Ano Novo das Orquídeas no Apê


Seleção de orquídeas floridas no apartamento
Orquídeas no Apê

Postei esta foto na fan page do blog, juntamente com uma mensagem de final de ano. Somente agora me toquei que nem todos seguem a página e, portanto, estou me redimindo do lapso com esta publicação inaugural de 2014.

A imagem traz uma coletânea de várias orquídeas floridas no apartamento, com um efeito especial em computador, que acabou proporcionando uma aura surreal e luminosa ao conjunto. A receptividade no Facebook não poderia ter sido melhor. Tivemos 194 curtidas, 91 compartilhamentos e 35 comentários, em apenas dois dias.

Sucessos


E foi justamente da fan page no Facebook que vieram as grandes novidades para 2014. Iniciamos o ano com 2.220 seguidores, um aumento de mais de 2.000 fãs em relação ao início de 2013. Também estabelecemos parcerias com dois titãs das redes sociais. A partir de agora, nossas fotos e artigos passarão a ser divulgados na página Orquídeas, Olhares & Meus Encantos, de autoria da Marta Fernandes, que conta com mais de 15.000 seguidores. Tivemos ainda o prazer de sermos convidados para colaborar com o Orquidário Virtual, concebido por Leôncio Najm e Elias Najm Neto, cuja fan page é seguida por mais de 12.000 internautas.

Adicionalmente, continuamos nossa parceria com outro potentado verde na internet, o portal Minhas Plantas, da jornalista Carol Costa. Recentemente, tivemos a alegria de ter uma seleção de fotos de orquídeas cultivadas em apartamento em destaque na nova seção do site, a Galeria.

Fracassos


Claro que eu não poderia deixar a falsa impressão de que tudo foi um mar de rosas orquídeas. Tenho enfrentado uma série de dificuldades e insucessos ao longo desta caminhada. Como já mencionei anteriormente, várias pessoas de renome do mundo orquidófilo simplesmente ignoraram minhas mensagens com convites para parcerias ou entrevistas. Também tenho recebido um número grande de contatos nos quais as pessoas insistentemente me pedem orquídeas. Tem sido desgastante explicar a todo o momento que eu não posso sair distribuindo plantas a todos que me solicitam.

Outro sonho que acalento ao longo destes dois anos de blog é o de que, em algum momento da trajetória, eu possa profissionalizar esta atividade de blogueiro e fotógrafo especializado em orquídeas. No entanto, minhas tentativas de obter um retorno financeiro, quer seja através de anúncios ou vendas de quadros, têm se mostrado infrutíferas. Não fosse o apoio que recebi dos meus tios, Hiroko e Takashi Matsumoto, que adquiriram 15 painéis, eu estaria com um vultoso prejuízo.

Perspectivas


Apesar das dificuldades, 2013 representou uma guinada na minha vida. Foi o período em que tive a certeza de que é esta atividade que me faz feliz e é dela que espero viver no futuro. Também foi o ano em que as manifestações de apoio vindas de parentes e amigos mostraram-se mais intensas e carinhosas. Não tenho palavras para agradecer a todos, por cada gesto de incentivo.

Para 2014, fui convidado para proferir palestras em importantes eventos ligados à orquidofilia, oportunidades pelas quais agradeço imensamente. Adicionalmente, ganhei dos meus pais uma nova área de cultivo na varanda, o que vai me possibilitar dobrar o número de orquídeas na coleção. Agradeço, de coração, por todo o apoio e compreensão que tenho recebido do meu pai e da minha mãe, que seguem me incentivando, apesar de todas as minhas maluquices.

Convite


Entendo perfeitamente que muitos não gostem de redes sociais e não tenham a intenção de participar. Aos que já estão por lá, deixo meu convite para curtir a nossa fan page no Facebook. Basta acessar este link e clicar em 'Curtir'. Diferentemente do blog, a interação lá é mais fluida e menos engessada, com atualizações mais frequentes. Muito obrigado a todos pela atenção e paciência!

24 comentários:

  1. É muito bom tomar conhecimento dos planos do Orquídeas no Apê. Assim, a gente já vai armazenando energias para esperar os acontecimentos. Fico muito feliz com tuas conquistas e sei que sabes que os fracassos servem para fortalecer e repensar decisões futuras - portanto, são ensinamentos. Então, tô aqui, junto com todos os mais de 2.200 seguidores, esperando as novidades e desejando um ano bom, generoso, produtivo e feliz a ti e a todos nós. Grande abraço e Feliz Ano Novo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Que ótimo receber o primeiro comentário do ano vindo de você! Muito obrigado pelo carinho e incentivo, sou super grato a você por nos acompanhar ao longo de todo o ano passado, sempre interagindo e apoiando. Valeu pela força!

      Agradeço e retribuo os votos de um excelente Ano Novo, tudo de bom para você e os seus!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oi, Sérgio... Não tem jeito: te sigo aqui e no Face!! Virei fã de carteirinha e, muito mais, admiradora!! Sigo suas orientações a risca, ousando aqui e ali. Existe um princípio da Ecologia que nós, enquanto biólogos, conhecemos muito bem, chamado de "resiliência": capacidade do ambiente de se reestabelecer após ter sido rompido o equilíbrio inicial. Essas interferências sempre vão existir em qualquer jornada: chateações, fracassos, falta de retorno, etc., mas o que nos faz diferentes é a persistência, a resiliência. Uma hora um monte de gente vai descobrir o quanto você é bom no que faz e o retorno financeiro virá, tenha fé!! Eu tenho fé em você! Feliz 2014, com muitas novidades, muitas orquídeas floridas e muito, mas muito sucesso para todos nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana, que bom saber! Fico contente! Adorei receber a sua mensagem, emocionou-me bastante. Espero que os anjos digam amém às suas palavras, muito obrigado pelo carinho e incentivo. Receber as demonstrações de apoio de amigos como você é mais importante do que qualquer retorno financeiro!

      Muito obrigado por tudo, desejo um excelente Ano Novo para você e os seus!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  3. Sérgio querido, de que é feita a vida senão de vitórias e fracassos, ambos servindo para nos fazer crescer. Vim renovar o contrato para mais 12 meses de gratificantes visitas a teu espaço tão encantador e desejar a vc muitas vitórias neste ano que se inicia e se durante o trajeto acontecer de algo der errado que sirva apenas para que se fortaleza teu desejo de acertar, pois a persistência e fundamental para a vitória. Um carinhoso beijo pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia, tudo bem? É verdade, tem razão. Você não imagina minha alegria ao saber que está renovando seu contrato! Fico muito honrado com a sua atitude, sou sempre muito grato pelas suas visitas, comentários e palavras de apoio, sempre!

      Um grande abraço e um ótimo 2014 a você e sua família!

      Excluir
  4. Feliz Ano Novo,Sergio!..
    Ser blogueiro não é fácil,seja em que setor for,sei muito bem do que estou falando!...Mas vc é jovem,corajoso e capaz!..suas orquideas são lindas,e seu cultivo é bem sucedido!...Tenha calma,a paciência vem de Deus...você já é respeitado no mundo orquidófilo,tenho certeza,mas claro que há pessoas de todo tipo,desde aquelas que acham que só por ter orquídeas,você tem que lhes dar mudas,como aquelas que ignoram qualquer tentativa de quem quer divulgar coisas boas (problemas de ego!)
    O que sei é que seu blog incentiva muita gente,e com a permissão do Senhor,ainda vai crescer muito e você viverá do que gosta de fazer!..
    Bjs
    Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! É verdade, trata-se de um trabalho quase sempre solitário e de poucos retornos imediatos. Acompanho seu blog e admiro bastante seu empenho e dedicação!

      Que bom ler suas palavras de incentivo, muito obrigado, de coração, pelo carinho e apoio! Que os anjos digam amém, seria uma grande alegria poder viver deste trabalho!

      Beijos e um excelente 2014 a você e aos seus, muito obrigado pela belíssima mensagem!

      Excluir
  5. o passado guarda liçoes, o presente reinicio, e o futuro... a Deus pertence!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, sábia mensagem! Muito obrigado pela visita e pelo incentivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Belíssimo post, completo e instigante, como é o seu trabalho, neste encantador mundo das orquídeas; espero de coração que vc possa colher os frutos mais almejados. Felicidades e mais a mais sucesso em 2014.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Imagine, muita gentileza sua! Fico muito feliz por receber sua visita neste início de ano, muito obrigado por todo o apoio e consideração durante esta caminhada!

      Um grande abraço e tudo de melhor para você e os seus em 2014!

      Excluir
  7. Hola Sergio,un día buscando información sobre orquídeas por "casualidad" conseguí la respuesta en su blog desde entonces soy su seguidora, siempre estoy pendiente de alguna publicación nueva y sigo sus indicaciones al pie de la letra, los conocimientos y orientaciones que usted aporta sobre las orquídeas son muy buenos, tanto así que lo busqué y conseguí por facebook y lo recomiendo a mis amigos principiantes, fanáticos y cultivadores de orquídeas. No veo fracaso y si fuera así de ellos aprendemos y nos fortalecemos para hacerlo siempre mejor. Usted es una persona digna de admiración, pendiente de cada detalle que escriben sus seguidores y de siempre responder a cada uno de ellos, eso no lo hacen todos.
    Le deseo un Feliz Año lleno de mucha sabiduría y sorpresas para todos nosotros.
    Un gran abrazo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que grande alegria ler a sua mensagem! Peço desculpas por responder em português. Sou muito grato por comentários carinhosos como o seu, são estas palavras e atitudes que me motivam a continuar. Fico feliz por saber que as dicas estão sendo úteis, muito obrigado por nos seguir, aqui e no Facebook!

      Um grande abraço, desejo um ótimo 2014 a você e sua família!

      Excluir
  8. Sergio te sigo aqui e no facebook, e agora também nas outras páginas, será um imenso prazer, pois adoro suas postagens, li sobre suas dificuldades, na vida e' assim, mas siga em frente com força e fé, que para o lutador o encontro com a vitória e' uma certeza, vejo que e' um bom filho...isso mesmo agradeca seus pais sempre! E o importante e' fazer o que te faz feliz. Te desejo força (que sei que tem) e muito brilho, com a certeza de que agora passaremos a nos encontrar em várias páginas! Um grande abraço e até muito breve :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane, tudo bem? Que ótimo saber que está nos seguindo, muito obrigado pelo apoio e consideração! Fiquei bastante contente lendo a sua mensagem, são palavras como as suas que me motivam a seguir adiante.

      Agradeço, de coração, pelo incentivo. Desejo a você e aos seus tudo de melhor em 2014.

      Um grande abraço e até mais!

      Excluir
  9. Olá Sérgio,
    Apesar de já ter apreciado esta maravilhosa foto, na sua fan page do Facebook, não posso deixar de demonstrar aqui a minha admiração por esta belíssima obra de arte e de dar forte um incentivo na sua capacidade para atingir os objetivos que pretende. Muitas vezes, os insucessos fortalecem-nos e são o motivo para que nos tornemos mais fortes e persistentes. A qualidade do seu trabalho é evidente e virá, com certeza, a ser reconhecida por um cada vez mais crescente número de admiradores.
    Tenha um excelente ano de 2014, repleto de sucessos.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo, que bom! Muito obrigado pela visita, aqui e lá na fan page! Sou sempre muito grato pelo seu apoio e prestígio. De fato, esta nossa vida de blogueiro não é fácil, mas os leitores e amigos como você são a razão para continuarmos!

      Muito obrigado pelas palavras de incentivo, desejo um ótimo 2014 a você e aos seus, que seja um ano de muita paz, saúde e realizações!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Grande fotografia, como toda sua Sergio. Resumo embora realisticamente torna claro o potencial de sua página, seu blog e suas fotos, assim eu sou certo que você vai viver seu hobby. Como sempre, desejo-lhe bem, especialmente para o novo 2014 e daqui vou continuar desfrutando de seu post. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar! Que bom saber que gostou da fotografia! Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio e incentivo! Sou muito grato por ter a sua companhia durante o ano que passou e desejo um excelente 2014 a você e à sua família!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  11. oi Sergio

    Vim agradecer a visita e desejar também que vc alcance muito mais sucesso em 2014!! Os degraus são conquistado passo a passo mesmo.
    No ano passado eu dei uma parada, julho e dez foram difícies com o blog. mas agora em janeiro comecei animada, também agradecendo a quem me apoiou.

    abraço e que possamos trocar muita informação em 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Maria, tudo bem? Que ótimo receber sua visita, adorei! De fato, senti sua falta mas fico feliz por saber que está de volta e, mais importante, animada! Nada mais justo que você desfrute os louros do sucesso vindos deste belíssimo blog, o Jeito de Casa. Admiro bastante sua trajetória, desejo prosperidade e vida longa a este empreendimento!

      Muito obrigado pela visita, um excelente 2014 a você e aos seus!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Feliz Ano Novo, Sergio! Que este ano que agora começa seja de muita prosperidade, muito reconhecimento, muita saúde...Parabéns pela linda trajetória, e tudo de melhor para você!! Um abraço, Lais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lais, Feliz Ano Novo! Muito obrigado pela visita e pela mensagem, adorei! Agradeço pelo carinho e consideração, também desejo um ano repleto de saúde e prosperidade para você e os seus!

      Um grande abraço!

      Excluir