Uma cintilante mini-orquídea sob o sol


Mini-orquídea Sophrolaelia Orpetii
Sophrolaelia Orpetii

Esta é uma rara fotografia de orquídea sem o já tradicional fundo preto, aparato quase onipresente nas imagens apresentadas neste blog. Tenho recebido críticas construtivas no sentido de variar um pouco o background das fotos, de modo a torná-las menos repetitivas.

Confesso que, por uma estranha razão, reluto em fazê-lo. Provavelmente, trata-se de uma mania minha, uma ideia fixa que trago comigo há bastante tempo. Durante todo o mestrado e doutorado, trabalhei com estruturas tridimensionais de moléculas em computador. Invariavelmente, todas sempre foram apresentadas com o fundo negro.

Em minha defesa, argumento que esta técnica disfarça as imperfeições do ambiente, ao mesmo tempo em que ressalta as cores e formas das orquídeas retratadas. Sempre fico incomodado com sujeiras na parede, amassados na cortina ou objetos aleatórios aparecendo ao fundo das fotos. Além disso, devido ao espaço reduzido, dificilmente consigo enquadrar as flores em um ambiente composto e harmonioso.

Contra todos estes argumentos, fotografei esta mini-orquídea, Sophrolaelia Orpetii, na varanda do apartamento, onde é cultivada, sob o sol direto da tarde. Tudo o que eu não costumo fazer. Mas a imagem de suas pétalas e sépalas cintilando sob a luz deixou-me sem fôlego. Infelizmente, a foto não consegue captar toda a beleza desta cena. Ao vivo, parece que a orquídea foi salpicada com pó de diamante.

24 comentários:

  1. Sérgio!

    Abri o blog agora e levei um "susto", por ver uma foto diferente do que estamos acostumados. Gostei muito da foto! Acho linda esta cor de orquídea e esta é uma planta na minha lista de desejos, aliás é difícil eu não gostar de um Sl., Slc., etc, rs

    Entendo o que você diz quanto a fotografia... Quando fotagrafamos orquídeas, há poucos elementos (orquídea e fundo), assim qualquer ruído ou imperfeição do fundo já incomoda na composição... Uma alternativa muito legal, porém que não pode ser feita com todas as câmeras é desfocar o fundo, mantendo a somente a planta ou a flor em foco no primeiro plano, como nestas fotografias:

    http://www.fotopedia.com/wiki/Dendrobium#!/items/852lt0qr49a4b-cj06rALhJ7U

    http://www.fotopedia.com/wiki/Dendrobium#!/items/flickr-2245810285

    Acho muito boas, mas não dá pra fazer com câmeras compactas...

    Abraço!

    Neemias

    P.S.: Foi só uma sugestão, as fotos com fundo escuro são ÓTIMAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neemias, tudo bem? Pois é, eu mesmo me surpreendo quando abro mão do fundo preto! Concordo com você, também sou apaixonado pelos híbridos que começam com a letra 'S'!

      Acho ótima esta sua sugestão, é meu sonho de consumo poder usar mais este recurso do fundo desfocado. Por enquanto, devido à minha câmera compacta, não posso me dar a este luxo.

      Muito obrigado pela visita e pela valiosa contribuição! Fico contente que esteja gostando das fotos com fundo escuro, valeu pela força!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Sérgio, querido... Que linda essa foto... Quão delicioso seu texto. Te confesso que o fundo preto para as fotos são as que menos uso no dia a dia de minha pequena coleção... Mas suas fotos com fundo preto me conduziram a tentar a técnica, resultado: adorei... Com relação a essa "Pequena Dama", que linhas fantásticas, que geometria analítica ou qualquer outra poderia descrevê-la sem ser minimalista... Perfeitas: a foto e a "Pequena Dama"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana, como vai? Que belíssima mensagem a sua, fiquei emocionado! Fico muito contente por saber que gostou da foto, do texto e que resolveu experimentar o fundo preto!

      Muito obrigado pela visita e pelo carinho das suas palavras. De fato, esta daminha é especial!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá, Sergio. Concordo que o fundo preto contribui para isolar e realçar a beleza das flores retratado, embora em geral, como você sabe, eu costumo atirar no local, como é, porque parece mais natural, embora um ramo de samambaia passar ou deixar o pote de para o lado. Enfim, seu blog está repleto de elegância e beleza, com ou sem fundo preto nas fotos. A flor de hoje é realmente bonita, valeria a pena vê-la viver. Parabens. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar, tudo bem? De fato, aprecio bastante as suas fotografias, sempre integradas à natureza. Mas fico muito feliz por saber que também gosta das fotos com fundo negro, muito obrigado pela opinião!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá Sérgio, sou leiga quando o assunto é orquídea e fotografia, mas essa foto sem o fundo preto eu ameiiii. Na minha visão deixou transparecer ainda mais a delicadeza da flor. Aproveito para te deixa meus votos de um feliz natal. Um carinhoso abraço pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia, tudo bem? Imagine, sua opinião é muito importante para mim! Fico contente que tenha gostado da foto, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço e um ótimo Natal para você também!

      Excluir
  5. Ficou lindo; admiro sua marca e personalidade, mas também o fato de experimentar as dicas dos amigos e amigas! Mas, no fundo, o que fazes e com e sobre orquídeas é que é incrível; e do teu jeito!
    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Nossa, fico emocionado com esta mensagem de apoio. Muito obrigado pelas palavras, sou sempre muito grato pelo seu incentivo, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. ¨Que nunca falte
    un sueño por el que el luchar,
    un proyecto por realizar,
    algo que aprender,
    un lugar a dónde ir
    y alguien a quien querer…

    FELIZ 2014!!!!!

    ¨¨¨¨¨¨¨¨★
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨**
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨*o*
    ¨¨¨¨¨¨¨¨*♥*o*
    ¨¨¨¨¨¨¨***o***
    ¨¨¨¨¨¨**o**♥*o*
    ¨¨¨¨¨**♥**o**o**
    ¨¨¨¨**o**♥***♥*o*
    ¨¨¨*****♥*o**o****
    ¨¨**♥**o*****o**♥**
    ¨******o*****♥**o***
    ****o***♥**o***o***♥ *
    ¨¨¨¨¨____!_!____
    ¨¨¨¨¨\_________/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina, que lindo! Adorei o poema e a árvore, muito obrigado pelo carinho! Agradeço e retribuo os votos de um excelente 2014, a você e aos seus!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Feliz Navidad, fue un gusto descubrir tu blog de orquideas, el Blog de Boris Estebitan te desea una linda Navidad. FELIZ NATAL :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boris! Que bom, muito obrigado pelo carinho e atenção! Parabéns pelo belíssimo trabalho em seu blog, espero que tenha tido um ótimo Natal!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Tudo que faz fica tão lindo, que confesso com ou sem fundo preto, a beleza do seu blog, fotos ,continua. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Assim fico sem palavras, muito obrigado pelo carinho e apoio! Que ótimo saber que está gostando, também sou fã do seu cultivo e suas fotos!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Que linda sua mini orquídea rosa Sérgio. Achei linda a foto, porém, o sol não tem sido meu melhor amigo aqui nas bandas de Porto Alegre. Minha cidade já famosa por seu verão escaldante e sem brisa do mar está cada vez pior. Nesse verão a sensação térmica passa dos 45, tá virando até notícia no jornal. Tive que mudar todas as orquídeas de lugar e duas tiveram queimaduras gravíssimas de sol, estou molhando 4 ou 5 vezes ao dia, vasos sempre secos como o deserto e eu nem posso usar a técnica das bandejas com água pois tive que pendurá-las no único lugar onde o sol não frita. Meu pátio úmido e fresco do inverno agora virou o deserto do Saara. Espero que o verão passe logo!!! Aposto que a tua tão falada varanda dos ventos uivantes não é tão hostil quanto meu deserto escaldante! Desejo um feliz ano novo e que nesse próximo ano o blog continue ótimo como é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jade, tudo bem? Poxa, que pena, sinto muito por estes contratempos em seu cultivo. De fato, aqui o sol também está assustadoramente intenso. Embora com medo, mantenho as orquídeas na varanda, estão aguentado!

      Muito obrigado pela visita e pela carinhosa mensagem de fim de ano. Agradeço e retribuo os votos de um excelente 2014, muita saúde e prosperidade a você e aos seus!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Feliz 2014 amigo, exitos y mas exitos para el nuevo año que se viene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boris, muito obrigado! Para você também, tudo de bom em 2014, muita saúde e sucesso!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Linda flor e q cor ela tem heim?!!! Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia, tudo bem? Pois é, também gosto bastante desta cor! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Uma técnica q gosto muito e manter o foco no objeto principal e desfocar o fundo.... fica muito bacana tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Debora! É verdade, bem lembrado! Também gosto bastante desta técnica. Muito obrigado por compartilhar!

      Um grande abraço!

      Excluir