Festa das orquídeas no apê


2 anos de Orquídeas no Apê
2 anos de Orquídeas no Apê

Hoje comemoramos o aniversário de dois anos do blog Orquídeas no Apê. Após um começo melancólico e solitário, este projeto acabou se transformando na razão do meu viver. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas tudo o que foi conquistado até agora deve-se ao apoio e incentivo de leitores, amigos e parentes que acreditaram nesta ideia.

Pouco tempo após começar a cultivar orquídeas, achei que seria interessante registrar cada etapa do seu desenvolvimento em um blog. Munido de uma precária webcam e três orquídeas moribundas, cultivadas sobre o frigobar ao lado da minha cama, deu-se início ao empreendimento que mudaria minha vida. Este primeiro arremedo de blog teve vida curta. Após alguns anos inativo, decidi, no dia 1º de dezembro de 2011, ressuscitá-lo em novo formato. Adquiri uma câmera fotográfica compacta, automática e barata, e saí fotografando todas as plantas, orquídeas ou não, que encontrava pela frente. Iniciava-se oficialmente o Orquídeas no Apê.

Dois anos depois, temos muito o que comemorar. Foram 252 artigos publicados, que receberam mais de 200.000 visualizações, geradas por 57.000 visitantes únicos. Nossa fan page no Facebook está muito perto de atingir os 2.000 seguidores. O interessante é que, por muito tempo, tive a impressão de que estava escrevendo para as paredes. Apesar do desânimo e da falta de audiência, estava feliz por manter um diário do cultivo de minhas orquídeas em apartamento, narrando os sucessos e fracassos desta envolvente atividade.

Temendo ser injusto, não poderei citar aqui os nomes de todos os que me apoiaram durante esta trajetória. Mas sou extremamente grato a cada um, por cada palavra ou gesto de incentivo. Gostaria de deixar um agradecimento especial a todos os blogs parceiros, que frequentemente visitam o Orquídeas no Apê, sempre apoiando e comentando os artigos. Também sou muito grato a grandes nomes da orquidofilia, que gentilmente dispuseram-se a conceder valiosas entrevistas, nas quais compartilharam um pouco de seu vasto conhecimento.

Deixando um pouco o conforto e a segurança do ambiente virtual, as orquídeas no apê tiveram a alegria de participar de importantes eventos no mundo real. Três painéis com ampliações de fotos publicadas no blog foram expostos na Mostra de Paisagismo da Expoflora, em Holambra, a convite da jornalista Carol Costa. Adicionalmente, 15 quadros adquiridos pelos empresários Hiroko e Takashi Matsumoto, grandes apoiadores do blog, estiveram presentes na Exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas, a convite da Leili Odete Campos Izumida. Também sou muito grato à Eliete Colato Tobias pela oportunidade de proferir uma palestra sobre o cultivo de orquídeas em apartamento, na Exposição da Associação Orquidófila de São Bernardo do Campo.

At last, but not least, agradeço à Carol Costa, mentora do portal Minhas Plantas, cujo incentivo e parceria salvou e ressuscitou este blog em diversas ocasiões. É na coragem e no espírito empreendedor da Carol que eu me inspiro para continuar com este trabalho.

A cada um dos leitores deste blog, que tem nos apoiado ao longo destes dois anos, deixo meu muito obrigado, de coração!

40 comentários:

  1. OLA SERGIO PARABÉNS PELO SEU LINDO BLOG E POR SUAS ORQUÍDEAS, MUITO OBRIGADA PELAS DICAS,POIS ELAS ME AJUDARAM MUITO COM A MINHA PEQUENA COLEÇÃO DE ORQUÍDEAS. MAIS UMA VEZ PARABÉNS E TUDO DE BOM. ELENICE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elenice! Que legal saber disso, fico contente! Muito obrigado por este importante retorno e pelas palavras de apoio! Desejo toda felicidade no cultivo das suas meninas!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  2. Talvez não tenhas ideia da importância do teu blog para quem está do lado de cá, a quilômetros de distância, sem acesso às exposições e palestras. Para nós, apenas o blog é real! É através dele que temos acesso às belezas que tens no teu apê e é através dele que aprendemos um pouco mais sobre estas plantas únicas, fugazes, exigentes, fortes e delicadas. Se o aniversário é do blog, o presente é nosso! Parabéns a ti e obrigada por compartilhar! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Alexia, fiquei emocionado... De fato, não havia me atentado para este fato. Que linda a sua mensagem, adorei. Neste sentido, aumenta ainda mais a minha alegria e responsabilidade ao compartilhar estas orquídeas no apê.

      Muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre, em cada novo artigo!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigado, Ricardo! Valeu pela força!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá Sérgio,
    Parabéns por este marco importante, para si e para todos nós. Para nós porque tivemos o privilégio de receber em casa, com amor e carinho, as suas maravilhosas criações, orquídeas e fotos, sempre com enorme qualidade e criatividade. Que os nossos momentos de partilha mútua se possam prolongar por muitos anos.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! É para mim uma grande alegria ler seu comentário! Admiro bastante seu trabalho de divulgação da orquidofilia e fico honrado em tê-lo como amigo. Muito obrigado pelas palavras de apoio, espero sim podermos ter este privilégio de compartilhar experiências por bastante tempo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Sérgio querido, parabéns pelo niver do blog, aliás um cantinho maravilhoso. Desejo muito mais sucesso e que se mantenha firme por muitos outros anos. Um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia, tudo bem? Que bom receber sua visita nesta data especial! Fico contente, muito obrigado pelo carinho e pelas palavras de incentivo!

      Beijos e tudo de bom!

      Excluir
  6. Parabéns pelos 2 anos de muito sucesso! Muita coisa boa ainda será compartilhada! Um abraço, vc merece as recompensas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que bom! Muita bondade da sua parte, agradeço de coração pelo apoio! Tomara que eu possa continuar compartilhando a rotina das orquídeas no apê. Muito obrigado pela mensagem!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. O aniversário é seu, mas o presente é nosso!!! Obrigada por manter este espaço tão lindo!!! O Apê para quem conhece é como se fosse nossa casa, tal sua generosa acolhida!!! Parabéns, meu amigo Sérgio! Que venham muitos anos mais! Com saúde, sucesso, alegria sempre!!! Tenho muita admiração por seu trabalho e suas postagens têm sido uma fonte de aprendizado para mim!!! Que Deus o abençoe sempre!!!
    Boa noite! Feliz Dezembro!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Helô! Que alegria, muito obrigado pelo carinho. Tenha certeza de que o apê é sua casa, sim! Suas visitas, sua companhia e suas mensagens enchem este ambiente de otimismo e alto astral.

      Muito obrigado pelo carinho das suas palavras! Também agradeço pela oportunidade de participar do espaço especial que é a sua comunidade no Google+.

      Beijos, uma ótima noite e tudo de bom!

      Excluir
  8. Parabéns, Sérgio... Conheço há pouco tempo o seu blog mas para mim, é leitura diária obrigatória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseana, que bom saber disso! Fico contente, muito obrigado pelo carinho e consideração!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Parabéns Sérgio, fico feliz com sua surpreendente trajetória e sei que vamos nos surpreender muito mais. Fico na expectativa de como será esse blog e suas atividades daqui a mais dois anos. Com certeza estaremos absorvendo tudo e com grande prazer!
    Beijos e boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Pois é, também me pergunto onde estaremos daqui a dois anos. Conto com a sua companhia e apoio nesta trajetória! Muito obrigado pelo apoio e incentivo!

      Beijos e uma ótima noite!

      Excluir
  10. Parabéns Sérgio, continue nesta trilha porque estou te seguindo! rsrsrs
    Amo suas publicações.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Sérgio!! Vamos comemorar muitos e muitos aniversários ainda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Meire! Amém, este é o meu desejo! Muito obrigado pela visita neste dia especial, agradeço por todo o apoio e carinho!

      Beijos e tudo de bom!

      Excluir
  12. Oi Sérgio, Parabéns por esses dois anos do blog. Eu frequento o blog a menos de um ano mas ele vem me acompanhando desde que comecei a cultivar orquídeas. Graças ao teu blog e o portal da Carol Costa eu tenho tido muito sucesso no cultivo. Pessoas como vocês, experientes e que já cometeram muitos erros permitem que pessoas como eu possam pular algumas etapas e ter orquídeas lindas e vistosas antes de afogamentos, ressecamentos e outras tragédias. Ver o teu sucesso com as orquídeas acompanhando cada passo do desenvolvimento é estimulante e ajuda a ter paciência enquanto as nossas não estão floridas. Nós moradores de apes em cidades grandes estamos sempre em meio ao concreto e a poluição, ter como hobby o cultivo de orquídeas é uma terapia anti stress. Depois que eu comecei a cuidar de orquídeas passei a ser uma pessoa mais contemplativa e cuidadosa com as plantas. Nunca deixe de lado esse blog, ele é um alento para quem aprecia orquídeas e não sabe nada sobre elas ou simplesmente para quem aprecia belas fotos! Boa sorte na continuidade dessa empreitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jade, que legal! Fiquei tocado pela sua mensagem, muito obrigado pelo carinho e apoio! De fato, quando comecei havia menos material para aprendizado e fui na base da tentativa e erro. Acredito que, na questão didática, a Carol Costa dá um show com os vídeos e a rádio. Que bom saber que nossas dicas têm ajudado no cultivo de suas orquídeas, fico muito feliz!

      Agradeço, de coração, pelo carinho da sua mensagem neste momento especial!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Parabéns!
    Desejando que as orquídeas lhe dê cada vez mais alegria e felicidade em sua vida.Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita! Que ótimo ler a sua mensagem, muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  14. Felicitaciones por el aniversario de su blog Sergio!
    Es un sitio encantador donde sin dudas la reina del lugar es la orquídea, pero hemos aprendido muchísimo a través de tus entradas y la información que aportas es muy valiosa.
    Un placer pasar por tu sitio, te dejo un fuerte abrazo.
    Bella semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina, tudo bem? Que bom saber que está gostando do blog e das informações! Muito obrigado pela sua visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço e uma ótima semana!

      Excluir
  15. Olá,amigo Sérgio!
    Que alegria chegar até aqui e participar desta tua bela comemoração dos 2 anos do teu precioso blog! Eu mesma, desde que estive por aqui pela primeira vez, fiquei encantada com as tuas encantadoras estórias e experiências, ao longo desta tua venturosa convivência com tantas belas orquídeas, e também pelas imagens belíssimas de tantas maravilhosas plantas! E até hoje, passear por este teu incrível "jardim de orquídeas no apê", é pra mim é uma alegria para os olhos e para a alma...Uma experiência sempre edificante e repleta de encantamento! Por isso,querido amigo, hoje te parabenizo por este feliz aniversário e por tua dedicação e carinho com este mundo deslumbrante das orquídeas, e te desejo,de coração, muito mais sucesso,alegrias e comemorações pelo caminho!!!
    Tudo de bom pra você e pras tuas orquídeas,Sérgio, e um grande abraço carinhoso daqui do meu singelo jardim!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Que alegria ler a sua mensagem, fico emocionado! Desde a sua primeira visita, quando soube que é bióloga, tem sido um imenso prazer ler seus comentários, sempre muito carinhosos e construtivos. Muito obrigado pelo apoio e pelas palavras de incentivo!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  16. Que o universo conspire a seu favor Sergio,para que possas continuar dividindo conhecimento.Muita luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia, que bom, muito obrigado pelo carinho e pelo incentivo! Agradeço, de coração, pelas palavras!

      Um grande abraço!

      Excluir
  17. oi Sérgio, parabéns!!
    Fico feliz por tuas conquistas! não é fácil levar um blog em frente e muito menos num assunto que não é de interesse geral, mas que deveria, pois as plantas dão vida as nossas casinhas ;)

    grande abraço, vida longa ao blog e mais sucesso pra você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, tudo bem? Fico muito feliz por receber sua visita neste momento especial! Sou super grato a você pelo apoio e incentivo ao longo destes anos! De fato, é uma pena que ainda há pouco interesse por este assunto. Mas fico muito contente por ter este público seleto, de amigos especiais como você!

      Muito obrigado por tudo, um grande abraço!

      Excluir
  18. : )) Vejo que teu público e seleto e fiel Sergio, não tem coisa melhor!!

    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, com certeza! Muito obrigado pelo carinho!

      Grande abraço!

      Excluir
  19. Parabéns Sergio pelo Blog, parabéns pelo trabalho maravilhoso que faz, parabéns pelas lindas plantas e artigos que compartilha.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete, que ótimo receber a sua visita e ler sua mensagem! Muito obrigado pelo carinho e apoio, fico feliz em saber que está gostando!

      Um grande abraço!

      Excluir
  20. Sergio, Parabéns pelos 2 anos do blog! Que venham muitos mais pela frente! Muito sucesso, muita perseverança,muita luz! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e fotos maravilhosas! Um forte abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lais, amém! Imagine, eu que agradeço pelo carinho e pelo incentivo! Fico muito feliz por saber que está gostando, muito obrigado pela mensagem nesta data especial!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir