O assustador botão floral amarelo


Mini-orquídea Sophrolaelia Marriotiana
Sophrolaelia Marriotiana

Houve um período negro aqui no apartamento, em que presenciei o aborto de vários botões florais, principalmente em orquídeas do gênero Phalaenopsis. Tanto que não as cultivo mais. Este triste fenômeno costuma ser causado por mudanças bruscas de temperatura ou correntes de vento. Hoje, só de olhar, percebo quando um botão começa a abortar. Há uma súbita mudança na coloração, que de verde passa a amarelada.

Pois bem, vinha eu acompanhando com bastante expectativa o desenvolvimento dos botões florais desta mini-orquídea, a Sophrolaelia Marriotiana, cuja flor eu nunca havia visto. Dito e feito, de tanto secar os coitados, um belo dia percebi que um deles começou a amarelar. Meu coração disparou, logo tive a certeza de que perderia esta tão aguardada floração.

Após o pânico inicial, lembrei-me que este é um cruzamento entre Sophronitis coccinea (vermelha) e Laelia flava (amarela). Nem sempre os híbridos de orquídeas obedecem àquelas regrinhas de mistura de cores que aprendemos nas aulas de educação artística. Ainda assim, como um dos pais desta Marriotiana é amarelo, veio-me a esperança de que fosse esta a causa do temível amarelamento do botão floral.

Para meu grande alívio, gradualmente o amarelo transformou-se em um belíssimo laranja ensolarado, mostrando-me que o botão estava vivo e prestes a explodir em cores. Em breve, mostrarei fotos desta linda e inédita mini-orquídea alaranjada.

28 comentários:

  1. Ufffa... Que sufoco!! Fiz uma taquicardia bárbara! Por pouco não chamei o SAMU... Mas continuei lendo e voltei a sorrir... Vou ficar à espera, abaixo de tranquilizantes! hehehe... abçs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, hehehe! Perdão, não pretendia envolvê-la em meu desespero! Mas muito obrigado pela empatia, prometo que mostro a flor em breve! Valeu pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Olha que vc ganhará mais um grande presente: o botão é meio esguio, mas se transforma pouco a pouco numa maravilha da natureza! Parabéns, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Tomara que sim, mal vejo a hora do botão se abrir! Muito obrigado pela torcida, espero trazer novidades em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Poxa que suspense, né?! muito legal seu texto deixou todos nós com o coração na mão hahahahaha, é terrível esperar pelos pequenos botões e eles abortarem, estou com uma espata aqui que acho que não vai pra frente, mas a esperança é a última que morre, aprendi aqui com vc mesmo, que espatas são misteriosas, né?! um abração, nem sempre comento mas acompanho de perto seu blog, e é um arraso....!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Katelim! Pois é, foi um sufoco até entender o que estava acontecendo! Fico muito contente por saber que gostou do texto! E parabéns pela sua espata, torço para que ela a surpreenda positivamente!

      Que bom saber que acompanha o blog, muito obrigado pelo carinho e atenção! Mais feliz ainda fico por saber que tem gostado dos artigos!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  4. ... y luego subirás el botón ya florecido?
    Después del susto, finalmente tendrás tu recompensa, una hermosa orquídea!
    Te dejo un fuerte abrazo Sergio, bella noche!

    http://sombriabelleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Sim, espero publicar a foto do botão aberto em breve! Espero que seja bonita esta orquídea! Muito obrigado pela visita e pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Sergio! Tive a mesma reação da Alexia, até completar a leitura do teu post. Felizmente foi só um alarme falso! Publique logo a foto, pois deve ser linda.
    Abraço, Liza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liza, tudo bem? Foi um grande susto, felizmente tudo acabou bem! Que ótimo recebê-la aqui e ler seu comentário! Muito obrigado pela visita, em breve publico a foto da flor aberta!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Oi Sérgio! Que suspense, hein? Mas a história terá um final feliz, pelo jeito! Vamos aguardar a abertura dessa flor tão esperada. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia, tomara que sim! Também estou ansioso pela flor, espero poder mostrá-la em breve! Muito obrigado pelo apoio e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Eu sou Sergio contente de ser só um susto e que a flor bud abre e nós pode ver uma bela flor. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar, que bom! Também fico contente com a sua visita, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Uffa, que alívio!!
    Já estou curiosa pra ver!!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, tudo bem? Pois é, também fiquei aliviado! Que ótimo, muito obrigado pelo interesse! Prometo mostrar a flor em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Olá Sérgio,
    Promete vir a ser uma agradável surpresa. Espero vir a apreciar brevemente suas bela fotos. O "aborto" de florações é um problema de todos os orquidófilos e quanto mais variadas forem as nossa coleções mais hipótese temos de que isso aconteça, pois só podemos "oferecer" um micro clima igual para todas, sendo que algumas têm exigências muito especificas.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! É verdade, muito bem colocada a sua observação! Neste sentido, tenho procurado restringir minha coleção em torno de alguns gêneros. Prometo trazer a foto da floração desta orquídea em breve. Muito obrigado pela visita e comentário, sempre contribuem bastante para o nosso aprendizado!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. nossa...quase enfartei qdo uma linda catleia abortou um lindo botão...fiquei muito triste,mas tempos depois ela me presenteou com uma linda florada...rss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Imagino o seu desgosto! Mas que bom que deu tudo certo, as orquídeas são sempre surpreendentes!

      Muito obrigado pela visita e um grande abraço!

      Excluir
  11. E um belo botão, forte e saudável.
    Parabéns Sergio.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Que bom, muito obrigado pelo apoio! Em breve, mostro a foto da flor aberta! Valeu pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Bom dia Sérgio. Primeiramente Parabéns pela iniciativa de compartilhar e orientar sobre o cultivo de orquídeas, sempre fui admirador das orquídeas e há pouco tempo comecei o meu cultivo!! Vou colocar suas dicas em prática e vamos nos falando!!! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ronaldo, bom dia! Tudo bem? Que ótimo receber o seu comentário e saber que está cultivando orquídeas! Parabéns e muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Hola, Sergio. A mí me acaba de pasar ese fenómeno con una Phalaenópsis. La planta traía tres varas florales llenas de botones y luego de esperar más de dos meses el desenvolvimiento de las mismas, comenzó a abortar los botones, ahora sólo un botón me dio la alegría de una flor. Un completo desastre. Todavía no comprendo qué pasó, si sería el frío de estos meses en mi pueblo, ellas están en el balcón, la temperatura nocturna llegaba a veces a 12 grados. En fin, no sé. No podía meterlas al apartamento porque allí no hay suficiente luz. Tengo otras Phal con varas, vamos a ver qué pasa. Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elena, que pena! Sinto muito pelos seus botões. Infelizmente, isto costuma acontecer com a Phalaenopsis. Também já perdi vários botões e hastes. De fato, mudanças na temperatura podem ocasionar este problema. Durante o período de floração, a orquídea pode ficar dentro de casa, em um local com pouca luz, desde que volte ao local de cultivo após o término do processo. Boa sorte com as outras orquídeas! Muito obrigado pela visita e por compartilhar sua experiência!

      Um grande abraço!

      Excluir
  14. Oi, Sergio, tenho uma orquidea muito especial que não está bem. Vc conhece alguém que poderia recuperá-la? Tentei cortar as raízes podres, borrifar água e nada. As folhas estão enrugadas e isso me preocupa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarissa, que pena! Em que lugar do Brasil você está? Acredito que você mesma possa tentar recuperá-la, basta colocar em novo substrato, mantendo uma rega adequada, sem encharcar, em local bem ventilado e com luminosidade indireta. Se for muito grave, existem receitas para fazer uma UTI de orquídeas, eu nunca teste, mas há tutoriais na internet. Espero que ela fique bem.

      Um grande abraço!

      Excluir