus vendedores, já que as informações e experiências dos usuários são compartilhadas. Existem grupos específicos destinados à troca, compra e venda de orquídeas. Aos poucos, e naturalmente, você vai tendo uma percepção de quem são os vendedores mais confiáveis.

Outro meio virtual que oferece importantes ferramentas de pesquisa é o Mercado Livre. Vários produtores de orquídeas vendem através deste canal. O interessante é que, a cada compra, o usuário avalia o vendedor, deixando suas impressões sobre o procedimento. Também é possível visualizar a reputação global de todos os negociantes, o que aumenta a segurança na hora de comprar.

Por fim, como uma recomendação geral, aconselho a adquirir orquídeas de grandes orquidários, cuja reputação seja bem estabelecida. Caso o estabelecimento tenha uma loja virtual, site com domínio próprio e serviço de atendimento ao consumidor, a compra tende a ser mais tranquila.

2. Condições de venda


A venda de orquídeas pela internet possui suas peculiaridades. Diferente de comprar um celular ou perfume, situação em que você sabe exatamente o que vai receber, a compra de uma orquídea envolve o imponderável. Você entra no site, vê fotos de belíssimas orquídeas floridas, escolhe, paga e recebe em casa um fiapo de planta envolto em papel, sem vaso, sem flores e com as raízes nuas. Sabe-se lá quando e como você verá aquela flor pela qual se apaixonou ao ver sua foto na internet.

Neste sentido, somos obrigados a confiar cegamente no vendedor. Ele decide qual o tamanho da muda que enviará, as condições fitossanitárias da planta, a veracidade de sua identidade. É muito comum ouvirmos relatos de pessoas que compraram a orquídea X e, muitos anos depois, quando finalmente a donzela floresceu, perceberam que se tratava de Y. 

Como costumam dizer, o combinado não sai caro. Se comprarmos já sabendo que vamos receber uma mudinha, que demorará anos para florescer, tudo bem. Mas isso tudo tem que estar explicado no site. É bom aprendermos a nomenclatura que costumam adotar para descrever o tamanho das plantas (geralmente em siglas indecifráveis, como o tamanho do vaso, em polegadas, BS (blooming size - tamanho apto a florescer), NBS (near blooming size - tamanho a florescer em um ano), e assim vai. Vale a pena perder um tempinho lendo todas estas informações, quando disponibilizadas pelo orquidário.

3. Pagamento


Eu, sempre que possível, opto por meios de pagamento que forneçam a possibilidade de ressarcimento em caso de problemas na compra. Caso você pague com uma transferência bancária eletrônica ou depósito direto na conta do vendedor, terá mais dificuldade em reaver os valores pagos, em caso de irregularidades. 

Por outro lado, se utilizar meios de pagamento como o PagSeguro ou PayPal, terá a possibilidade de abrir uma disputa e bloquear o pagamento, caso não tenha recebido a mercadoria ou tenha ficado insatisfeito com o produto. O uso do cartão de crédito também dá um pouco mais de garantias de ter seu dinheiro de volta, em caso de problemas com o vendedor. Eu já fui ressarcido em ocasiões em que utilizei estas duas modalidades de pagamento online e recomendo.

Outro conselho chatinho, mas que ajuda bastante, é ler a política de trocas e devoluções do orquidário. Caso você não concorde com as condições, já evita muita dor de cabeça optando por outro fornecedor. Transações com pessoas físicas e amadores não têm estas condições previamente definidas, o que dá margem a muito desentendimento e insatisfação.

4. Transporte


Poucos sabem, mas existe uma norma interna dos Correios que proíbe o transporte de seres vivos pela companhia, o que inclui plantas. Não entendo bem como funciona a aplicabilidade desta regra na prática, já que todas as orquídeas que comprei pela internet chegaram através de PAC ou Sedex. Dependendo da distância do orquidário de origem, não recomendo o PAC, uma vez que as plantas podem chegar bastante debilitadas, devido ao transporte mais demorado.

Cada vez mais, os orquidários estão optando por enviar suas plantas através de transportadoras. O custo tende a ser maior, mas não tenho experiência quanto a este tipo de transporte. Para alguns fornecedores sérios e conceituados, este valor a mais simplesmente inviabilizou o envio de orquídeas vendidas pela internet. Ironicamente, tenho cada vez mais optado por comprá-las ao vivo, preferencialmente floridas, para ter certeza do que estou adquirindo. Meu coração já não aguenta tantas incertezas.

5. Reclamação


Se você compra um frasco de vinagre e o mesmo apresenta problemas, entre em contato com o SAC e imediatamente terá um substituto na porta da sua casa, com alguns brindes e um pedido de desculpas. No caso de orquídeas, infelizmente, isso não acontece. Talvez por serem empresas menores, os orquidários ainda não contam com um bom sistema de atendimento no pós venda. Acompanho com frequência a insatisfação de pessoas com certos vendedores de orquídeas e raramente vejo um caso solucionado de forma satisfatória.

Ainda assim, meu conselho é reclamar, sempre. Claro que o ideal é evitar maiores aborrecimentos tomando as precauções listadas neste artigo. A despeito dos riscos e problemas que possamos enfrentar, é sempre uma alegria única receber estas pequenas maravilhas na porta de casa, com toda a comodidade.




42 comentários:

  1. Excelente artigo, Sergio! Comprei algumas orquídeas o ano passado. Até agora, dei sorte. Minha Bifrenaria aerofulva está florescendo pela segunda vez. Já a Laelia tenebrosa parece que esse ano vem aí. Resta apenas saber se a Aspasia lunata vai vingar. Está vindo devaaagaaar, mas está viva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fred! Tudo bem? Que ótimo saber que gostou do artigo, fico feliz por saber que correu tudo bem com suas compras. Torço para que a Aspasia lunata floresça, ela é linda! Muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Excelente!! Sempre é bom ouvir quem tem experiência, para evitar problemas maiores. Obrigada!! Vou ficar atenta. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que bom que gostou! Imagine, eu que agradeço pela consideração da sua visita e comentário, muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Ótimas dicas, Sérgio. Eu tenho comprado bastante pela internet, e tenho tido sorte no atendimento, mas todas as mudas vieram sem flores. Agora é esperar para ver. :)

    Sobre o transporte, comprei de um orquidário de Santa Catarina, e foi enviado por transportadora. As plantas chegaram até mim em inacreditáveis 12 horas. É bem mais caro, mas as plantas não sofrem tanto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine, que legal! Muito interessante a rapidez da transportadora, super eficiente. Que bom saber que gostou do artigo, muito obrigado pelo comentário com estas importantes informações!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. boas dicas,Sergio!... comprar qualquer coisa pela internet sempre traz um risco..principalmente quando se trata de nossas meninas tão desejadas!...
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely, que bom que gostou das dicas! Concordo com você, é sempre um risco. Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Que texto elucidativo, Sérgio! Ah, se eu tivesse tomado esses cuidados antes não teria passado tanta raiva. Comprei muita coisa nos últimos tempos pela internet e o que mais me surpreendeu foi que os orquidários menores, sem tanta fama, me serviram melhor do que aqueles grandes, cheios de propagandas e pompas. Chegaram coisas aqui em casa inacreditáveis: reclamei e nada. Agora com as novas ferramentas dos grupos de vendas de orquídeas pela internet estou mais tranquila pois se não gosto do que chegou, posto nesses grupos para outros não serem lesados. De agora em diante, seguirei suas dicas!! Obrigada por mais essas informações. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana, tudo bem? Que pena, sinto muito pelos problemas que enfrentou, justamente com grandes orquidários. De fato, este ainda é um mercado que precisa ser melhor regulamentado.

      Que bom que gostou do artigo, imagine, eu que agradeço a você pelo depoimento! Muito obrigado pela visita e pela contribuição!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Olá Sérgio.
    Belíssima postagem; o arranjo (foto) de abertura, sofisticado e com a tua marca de qualidade e talento!
    As dicas são ótimas e sempre bem vindas: lembrei do meu maior "prejuízo" com a compra de orquídeas na internet: foi tipo uma "Cattleya chocolate" que custava uns 38 reais...aí veio o frete por SEDEX, que custou mais uns 60 reais...e por fim, quando a orquídea chegou era muito pequena ("recém-nascida" quase), cabia tranquilamente numa caixa de fósforo e veio numa caixa que caberiam dois pares de sapatos...rsrsrrsrsrrsrs
    Mas é assim mesmo: a gente vai aprendendo!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Imagine, muita gentileza sua! Fico feliz em saber que gostou do arranjo.

      Sinto muito pela sua experiência com compra de orquídea pela internet. De fato, são desgostos aos quais estamos sujeitos, também já passei por isso.

      Que ótimo receber sua visita, muito obrigado pela contribuição!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. oi Sérgio,

    Como sempre perfeito seu artigo!! nada como a experiência para dividir com teus seguidores!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, tudo bem? Que ótimo receber sua visita, fico feliz em saber que gostou do artigo! Muito obrigado pelo carinho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Olá Sérgio,
    Felicito-o, não só por tão preciosos conselhos, mas também pela belíssima composição fotográfica, que realça ainda mais a beleza extraordinária da orquídea.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Para mim é sempre uma honra e uma alegria ler seu comentário, fico feliz por saber que gostou do artigo e da foto! Muito obrigado pela visita e pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Boas dicas.Gostaria de sugerir um artigo, sobre seus orquidarios preferidos.Obrigada e abraços Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline, tudo bem? Muito obrigado pela visita e pela sugestão, boa ideia! Vou pensar com carinho, já adianto que não me vêm muitos à mente!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Olá, Sergio. Bom Conselho. Minha experiência tem sido boa, porque eu tenho comprado de fornecedores de qualidade (tais como Nardotto e viveiros semelhantes). Imagino que a compra entre os indivíduos deve ser mais complicada. Bela natureza morta com a orquídea. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel, tudo bem? Que bom que gostou do artigo! Fico feliz por saber que tem tido boas experiências com os orquidários espanhóis. Muito obrigado pelo comentário e pela visita, é sempre um prazer!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Excelente articulo Sergio, no he tenido la experiencia de comprar plantas por este medio, pero sé que podemos llevar una sorpresa.
    La orquídea de tu post es una verdeara belleza.
    Que tengas un buen fin de semana.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina, tudo bem? Pois é, infelizmente ainda não temos total segurança neste tipo de compra. Mas que bom saber que gostou da orquídea, muito obrigado pela visita e pelo carinho, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Ótima matéria Sergio, até o momento dei sorte exceto uma micro a Acianthera sabinoana, paguei trinta reais, ela veio com 3 folhas, a muda inteira era menor que uma moeda de um real, essa compra me chocou, assustou tanto que a plantinha coitadinha não consegui se desenvolver.
    A foto ilustrativa um show, sua marca.
    Obrigada e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete, que bom que gostou! Fico feliz que tenha dado tudo certo com a maioria das suas compras. Mas é uma pena que fatos tristes como estes ainda aconteçam, sinto muito. Super obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Olá,Sérgio!
    Como vai,meu amigo? Espero que este início de ano esteja sendo muito agradável pra você, tua família e tuas queridas orquídeas! Sei que já tem um tempinho que não passo por aqui e peço perdão pela ausência,, mas realmente tivemos uns dias muito agitados desde o final de 2013, e infelizmente, não tem me sobrado muito tempo pro computador.... Coisas da vida! Mas apesar da distância,saiba que nunca me esqueço dos amigos, e sempre que posso,adoro passear por aqui e ver as tuas novidades junto as tuas tão belas plantinhas! E que artigo interessante você nos trouxe hoje! E embora eu nunca tenha adquirido nenhuma orquídea ou outra planta através da internet, sempre fiquei curiosa em relação à este assunto, afinal, a gente fica mesmo na dúvida sobre as dificuldades decorrentes desta nova modalidade de compras. Por aqui, eu e meu marido sempre tivemos ótimos resultados na compra de objetos pelo "mercado livre",inclusive comprando pequeninas peças de louças antigas e delicadas,que adoramos colecionar,como bules e xícaras. Mas em relação à aquisição de mudas de plantas, que são seres vivos e delicadíssimos,sempre ficávamos inseguros. Mas agora, depois de ler este teu esclarecedor e ótimo post, confesso que fiquei mais animada em tentar realizar também estas compras...Acho que tomando os devidos cuidados dos quais você nos falou,há muitas chances de se fazer ótimas aquisições! Por isso, Sérgio, muito obrigada por tão boas dicas e sugestões, e parabéns por mais este belo post! E hoje, mesmo um pouco atrasada,ainda aproveito pra te desejar um Ano Novo repleto de muita paz,saúde,alegrias e tudo de muito bom pra você,tua família e certamente tuas amadas orquídeas! Desejo de coração,um ano muito abençoado e florido pra ti, e que você continue nos encantando com tuas aventuras cotidianas com estas maravilhosas e especiais plantas!!!
    Meu abraço grande e carinhoso daqui!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Que alegria receber sua visita, espero que esteja tudo bem com você e sua família! Fico contente em saber que está animada a tentar comprar algumas plantas pela internet! De fato, é uma experiência emocionante! Nunca sabemos ao certo o que virá. Conhecendo o seu bom gosto, imagino as peças belíssimas que conseguiu adquirir no Mercado Livre!

      Muito obrigado pelo carinho da sua mensagem, agradeço e retribuo os votos de um excelente 2014, tudo de bom para você e sua família!

      Um grande abraço e até mais!

      Excluir
  14. Francine poderia indicar em qual orquidário fez a compra,,,,sou de SC e não tenho muito sucesso em comprar do meu estado

    ResponderExcluir
  15. Ola, Sergio. Adoro suas matérias. Dessa vez quero uma sugestão sua como orquidário e com o bom senso que você tem. Sua opinião é muito importante para mim. Tenho muito espaço para as minhas orquídeas, mas não tenho nem experiencia e nem muita verba para realizar meu sonho de ter um cantinho para mim e para minhas meninas, ja conversei com vc antes sobre minha depressão, e elas me ajudam muito, pois passo tempo tirando as cascas dos dendoprios etc...Gostaria de saber se posso mandar algumas fotos para seu email pessoal para vc ver as areas que tenho disponiveis . O meu e-mail é: gmarcia5@hotmail.com, vou ficar muito agradecida se vc puder me ajudar. Tenha um bom dia de trabalho, um grande abraço. Glauciene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glauciene, bom dia! Sim, terei o maior prazer em conhecer seu cantinho. Vou enviar um e-mail e assim você me mostra as fotos.

      Imagine, eu que agradeço pela confiança e consideração. Tenho certeza de que terá um belo local para suas orquídeas.

      Um grande abraço!

      Excluir
  16. Comprei no ORQUIDÁRIO MARIPÁ , final do ano passado no valor de 180, 00 reais algumas mudas tamanhos 2, 3 e infelizmente nenhuma vingou, obviamente o prejuizo é meu, reclamei e nenhuma resposta obtive, como um sentimos muito, ou você não soube cultiva-las. Então ORQUIDÁRIO MARIPÁ nem pensar mais.Ando comprando flores em quiosque ou num orquidário perto do serviço, num são baratas mas pelo menos num perco as flores... Já comprei em vários Orquidários que vendem pela net , mas o Maripá é o pior , como sou leiga muitas vezes posso ter comprado uma coisa e vindo outra ... Muito bom sei blog, Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone, tudo bem? Poxa, que pena, sinto muito por este problema com o orquidário. De fato, em várias ocasiões, senti falta de um retorno por parte das empresas que comercializam orquídeas. A ausência de resposta transparece um certo descaso com o consumidor.

      Fico contente por saber que está gostando do blog, muito obrigado pela visita e pelo apoio! Também torço para que continue aumentando sua coleção, com compras bem-sucedidas!

      Um grande abraço!

      Excluir
  17. Olá Sérgio. Fiz uma compra grande no Orquidário Paulista pela internet, e 90% das mudas vieram muito bem, com muitas folhas bem verdinhas. Porém, duas delas vieram com as pontas das folhas como se estivessem queimadas, e uma delas com pontinhos pretos nas bordas de todas as folhas. Vieram mudas de orquídeas das micro e das maiores. Gostaria de lhe mostar as imagens para seu parecer técnico, Meu email é : galaxiamiga@gmail.com, me envie um email para lhe responder com as fotos. Super obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giselle, tudo bem? Que pena, vou enviar um e-mail para receber suas fotos. Espero que não seja nada grave.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Valeu Sérgio, já enviei para você 2 emails, com as doentinhas, e alguns bem boas. Inclusive a de pontinhos pretos é uma micro de cor abóbora, ela chegou toda florida, mas cairam todas em 1 semana.

      Excluir
  18. oi sergio gostei muito do seu comentario parabénssss é muito importante,o alerta de uma pessoa bem experiente, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Carmem? Fico contente por saber que gostou do artigo! Muito obrigado por ler e comentar!

      Um grande abraço!

      Excluir
  19. Obrigado pelo artigo muito esclarecedor parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem? Que bom que gostou, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  20. Obrigado Sérgio sempre com artigos maravilhosos
    Eu já compro no mercado livre as que comprei veio
    ótimas tive sorte com vendedor
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que ótimo saber disso! Imagine, eu que agradeço a você por compartilhar conosco sua experiência!

      Um grande abraço!

      Excluir
  21. Considero este, um texto fundamental. Nada a acrescentar e tudo que ele contém deve ser lido exaustivamente. Para evitar lágrimas e ranger de dentes! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Alexia, que bom saber que gostou do texto! Sua opinião é muito importante para mim, muito obrigado por ler e comentar a matéria!

      Um grande abraço!

      Excluir