14 de novembro de 2013

Orquídeas vermelhas


Orquídeas vermelhas Slc. Jewel Box e Sl. Jinn
Sophrolaeliocattleya Jewel Box e Sophrolaelia Jinn

Confesso que tenho uma queda por orquídeas vermelhas. Cada pequena variação no tom da cor ou na textura das flores já é razão para cobiçar um novo exemplar. Afinal, em se tratando de orquídeas, um vermelho nunca é igual ao outro. Se a flor for pequena, então, aí é que me apaixono de vez.

O principal problema desta fixação reside no fato de que o vermelho é uma cor rara na família Orchidaceae. Poucas espécies de orquídeas rubras ocorrem espontaneamente na natureza. Portanto, ao nos depararmos com representantes nesta coloração, o mais provável é que sejam híbridos. Também é grande a probabilidade de que estes híbridos tenham a Sophronitis coccinea como seu principal ascendente. Há muitos anos, esta espécie vem sendo utilizada como matriz para a produção de belíssimas orquídeas nos mais variados tons de escarlate.

Na minha coleção, as únicas orquídeas vermelhas que já floresceram foram estas da foto acima: Slc. Jewel Box 'Dark Waters' e Sl. Jinn. Já as apresentei individualmente em outras ocasiões. Além destas, possuo alguns outros híbridos nesta cor, mas nunca tive a felicidade de vê-los florescer. Só não adquiro mais variedades porque, devo confessar, começo a achar que as disponíveis no mercado estão ficando todas muito parecidas. Ainda assim, cobiço algumas mini Cattleyas, vermelhas ou não, mas que nunca consegui encontrar nos orquidários nacionais.

18 comentários:

  1. Que linda Sergio. O vermelho é muito raro, mas também em plantas cultivadas bem como os resultados são fantásticos. Parabéns! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar! Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário e pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Tens um gosto refinado, heim?! Elas são realmente divinas (ou diabólicas??), concordo... A fotografia também está estupenda! Parabéns pelas flores e foto. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Imagine, quem me dera! Fico feliz por saber que gostou da foto e das flores, muito obrigado pelas palavras de incentivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá,amigo Sérgio!
    Realmente como não se encantar com essas magníficas orquídeas vermelhas? São mesmo flores belíssimas e cuja coloração deslumbrante parece transcender dentro de nossas retinas: Uma verdadeira explosão de alegria e beleza em forma de flor! E como você disse, até a raridade da ocorrência na natureza, já produz em nós um surpreendente encantamento, um misto de mistério e emoção... Uma verdadeira festa para os olhos daqueles que amam as orquídeas! E parabéns por mais essa preciosa e mágica floração!!!
    Meu abraço grande e um feriado florido e iluminado pra você!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! É verdade, a raridade desta cor já é um dos fatores do nosso encantamento! Sou suspeito para falar, mas de fato acho que é uma festa o encontro de orquídeas vermelhas.

      Adorei ler sua mensagem, fico muito feliz por saber que gostou! Muito obrigado pelo carinho da visita e pelo apoio!

      Um grande abraço e um excelente feriado para você também!

      Excluir
  4. Oi meu querido como vai? Nossa que maravilhosas e belas são essas damas de vermelho. Sou apaixonada por flores vermelhas. Um bj Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia, tudo bem? Que bom que gostou, também sou fã desta cor!

      Brigadão pela visita e pelo comentário!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir
  5. Realmente ela é linda....esta em minha lista de desejos..

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela, tudo bem? De fato, esta vale a pena ter. Felizmente, é bem tranquilo encontrá-la, em orquidários e exposições. Que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      Beijos e até mais!

      Excluir
  6. Sem dúvida tens um gosto muito apurado e refinado; afinal são orquídeas de cores intensas, cobiçadas sim, mas caprichosas...vc tem um bom manejo com elas, ainda mais as pequeninas de cor intensa!
    Grande abraço, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, imagine! Muita bondade sua! De fato, as pequenas e vermelhas são especiais, embora um pouco geniosas. Que ótimo receber sua visita e ler seu comentário, muito obrigado pela gentileza!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Sergio Oyama Júnior, o que é isso !!! que show de planta. Seu cultivo é demais.
    Parabéns
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete, tudo bem? Imagine, bondade sua! Fico contente que tenha gostado, muito obrigado pela visita e comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Olá, Sérgio,
    Sou fascinada por orquídeas vermelhas e pesquisando na internet encontrei seu blog.
    Estou apaixonada por esta da foto. Maravilhosa!!!
    Seu trabalho é maravilhoso. Parabéns!!
    Moro em Cuiabá, um clima muito quente para algumas espécies.
    Você sabe me dizer se alguma orquídea vermelha se adapta bem a altas temperaturas?
    Saberia me dizer onde posso adquirir mudas adaptadas?
    Desculpe se pergunto bobagem, mas realmente não entendo muito de cultivo de espécies raras.
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia, tudo bem? Fico muito feliz em saber que está gostando, muito obrigado pela visita e pelo incentivo!

      Imagine, fique à vontade para perguntar o que quiser, sem problema algum! Esta orquídea é bastante resistente, acredito que vá se adaptar bem à sua região. Apenas é necessário fornecer bastante umidade no ambiente de cultivo e protegê-la do sol direto.

      Não há necessidade de adquirir mudas adaptadas, você pode encontrá-la em exposições e orquidários. Boa sorte!

      Muito obrigado pelo contato, desejo um ótimo 2014 a você e aos seus!

      Excluir
  9. Olá Sergio! Adoro passear por seu blog, é realmente encantador. Sou uma mera iniciante nessa arte de amar essas plantas fascinantes, mas já me apaixonei. Por isso gosto tanto da sua página, vc posta início, meio e fim. Fico sempre anciosa para ver a próxima postagem sua. Essa forma que você adotou de postagens fase a fase de cada matéria tem me ajudado muito! As fotos também são tudo de bom. Parabéns! Gosto muito mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari, tudo bem? Mas que alegria saber que está gostando das postagens! Sua opinião é muito importante para mim, muito obrigado pelas palavras de apoio e carinho! São mensagens como a sua que me incentivam a continuar.

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir